[pt] LUGARES DO CORPO NO ENSINO DE DESIGN: PERSPECTIVAS SOBRE CORPO E CORPOREIDADE NOS CONTEXTOS FORMATIVOS DO ENSINO SUPERIOR EM DESIGN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA JULIA MORAES PINTO NUNES
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66950@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66950@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66950
Resumo: [pt] A presente pesquisa tem como tema as perspectivas docentes sobre o corpo como estrutura de significação em processos de construção de sentidos em situações de ensino-aprendizagem do ensino superior em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Entendendo o Design como fenômeno de comunicação e linguagem, de cunho multimodal e multissensorial; como práxis contextualmente situada de produção de sentidos, partimos do pressuposto que os processos formativos em Design demandam a estruturação de práticas pedagógicas com ênfase na percepção, análise e reflexão sobre os sentidos implicados em sua produção em abordagem incorporada - o conhecimento corporificado e territorializado (Merleau-Ponty, 1999; Maturana, 2002[1998]). Contrapõe-se a isto a problemática do corpo enquanto construtor de sentidos em contextos da educação formal, caracterizado pela natureza marginal e acessória de sua presença nos processos de aprendizagem (Rufino, 2013; Kastrup, 2001; Freire, 2018; hooks, 2013). Somam-se a este complexo os efeitos do confinamento e virtualização da vida e educação nos anos da Pandemia Covid-19. Diante deste quadro, o objetivo desta pesquisa é investigar os sentidos negociados sobre o corpo por sujeitos implicados nas práticas formativas do ensino superior em Design. Assumindo a cartografia (Deleuze; Guattari, 1997; Passos; Kastrup; Escóssia, 2009) como postura epistemológica e abordagem teórico-metodológica, o presente trabalho se desenvolve pelo fazer-emergir das perspectivas e gestos pedagógicos sobre o corpo no contexto de pesquisa, a partir de observação participante e entrevistas com docentes de instituições de ensino superior em Design. Tomamos como objetos as práticas de sala de aula e discursos docentes. A partir destes, buscamos explicitar posições e leituras de mundo heterogêneas sobre as formas de fazer e aprender no campo do Design - não para solucionar o problema-corpo no Ensino no momento em que a pesquisa se desenvolve, mas para inventar e formular problemas sobre o corpo, que permitam a comunidade pedagógica traçar estratégias de reposicionamento do corpo na práxis educativa em Design.
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Entendendo o Design como fenômeno de comunicação e linguagem, de cunho multimodal e multissensorial; como práxis contextualmente situada de produção de sentidos, partimos do pressuposto que os processos formativos em Design demandam a estruturação de práticas pedagógicas com ênfase na percepção, análise e reflexão sobre os sentidos implicados em sua produção em abordagem incorporada - o conhecimento corporificado e territorializado (Merleau-Ponty, 1999; Maturana, 2002[1998]). Contrapõe-se a isto a problemática do corpo enquanto construtor de sentidos em contextos da educação formal, caracterizado pela natureza marginal e acessória de sua presença nos processos de aprendizagem (Rufino, 2013; Kastrup, 2001; Freire, 2018; hooks, 2013). Somam-se a este complexo os efeitos do confinamento e virtualização da vida e educação nos anos da Pandemia Covid-19. Diante deste quadro, o objetivo desta pesquisa é investigar os sentidos negociados sobre o corpo por sujeitos implicados nas práticas formativas do ensino superior em Design. Assumindo a cartografia (Deleuze; Guattari, 1997; Passos; Kastrup; Escóssia, 2009) como postura epistemológica e abordagem teórico-metodológica, o presente trabalho se desenvolve pelo fazer-emergir das perspectivas e gestos pedagógicos sobre o corpo no contexto de pesquisa, a partir de observação participante e entrevistas com docentes de instituições de ensino superior em Design. Tomamos como objetos as práticas de sala de aula e discursos docentes. A partir destes, buscamos explicitar posições e leituras de mundo heterogêneas sobre as formas de fazer e aprender no campo do Design - não para solucionar o problema-corpo no Ensino no momento em que a pesquisa se desenvolve, mas para inventar e formular problemas sobre o corpo, que permitam a comunidade pedagógica traçar estratégias de reposicionamento do corpo na práxis educativa em Design. [en] This thesis addresses the teaching perspectives on the body as a significant structure of significance in processes of meaning-making in teaching-learning situations of Higher Design Education at the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro. Understanding design as a phenomenon of communication and language, multimodal and multisensory, and as a contextually situated practice of the production of senses, we start from the assumption that the formative processes in design require the structuring of pedagogical practices with emphasis on perception, analysis and reflection on the senses involved in their production in an embodied approach - the corporatized and territorialized knowledge (Merleau-Ponty, 1999; Varela, 1992; Maturana, 2002[1998]). The problem of the body as a constructor of senses in contexts of formal education, characterized by the marginal and accessory character of its presence in learning processes, is opposed to this. (Simas e Rufino, 2018; Kastrup, 2001; Freire, 2018; hooks, 2013). To this complex are added the effects of the confinement and virtualization of life and education in the years of the Covid-19 pandemic. Against this background, the aim of this study is to explore the senses negotiated in the educational practices of the design school. Drawing on cartography (Deleuze and Guattari, 1997; Passos, Kastrup and Escóssia, 2009) as an epistemological stance and theoretical-methodological approach, this paper develops from participant observation and interviews with faculty members of the institution by elaborating the perspectives and pedagogical gestures on the body in the context of research, from participating observation and interviews with faculty members of the research. We take teaching practices and teaching speeches as objects. From this we attempt to draw out heterogeneous positions and interpretations of the world about how to work and learn in design. This is not about solving the problem of the body in teaching as research develops, but about inventing and framing problems in relation to the body that enable the pedagogical community to develop strategies for repositioning the body in pedagogical practice in design.MAXWELLJACKELINE LIMA FARBIARZMARIA JULIA MORAES PINTO NUNES2024-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66950@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66950@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66950porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:66950Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-06-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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