[en] MULTIMODAL PRESENCE IN HIGHER EDUCATION IN DESIGN: VIEWS ON THE MEANING MAKING PROCESSES IN CLASSROOM EXPERIENCES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA JULIA MORAES PINTO NUNES
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48660@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48660@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48660
Resumo: [pt] A presente pesquisa se situa na confluência entre essa presença multimodal para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o caráter ideológico na trajetória formativa do Ensino Superior em Design. Com o objetivo de contribuir para uma reflexão sobre os processos formativos dos futuros designers na sociedade, este estudo faz uma investigação sobre a presença multimodal em experiências de sala de aula, enfatizando-a enquanto estruturadora de práticas discursivas com reflexos no âmbito social. A pesquisa explora em que medida a formação em Design incorpora uma reflexão sobre os objetos de uso, sistemas de informação em serviços no domínio da pragmática, debatendo sobre o objeto em uso como mediador de significados individuais e coletivos. O contexto de observação se dá em um curso de Bacharelado em Design com habilitação em Comunicação Visual de uma instituição de Ensino Superior do Rio de Janeiro, e se fundamenta nos princípios da pesquisa qualitativa e da observação participante. Nos aproximamos da abordagem teórico-metodológica da Sociolinguística Interacional como base para a interpretação dos dados. A ponte da multimodalidade como condição propulsora dos processos de construção de sentidos sociais está fundamentada na obra de Fairclough. Bomfim, Couto, Farbiarz e Novaes são os autores que sustentam a construção epistemológica do Design como campo produtor de sentidos a partir de atos de linguagem. Entre os achados e reflexões da pesquisa, encontram-se esquemas de conhecimento nas interações inerentes a uma práxis analítica e crítica, e identifica-se uma diversidade de ocorrências de perspectivas pragmáticas nas práticas pedagógicas.
id PUC_RIO-1_22b3f54f3e49af0052cf0393415ff363
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:48660
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] MULTIMODAL PRESENCE IN HIGHER EDUCATION IN DESIGN: VIEWS ON THE MEANING MAKING PROCESSES IN CLASSROOM EXPERIENCES[pt] PRESENÇA MULTIMODAL NO ENSINO SUPERIOR EM DESIGN: OLHARES PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA[pt] MULTIMODALIDADE[pt] INCLUSAO DISCURSIVA[pt] PEDAGOGIA DO DESIGN[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDO[en] MULTIMODALITY[en] DISCURSIVE INCLUSION[en] DESIGN EDUCATION[en] MEANING CONSTRUCTION[pt] A presente pesquisa se situa na confluência entre essa presença multimodal para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o caráter ideológico na trajetória formativa do Ensino Superior em Design. Com o objetivo de contribuir para uma reflexão sobre os processos formativos dos futuros designers na sociedade, este estudo faz uma investigação sobre a presença multimodal em experiências de sala de aula, enfatizando-a enquanto estruturadora de práticas discursivas com reflexos no âmbito social. A pesquisa explora em que medida a formação em Design incorpora uma reflexão sobre os objetos de uso, sistemas de informação em serviços no domínio da pragmática, debatendo sobre o objeto em uso como mediador de significados individuais e coletivos. O contexto de observação se dá em um curso de Bacharelado em Design com habilitação em Comunicação Visual de uma instituição de Ensino Superior do Rio de Janeiro, e se fundamenta nos princípios da pesquisa qualitativa e da observação participante. Nos aproximamos da abordagem teórico-metodológica da Sociolinguística Interacional como base para a interpretação dos dados. A ponte da multimodalidade como condição propulsora dos processos de construção de sentidos sociais está fundamentada na obra de Fairclough. Bomfim, Couto, Farbiarz e Novaes são os autores que sustentam a construção epistemológica do Design como campo produtor de sentidos a partir de atos de linguagem. Entre os achados e reflexões da pesquisa, encontram-se esquemas de conhecimento nas interações inerentes a uma práxis analítica e crítica, e identifica-se uma diversidade de ocorrências de perspectivas pragmáticas nas práticas pedagógicas.[en] The present research is placed at the confluence between this multimodal presence for the development of a critical awareness about the ideological character in the formative trajectory of Higher Education in Design. In order to contribute to a reflection on the training processes of future designers in society, this study investigates the multimodal presence in classroom experiences, emphasizing it as a structuring of discursive practices with reflections in the social sphere. The research explores the extent to which Design training incorporates a reflection on the objects of use, information systems in services in the domain of pragmatics and debating on the object in use as a mediator of individual and collective meanings. The observation context takes place in a Bachelor s Degree in Design with a degree in Visual Communication from an institution of Higher Education in Rio de Janeiro, and