Mapeamento de teses de doutorado sobre o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática: Uma análise com base na Teoria Histórico-Cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38346 |
Resumo: | O presente artigo objetivou investigar, nas teses indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2010 a 2022, como pesquisadores brasileiros conduzem o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática à luz da Teoria Histórico-Cultural e seus desdobramentos. Trata-se de uma revisão integrativa, guiada por sete ações: 1) Estudo do processo de revisão integrativa; 2) Delimitação da temática, problema e objetivo de pesquisa; 3) Busca de teses na BDTD; 4) Estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão; 5) Seleção das pesquisas; 6) Levantamento, organização e descrição dos dados; e 7) Análise e interpretação dos resultados. Na busca por teses de Doutorado na BDTD, utilizamos os descritores formação de conceitos, professores e matemática. Adotamos como critérios de inclusão as pesquisas realizadas no Brasil que abordavam formação de conceitos matemáticos no contexto da formação de professores com base teórica procedente da Teoria Histórico-Cultural. Assim, selecionamos cinco teses de Doutorado. Para análise, consideramos as seguintes temáticas: 1) contexto geográfico das pesquisas; 2) contexto da formação de professores; 3) desdobramentos da Teoria Histórico-Cultural adotados nas pesquisas; 4) principais autores que sustentam o processo de formação de conceitos; e 5) desenvolvimento de conceitos na formação de professores. A principal lacuna detectada consiste na falta de explicitação dos elementos da lógica que sustenta o método de ensino e aprendizagem no relato da experiência investigativa com os professores. Tal lacuna se constitui em pauta para futuras pesquisas. |
id |
UFJF-6_11d5a70f8e05b3bcf0e82923ac5401dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/38346 |
network_acronym_str |
UFJF-6 |
network_name_str |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeamento de teses de doutorado sobre o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática: Uma análise com base na Teoria Histórico-CulturalTeoria Histórico-Cultural; Formação de professores; Formação de conceitos; Conceito científico; Matemática.Historical-Cultural Theory; Teachers’ Education; Concepts formation; Scientific concept; Mathematics.O presente artigo objetivou investigar, nas teses indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2010 a 2022, como pesquisadores brasileiros conduzem o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática à luz da Teoria Histórico-Cultural e seus desdobramentos. Trata-se de uma revisão integrativa, guiada por sete ações: 1) Estudo do processo de revisão integrativa; 2) Delimitação da temática, problema e objetivo de pesquisa; 3) Busca de teses na BDTD; 4) Estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão; 5) Seleção das pesquisas; 6) Levantamento, organização e descrição dos dados; e 7) Análise e interpretação dos resultados. Na busca por teses de Doutorado na BDTD, utilizamos os descritores formação de conceitos, professores e matemática. Adotamos como critérios de inclusão as pesquisas realizadas no Brasil que abordavam formação de conceitos matemáticos no contexto da formação de professores com base teórica procedente da Teoria Histórico-Cultural. Assim, selecionamos cinco teses de Doutorado. Para análise, consideramos as seguintes temáticas: 1) contexto geográfico das pesquisas; 2) contexto da formação de professores; 3) desdobramentos da Teoria Histórico-Cultural adotados nas pesquisas; 4) principais autores que sustentam o processo de formação de conceitos; e 5) desenvolvimento de conceitos na formação de professores. A principal lacuna detectada consiste na falta de explicitação dos elementos da lógica que sustenta o método de ensino e aprendizagem no relato da experiência investigativa com os professores. Tal lacuna se constitui em pauta para futuras pesquisas.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2023-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3834610.34019/2594-4673.2023.v7.38346Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38346/25832Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessFontes, Mariana da SilvaROSA, Josélia Euzébio da 2023-04-03T12:40:59Zoai:periodicos.ufjf.br:article/38346Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2023-04-03T12:40:59Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento de teses de doutorado sobre o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática: Uma análise com base na Teoria Histórico-Cultural |
title |
Mapeamento de teses de doutorado sobre o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática: Uma análise com base na Teoria Histórico-Cultural |
spellingShingle |
Mapeamento de teses de doutorado sobre o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática: Uma análise com base na Teoria Histórico-Cultural Fontes, Mariana da Silva Teoria Histórico-Cultural; Formação de professores; Formação de conceitos; Conceito científico; Matemática. Historical-Cultural Theory; Teachers’ Education; Concepts formation; Scientific concept; Mathematics. |
title_short |
Mapeamento de teses de doutorado sobre o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática: Uma análise com base na Teoria Histórico-Cultural |
title_full |
Mapeamento de teses de doutorado sobre o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática: Uma análise com base na Teoria Histórico-Cultural |
title_fullStr |
Mapeamento de teses de doutorado sobre o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática: Uma análise com base na Teoria Histórico-Cultural |
title_full_unstemmed |
Mapeamento de teses de doutorado sobre o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática: Uma análise com base na Teoria Histórico-Cultural |
title_sort |
Mapeamento de teses de doutorado sobre o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática: Uma análise com base na Teoria Histórico-Cultural |
author |
Fontes, Mariana da Silva |
author_facet |
Fontes, Mariana da Silva ROSA, Josélia Euzébio da |
author_role |
author |
author2 |
ROSA, Josélia Euzébio da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontes, Mariana da Silva ROSA, Josélia Euzébio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria Histórico-Cultural; Formação de professores; Formação de conceitos; Conceito científico; Matemática. Historical-Cultural Theory; Teachers’ Education; Concepts formation; Scientific concept; Mathematics. |
topic |
Teoria Histórico-Cultural; Formação de professores; Formação de conceitos; Conceito científico; Matemática. Historical-Cultural Theory; Teachers’ Education; Concepts formation; Scientific concept; Mathematics. |
description |
O presente artigo objetivou investigar, nas teses indexadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2010 a 2022, como pesquisadores brasileiros conduzem o processo de desenvolvimento de conceitos na formação de professores que ensinam matemática à luz da Teoria Histórico-Cultural e seus desdobramentos. Trata-se de uma revisão integrativa, guiada por sete ações: 1) Estudo do processo de revisão integrativa; 2) Delimitação da temática, problema e objetivo de pesquisa; 3) Busca de teses na BDTD; 4) Estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão; 5) Seleção das pesquisas; 6) Levantamento, organização e descrição dos dados; e 7) Análise e interpretação dos resultados. Na busca por teses de Doutorado na BDTD, utilizamos os descritores formação de conceitos, professores e matemática. Adotamos como critérios de inclusão as pesquisas realizadas no Brasil que abordavam formação de conceitos matemáticos no contexto da formação de professores com base teórica procedente da Teoria Histórico-Cultural. Assim, selecionamos cinco teses de Doutorado. Para análise, consideramos as seguintes temáticas: 1) contexto geográfico das pesquisas; 2) contexto da formação de professores; 3) desdobramentos da Teoria Histórico-Cultural adotados nas pesquisas; 4) principais autores que sustentam o processo de formação de conceitos; e 5) desenvolvimento de conceitos na formação de professores. A principal lacuna detectada consiste na falta de explicitação dos elementos da lógica que sustenta o método de ensino e aprendizagem no relato da experiência investigativa com os professores. Tal lacuna se constitui em pauta para futuras pesquisas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38346 10.34019/2594-4673.2023.v7.38346 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38346 |
identifier_str_mv |
10.34019/2594-4673.2023.v7.38346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38346/25832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro-Dezembro 2594-4673 reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
collection |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ridema@gmail.com|| |
_version_ |
1797069117490987008 |