[pt] COMO EXPLICAR ARTE A LEBRES MORTAS? ESTRATÉGIAS DA ARTE NO SEGUNDO PÓS-GUERRA: TONY SMITH, FRANK STELLA, DONALD JUDD, GRUPO FLUXUS, JOSEPH BEUYS E ANDY WARHOL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8277@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8277@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8277 |
Resumo: | [pt] O trabalho examina a especificidade das relações culturais e das intermediações sociais instauradas pelas obras de Tony Smith, Frank Stella e Donald Judd, pelos eventos performáticos do Grupo Fluxus, pelas Aktionen de Joseph Beuys, e pela Pop Art de Andy Warhol. O texto é conduzido pela hipótese de que tais poéticas foram fundamentais para uma renovação estatutária da arte, obtida, principalmente, via sucessivas inaugurações de modos inéditos de trocas públicas. Os anos seguintes ao fim da Segunda Guerra Mundial exigiram sérias reavaliações e respondem até hoje pelos mais díspares comportamentos. A seleção pressupõe, em segundo plano, a incidência de um significativo ápice poético estimulado pelas urgências morais. As obras de arte resultantes desse aperto existencial distinguem-se, dentre outras tantas inovações estéticas, por uma extravagante apresentação e uma controvertida índole: fermentaram a contracultura do final da década de 1960, encaminharam os movimentos da seguinte e alimentaram os debates pós-modernistas dos últimos vinte anos. |
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[pt] COMO EXPLICAR ARTE A LEBRES MORTAS? ESTRATÉGIAS DA ARTE NO SEGUNDO PÓS-GUERRA: TONY SMITH, FRANK STELLA, DONALD JUDD, GRUPO FLUXUS, JOSEPH BEUYS E ANDY WARHOL[en] HOW TO EXPLAIN ART TO DEAD HARES? STRATEGIES OF ART OF THE SECOND POSTWAR: TONY SMITH, FRANK STELLA, DONALD JUDD, FLUXUS GROUP, JOSEPH BEUYS AND ANDY WARHOL[pt] SEGUNDA GUERRA MUNDIAL[pt] ARTE POP[pt] MINIMALISMO[pt] ARTE CONTEMPORANEA[en] SECOND WORLD WAR[en] POP ART[en] MINIMAL ART[en] CONTEMPORARY ART[pt] O trabalho examina a especificidade das relações culturais e das intermediações sociais instauradas pelas obras de Tony Smith, Frank Stella e Donald Judd, pelos eventos performáticos do Grupo Fluxus, pelas Aktionen de Joseph Beuys, e pela Pop Art de Andy Warhol. O texto é conduzido pela hipótese de que tais poéticas foram fundamentais para uma renovação estatutária da arte, obtida, principalmente, via sucessivas inaugurações de modos inéditos de trocas públicas. Os anos seguintes ao fim da Segunda Guerra Mundial exigiram sérias reavaliações e respondem até hoje pelos mais díspares comportamentos. A seleção pressupõe, em segundo plano, a incidência de um significativo ápice poético estimulado pelas urgências morais. As obras de arte resultantes desse aperto existencial distinguem-se, dentre outras tantas inovações estéticas, por uma extravagante apresentação e uma controvertida índole: fermentaram a contracultura do final da década de 1960, encaminharam os movimentos da seguinte e alimentaram os debates pós-modernistas dos últimos vinte anos.[en] The present work examines the specificity of the cultural relations and social intermediations established by Tony Smith's, Frank Stella and Donald Judd works, by Fluxus's Grup performatic events, by Joseph Beuys's Aktionen, and by Andy Warhol's Pop Art. The text is driven by the hypothesis that such poetics were fundamental for a statutory renewal of the art, obtained, mainly through successive inaugurations of completely new ways of public exchanges. The following years after the end of the World War II demanded serious revaluations which answers until today to the most disparate behaviors. This present selection of works and authors presupposes, in a second plan, the incidence of a significant poetic apex stimulated by moral urgencies. The resulting works of art of this existential configuration stand out, among other so many aesthetic innovations, by an extravagant presentation and a controverted disposition: they fermented the counterculture of the end of the decade of 1960, guided the movements of the following years and fed the post-modernists debates of the last twenty years.MAXWELLRONALDO BRITO FERNANDESCHRISTINA ELIZA BACH2006-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8277@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8277@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8277porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8277Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-05-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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