O QUE AS CRIANÇAS FALAM, ESCUTAM E PRATICAM DE RELIGIÃO NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSIANE BRANDÃO SIQUEIRA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43624@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43624@2
Resumo: Com o objetivo de pesquisar o cotidiano das crianças, suas interações com seus pares e com adultos no espaço escolar, dentro e fora de sala de aula (nas horas vagas, no recreio e nos eventos fora da escola), esta dissertação busca conhecer e escutar, na perspectiva filosófica do diálogo de Martin Buber e da linguagem de Mikhail Bakhtin, o que as crianças escutam, praticam e falam sobre a religião. As contribuições dos estudos da infância, como campo interdisciplinar de conhecimento que fornece elementos para pensar a infância e a criança no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, possibilitam problematizar as condições que a contemporaneidade tem oferecido ao diálogo e às relações entre criança-criança/ adulto-criança, tendo na criança a sua centralidade. Nesse sentido, a criança é compreendida como pessoa ativa e participante de um grupo, e seus espaços de interação, compreendidos como influídos por suas ações. Entrevistas e observações abriram caminhos para compreender estas formas de interações e de ações. Importante destacar que um dos grandes desafios da observação com crianças se dá justamente em reconhecer sua inteireza enquanto sujeitos de suas ações; ou seja, observá-las como indivíduos que não somente são influenciados, mas influenciadoras dos diálogos. Desse modo, para construir a ponte entre pesquisador e os participantes, o diálogo e a presença foram caminhos possíveis e fundamentais na construção da relação entre sujeitos, o que implica o desafio da alteridade, do conhecimento e do reconhecimento do outro. Isto exige atenção, presença para ouvir, ver, perceber, sentir, vincular-se, disponibilizar-se, acolher, ações essenciais no estudo dos fenômenos humanos e que orientaram as observações das interações, entrevistas e rodas de conversa, com escuta e olhar atentos, no intuito de registrar os modos como a religião, incorporada às múltiplas linguagens dos sujeitos que circulam no ambiente escolar, aparece em seu cotidiano.
id PUC_RIO-1_186897622be9bdf600bee172a3f76e5c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:43624
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO QUE AS CRIANÇAS FALAM, ESCUTAM E PRATICAM DE RELIGIÃO NA ESCOLA WHAT CHILDREN TALK, LISTEN TO AND PRACTICE IN THE SCHOOL 2019-02-21SONIA KRAMER31630863734lattes.cnpq.br/6812712541815164ALEXANDRA COELHO PENA01844570762lattes.cnpq.br/3002450726771347ALEXANDRA COELHO PENA01844570762lattes.cnpq.br/3002450726771347SONIA KRAMERPEDRO PINHEIRO TEIXEIRAPEDRO PINHEIRO TEIXEIRAPEDRO PINHEIRO TEIXEIRAALEXANDRA COELHO PENA08153754769lattes.cnpq.br/5888209633454272ROSIANE BRANDÃO SIQUEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRCom o objetivo de pesquisar o cotidiano das crianças, suas interações com seus pares e com adultos no espaço escolar, dentro e fora de sala de aula (nas horas vagas, no recreio e nos eventos fora da escola), esta dissertação busca conhecer e escutar, na perspectiva filosófica do diálogo de Martin Buber e da linguagem de Mikhail Bakhtin, o que as crianças escutam, praticam e falam sobre a religião. As contribuições dos estudos da infância, como campo interdisciplinar de conhecimento que fornece elementos para pensar a infância e a criança no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, possibilitam problematizar as condições que a contemporaneidade tem oferecido ao diálogo e às relações entre criança-criança/ adulto-criança, tendo na criança a sua centralidade. Nesse sentido, a criança é compreendida como pessoa ativa e participante de um grupo, e seus espaços de interação, compreendidos como influídos por suas ações. Entrevistas e observações abriram caminhos para compreender estas formas de interações e de ações. Importante destacar que um dos grandes desafios da observação com crianças se dá justamente em reconhecer sua inteireza enquanto sujeitos de suas ações; ou seja, observá-las como indivíduos que não somente são influenciados, mas influenciadoras dos diálogos. Desse modo, para construir a ponte entre pesquisador e os participantes, o diálogo e a presença foram caminhos possíveis e fundamentais na construção da relação entre sujeitos, o que implica o desafio da alteridade, do conhecimento e do reconhecimento do outro. Isto exige atenção, presença para ouvir, ver, perceber, sentir, vincular-se, disponibilizar-se, acolher, ações essenciais no estudo dos fenômenos humanos e que orientaram as observações das interações, entrevistas e rodas de conversa, com escuta e olhar atentos, no intuito de registrar os modos como a religião, incorporada às múltiplas linguagens dos sujeitos que circulam no ambiente escolar, aparece em seu cotidiano.In order to investigate children s daily lives, their interactions with their peers and with adults in the school space, in and out of the classroom (in the idle hours, in the playground and in the events outside the school), this dissertation seeks to understand, in the philosophical perspective of the dialogue of Martin Buber and of the language of Mikhail Bakhtin, what the children listen to, practice and talk about religion. The contributions of childhood studies, as an interdisciplinary field of knowledge that provides elements for thinking about childhood and the child within the scope of the Human and Social Sciences, make it possible to problematize the conditions that contemporaneity has offered to the dialogue and the relationships between child-child / adult-child, having in the child it s