is based on the principles of qualitative research and participant observation. The use of theoretical-methodological approach of Interactional Sociolinguistics is the base for the interpretation of the data. The bridge of multimodality as a driving force in the processes of construction of social meanings is based on the work of Fairclough. Bomfim, Couto, Farbiarz and Novaes are the authors who support the epistemological construction of Design as a field that produces meanings based on acts of language. Among the findings and reflections of the research, it is found knowledge schemes in the interactions inherent to an analytical and critical praxis, and it is identified a diversity of occurrence of pragmatic perspectives in pedagogical practices.MAXWELLJACKELINE LIMA FARBIARZMARIA JULIA MORAES PINTO NUNES2020-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48660@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48660@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48660porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-26T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:48660Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] MULTIMODAL PRESENCE IN HIGHER EDUCATION IN DESIGN: VIEWS ON THE MEANING MAKING PROCESSES IN CLASSROOM EXPERIENCES
[pt] PRESENÇA MULTIMODAL NO ENSINO SUPERIOR EM DESIGN: OLHARES PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA
title [en] MULTIMODAL PRESENCE IN HIGHER EDUCATION IN DESIGN: VIEWS ON THE MEANING MAKING PROCESSES IN CLASSROOM EXPERIENCES
spellingShingle [en] MULTIMODAL PRESENCE IN HIGHER EDUCATION IN DESIGN: VIEWS ON THE MEANING MAKING PROCESSES IN CLASSROOM EXPERIENCES
MARIA JULIA MORAES PINTO NUNES
[pt] MULTIMODALIDADE
[pt] INCLUSAO DISCURSIVA
[pt] PEDAGOGIA DO DESIGN
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDO
[en] MULTIMODALITY
[en] DISCURSIVE INCLUSION
[en] DESIGN EDUCATION
[en] MEANING CONSTRUCTION
title_short [en] MULTIMODAL PRESENCE IN HIGHER EDUCATION IN DESIGN: VIEWS ON THE MEANING MAKING PROCESSES IN CLASSROOM EXPERIENCES
title_full [en] MULTIMODAL PRESENCE IN HIGHER EDUCATION IN DESIGN: VIEWS ON THE MEANING MAKING PROCESSES IN CLASSROOM EXPERIENCES
title_fullStr [en] MULTIMODAL PRESENCE IN HIGHER EDUCATION IN DESIGN: VIEWS ON THE MEANING MAKING PROCESSES IN CLASSROOM EXPERIENCES
title_full_unstemmed [en] MULTIMODAL PRESENCE IN HIGHER EDUCATION IN DESIGN: VIEWS ON THE MEANING MAKING PROCESSES IN CLASSROOM EXPERIENCES
title_sort [en] MULTIMODAL PRESENCE IN HIGHER EDUCATION IN DESIGN: VIEWS ON THE MEANING MAKING PROCESSES IN CLASSROOM EXPERIENCES
author MARIA JULIA MORAES PINTO NUNES
author_facet MARIA JULIA MORAES PINTO NUNES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIA JULIA MORAES PINTO NUNES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] MULTIMODALIDADE
[pt] INCLUSAO DISCURSIVA
[pt] PEDAGOGIA DO DESIGN
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDO
[en] MULTIMODALITY
[en] DISCURSIVE INCLUSION
[en] DESIGN EDUCATION
[en] MEANING CONSTRUCTION
topic [pt] MULTIMODALIDADE
[pt] INCLUSAO DISCURSIVA
[pt] PEDAGOGIA DO DESIGN
[pt] CONSTRUCAO DE SENTIDO
[en] MULTIMODALITY
[en] DISCURSIVE INCLUSION
[en] DESIGN EDUCATION
[en] MEANING CONSTRUCTION
description [pt] A presente pesquisa se situa na confluência entre essa presença multimodal para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o caráter ideológico na trajetória formativa do Ensino Superior em Design. Com o objetivo de contribuir para uma reflexão sobre os processos formativos dos futuros designers na sociedade, este estudo faz uma investigação sobre a presença multimodal em experiências de sala de aula, enfatizando-a enquanto estruturadora de práticas discursivas com reflexos no âmbito social. A pesquisa explora em que medida a formação em Design incorpora uma reflexão sobre os objetos de uso, sistemas de informação em serviços no domínio da pragmática, debatendo sobre o objeto em uso como mediador de significados individuais e coletivos. O contexto de observação se dá em um curso de Bacharelado em Design com habilitação em Comunicação Visual de uma instituição de Ensino Superior do Rio de Janeiro, e se fundamenta nos princípios da pesquisa qualitativa e da observação participante. Nos aproximamos da abordagem teórico-metodológica da Sociolinguística Interacional como base para a interpretação dos dados. A ponte da multimodalidade como condição propulsora dos processos de construção de sentidos sociais está fundamentada na obra de Fairclough. Bomfim, Couto, Farbiarz e Novaes são os autores que sustentam a construção epistemológica do Design como campo produtor de sentidos a partir de atos de linguagem. Entre os achados e reflexões da pesquisa, encontram-se esquemas de conhecimento nas interações inerentes a uma práxis analítica e crítica, e identifica-se uma diversidade de ocorrências de perspectivas pragmáticas nas práticas pedagógicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48660@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48660@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48660
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48660@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48660@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822621701734400