[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO NA CONCEPÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46754@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46754@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46754 |
Resumo: | [pt] Este estudo teve como foco investigar como se dá o processo de formação de conceitos científicos, especificamente no ambiente de uma sala de aula, utilizando como metodologia a Teoria Geral da Atividade do psicopedagogo russo Alexei Nikolaivich Leontiev (1903-1979), apoiado pela Teoria Histórico-Cultural do bielo-russo Lev Semienovich Vigotski (1896-1934), com interlocução com a Teoria da Assimilação de Piotr Yakovlevich Galperin (1902-1988). Orientou-se pelo pressuposto de que o ensino estruturado, segundo os princípios da Teoria Histórico-Cultural, converge para o processo de formação dos conceitos científicos, promovendo o desenvolvimento das funções complexas, da estruturação da consciência e da constituição da personalidade. Partiu-se da seguinte questão: como se dá o processo de construção dos conceitos científicos, especificamente no ambiente de uma sala de aula? A parte empírica da pesquisa foi desenvolvida na cidade de Corumbá (MS), numa escola estadual, com três turmas do primeiro ano do ensino médio e suas respectivas professoras. Foram acompanhadas e analisadas diversas sequências didáticas na disciplina de biologia. O método empregado foi o dialético. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas semi estruturadas, questionários e diário de campo. A pesquisa trouxe evidências de que as questões relativas à motivação, à contextualização dos conceitos, à função da avaliação e ao papel do ensino médio na educação básica compõem aspectos fundamentais a serem considerados no processo ensino aprendizagem dos conceitos científicos. Também demonstrou que a Teoria Geral da Atividade constitui um valioso recurso para a análise do processo educativo, especialmente aquele relacionado à formação de conceitos científicos. |
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[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO NA CONCEPÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL [en] THE TEACHING AND LEARNING OF SCIENTIFIC CONCEPTS IN HIGH SCHOOL IN THE CONCEPTION OF THE CULTURAL-HISTORICAL THEORY [pt] ADOLESCENCIA[pt] TEORIA DA ASSIMILACAO[pt] TEORIA HISTORICO-CULTURAL[pt] FORMACAO DE CONCEITOS[pt] TEORIA DA ATIVIDADE[pt] ENSINO MEDIO[en] ADOLESCENCE[en] THEORY OF ASSIMILATION[en] CULTURAL HISTORICAL THEORY[en] FORMATION OF CONCEPTS[en] ACTIVITY THEORY[en] HIGH SCHOOL TEACHING[pt] Este estudo teve como foco investigar como se dá o processo de formação de conceitos científicos, especificamente no ambiente de uma sala de aula, utilizando como metodologia a Teoria Geral da Atividade do psicopedagogo russo Alexei Nikolaivich Leontiev (1903-1979), apoiado pela Teoria Histórico-Cultural do bielo-russo Lev Semienovich Vigotski (1896-1934), com interlocução com a Teoria da Assimilação de Piotr Yakovlevich Galperin (1902-1988). Orientou-se pelo pressuposto de que o ensino estruturado, segundo os princípios da Teoria Histórico-Cultural, converge para o processo de formação dos conceitos científicos, promovendo o desenvolvimento das funções complexas, da estruturação da consciência e da constituição da personalidade. Partiu-se da seguinte questão: como se dá o processo de construção dos conceitos científicos, especificamente no ambiente de uma sala de aula? A parte empírica da pesquisa foi desenvolvida na cidade de Corumbá (MS), numa escola estadual, com três turmas do primeiro ano do ensino médio e suas respectivas professoras. Foram acompanhadas e analisadas diversas sequências didáticas na disciplina de biologia. O método empregado foi o dialético. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas semi estruturadas, questionários e diário de campo. A pesquisa trouxe evidências de que as questões relativas à motivação, à contextualização dos conceitos, à função da avaliação e ao papel do ensino médio na educação básica compõem aspectos fundamentais a serem considerados no processo ensino aprendizagem dos conceitos científicos. Também demonstrou que a Teoria Geral da Atividade constitui um valioso recurso para a análise do processo educativo, especialmente aquele relacionado à formação de conceitos científicos.[en] The main objective of the study was to investigate the process of building scientific concepts, specifically in a classroom environment, using the methodology of the General Theory of Activity from the Russian psychopedagogist Alexei Nikolaivich Leontiev (1903-1979), supported by the Historical-Cultural Theory from Byelorussian Lev Semienovitch Vigotski (1896-1934), with interlocution with the Assimilation Theory from Piotr Yakovlevich Galperin (1902-1988). The assumption that conducted the research was that structured teaching, according to the principles of Historical-Cultural Theory, favors the process of building scientific concepts, by promoting the development of higher psychological functions, the structuring of consciousness and the formation of personality. It started with the following question: how does the process of constructing scientific concepts, specifically, in the classroom environment, take place? The empirical part of the study was developed in the city of Corumbá (Mato Grosso do Sul, Brazil), in a state school, in three first-grade secondary school classes and their teachers. Some teaching sequences where accompanied and analyzed during the Biology classes. The method used was dialectical; the data collection instruments were: semi-structured interviews, questionnaires and field diaries. The study provided evidence that the issues related to motivation, contextualization of concepts, evaluation function and the role of secondary education in basic education are fundamental aspects to be considered in the teaching-learning formation process of scientific concepts. It also demonstrated that the General Theory of Activity constitutes a valuable resource for the analysis of the educational process, especially the one related to the formation of scientific concepts.MAXWELLZENA WINONA EISENBERGRONNY MACHADO DE MORAES2020-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46754@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46754@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46754porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:46754Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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