centrality. In this sense, the child is understood as an active person and participant of a group, and that their spaces of interaction are thus understood as influenced by their actions. Interviews and observations have paved the way for understanding these forms of interactions and actions. It is important to highlight that one of the great challenges of observation with children is precisely in recognizing their wholeness as subjects of their actions; that is, to observe them as individuals who are not only influenced but also influencers of the dialogues. Thus, in order to bridge the gap between researcher and participants, dialogue and presence were paths both possible and fundamental in the construction of the relationship between subjects, which implies the challenge of alterity, knowledge and recognition of the other. This requires attention, presence to listen, to see, to perceive, to feel, to bond, to become available, to be welcoming, essential actions in the study of the human phenomena and that guided the observations of interactions, interviews and rounds of conversation with attentive listening and looking, in order to register the ways in which religion, embodied in the multiple languages of the subjects circulating in the school environment, appears in their daily lives.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43624@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43624@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:50:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:43624Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv O QUE AS CRIANÇAS FALAM, ESCUTAM E PRATICAM DE RELIGIÃO NA ESCOLA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv WHAT CHILDREN TALK, LISTEN TO AND PRACTICE IN THE SCHOOL
title O QUE AS CRIANÇAS FALAM, ESCUTAM E PRATICAM DE RELIGIÃO NA ESCOLA
spellingShingle O QUE AS CRIANÇAS FALAM, ESCUTAM E PRATICAM DE RELIGIÃO NA ESCOLA
ROSIANE BRANDÃO SIQUEIRA
title_short O QUE AS CRIANÇAS FALAM, ESCUTAM E PRATICAM DE RELIGIÃO NA ESCOLA
title_full O QUE AS CRIANÇAS FALAM, ESCUTAM E PRATICAM DE RELIGIÃO NA ESCOLA
title_fullStr O QUE AS CRIANÇAS FALAM, ESCUTAM E PRATICAM DE RELIGIÃO NA ESCOLA
title_full_unstemmed O QUE AS CRIANÇAS FALAM, ESCUTAM E PRATICAM DE RELIGIÃO NA ESCOLA
title_sort O QUE AS CRIANÇAS FALAM, ESCUTAM E PRATICAM DE RELIGIÃO NA ESCOLA
author ROSIANE BRANDÃO SIQUEIRA
author_facet ROSIANE BRANDÃO SIQUEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 31630863734
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6812712541815164
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv ALEXANDRA COELHO PENA
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 01844570762
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3002450726771347
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv ALEXANDRA COELHO PENA
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 01844570762
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3002450726771347
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ALEXANDRA COELHO PENA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08153754769
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5888209633454272
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSIANE BRANDÃO SIQUEIRA
contributor_str_mv SONIA KRAMER
ALEXANDRA COELHO PENA
ALEXANDRA COELHO PENA
SONIA KRAMER
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
ALEXANDRA COELHO PENA
description Com o objetivo de pesquisar o cotidiano das crianças, suas interações com seus pares e com adultos no espaço escolar, dentro e fora de sala de aula (nas horas vagas, no recreio e nos eventos fora da escola), esta dissertação busca conhecer e escutar, na perspectiva filosófica do diálogo de Martin Buber e da linguagem de Mikhail Bakhtin, o que as crianças escutam, praticam e falam sobre a religião. As contribuições dos estudos da infância, como campo interdisciplinar de conhecimento que fornece elementos para pensar a infância e a criança no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, possibilitam problematizar as condições que a contemporaneidade tem oferecido ao diálogo e às relações entre criança-criança/ adulto-criança, tendo na criança a sua centralidade. Nesse sentido, a criança é compreendida como pessoa ativa e participante de um grupo, e seus espaços de interação, compreendidos como influídos por suas ações. Entrevistas e observações abriram caminhos para compreender estas formas de interações e de ações. Importante destacar que um dos grandes desafios da observação com crianças se dá justamente em reconhecer sua inteireza enquanto sujeitos de suas ações; ou seja, observá-las como indivíduos que não somente são influenciados, mas influenciadoras dos diálogos. Desse modo, para construir a ponte entre pesquisador e os participantes, o diálogo e a presença foram caminhos possíveis e fundamentais na construção da relação entre sujeitos, o que implica o desafio da alteridade, do conhecimento e do reconhecimento do outro. Isto exige atenção, presença para ouvir, ver, perceber, sentir, vincular-se, disponibilizar-se, acolher, ações essenciais no estudo dos fenômenos humanos e que orientaram as observações das interações, entrevistas e rodas de conversa, com escuta e olhar atentos, no intuito de registrar os modos como a religião, incorporada às múltiplas linguagens dos sujeitos que circulam no ambiente escolar, aparece em seu cotidiano.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43624@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43624@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43624@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43624@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324946288836608