[pt] SABE, EU ME SENTI TOTALMENTE JOGADO ASSIM, O QUE EU VOU FAZER ASSIM AGORA, SABE?: OS CURSOS DE INGLÊS TRANSFORMADOS EM NÃO LUGARES ENTRELAÇADOS POR EMOÇÕES PARA OS PROFESSORES SOB A ÓTICA DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53818@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53818@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53818 |
Resumo: | [pt] Situada na área da Linguística Aplicada Contemporânea (Fabrício, 2006; Miller, 2013; Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2006; Rajagopalan, 2003), esta dissertação tem como objetivo compreender como quatro professores inseridos no mercado de trabalho dos cursos de inglês constroem as suas emoções em relação a estas instituições de ensino, aqui compreendidas segundo as noções de lugar (Tuan, 2013) e não lugar (Augé, 2012). Os cursos de inglês como lugares se vinculam à ideia de permanência e às relações humanas afetuosas; já como não lugares, eles podem se tornar espaços de transitoriedade e de impermanência. Para uma compreensão de como os cursos de inglês se inserem no cenário da educação atual, esta pesquisa se apoia nos debates sobre a educação na atualidade (Chaves, 2019; Laval, 2019), tendo como fundamentação teórica os estudos sobre emoções e vida social (Rezende; Coelho, 2010) e os afetos dos professores (Nias, 1996; Zembylas, 2002; 2003a, 2003b, 2004, 2005). Os dados foram gerados em conversas informais com os quatro professores participantes, e, uma vez gerados, foram transcritos. Excertos foram selecionados e divididos em três blocos temáticos que retratam diferentes momentos destes professores antes e após ingressarem no mercado de trabalho. Como ferramenta teórico-metodológica, esta pesquisa de base qualitativa (Darlington; Scott, 2002; Denzin; Lincoln, 2006) se apoia no Sistema de Avaliatividade (Almeida, 2012; Ikeda, 2012; Martin; White, 2005; Vian Jr., 2011, 2012; White, 2004), integrante da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), para compreender como as emoções emergem por meio das escolhas lexicogramaticais nas avaliações dos professores acerca dos cursos de inglês. Entendimentos apontam para a possibilidade de os cursos de inglês serem sentidos como não lugares, o que sugere a necessidade de se criar um espaço teóricoreflexivo no qual as emoções dos professores sejam pensadas como trazendo sentidos para as suas experiências (Zembylas, 2003a). |
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[pt] SABE, EU ME SENTI TOTALMENTE JOGADO ASSIM, O QUE EU VOU FAZER ASSIM AGORA, SABE?: OS CURSOS DE INGLÊS TRANSFORMADOS EM NÃO LUGARES ENTRELAÇADOS POR EMOÇÕES PARA OS PROFESSORES SOB A ÓTICA DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE[en] YOU KNOW, I FELT LIKE I HAD BEEN TOTALLY TOSSED INTO THIS, WHAT AM I GOING TO DO HERE NOW, YOU KNOW?: THE ENGLISH LANGUAGE SCHOOLS AS (NON) PLACES INTERTWINED WITH EMOTIONS FOR TEACHERS FROM THE PERSPECTIVE OF THE APPRAISAL THEORY[pt] LUGAR[pt] NAO LUGAR[pt] LINGUISTICA SISTEMICO FUNCIONAL[pt] SISTEMA DE AVALIATIVIDADE[pt] EMOCAO[en] PLACE[en] NONPLACE[en] SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTICS[en] APPRAISAL SYSTEM[en] EMOTION[pt] Situada na área da Linguística Aplicada Contemporânea (Fabrício, 2006; Miller, 2013; Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2006; Rajagopalan, 2003), esta dissertação tem como objetivo compreender como quatro professores inseridos no mercado de trabalho dos cursos de inglês constroem as suas emoções em relação a estas instituições de ensino, aqui compreendidas segundo as noções de lugar (Tuan, 2013) e não lugar (Augé, 2012). Os cursos de inglês como lugares se vinculam à ideia de permanência e às relações humanas afetuosas; já como não lugares, eles podem se tornar espaços de transitoriedade e de impermanência. Para uma compreensão de como os cursos de inglês se inserem no cenário da educação atual, esta pesquisa se apoia nos debates sobre a educação na atualidade (Chaves, 2019; Laval, 2019), tendo como fundamentação teórica os estudos sobre emoções e vida social (Rezende; Coelho, 2010) e os afetos dos professores (Nias, 1996; Zembylas, 2002; 2003a, 2003b, 2004, 2005). Os dados foram gerados em conversas informais com os quatro professores participantes, e, uma vez gerados, foram transcritos. Excertos foram selecionados e divididos em três blocos temáticos que retratam diferentes momentos destes professores antes e após ingressarem no mercado de trabalho. Como ferramenta teórico-metodológica, esta pesquisa de base qualitativa (Darlington; Scott, 2002; Denzin; Lincoln, 2006) se apoia no Sistema de Avaliatividade (Almeida, 2012; Ikeda, 2012; Martin; White, 2005; Vian Jr., 2011, 2012; White, 2004), integrante da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), para compreender como as emoções emergem por meio das escolhas lexicogramaticais nas avaliações dos professores acerca dos cursos de inglês. Entendimentos apontam para a possibilidade de os cursos de inglês serem sentidos como não lugares, o que sugere a necessidade de se criar um espaço teóricoreflexivo no qual as emoções dos professores sejam pensadas como trazendo sentidos para as suas experiências (Zembylas, 2003a).[en] Situated in the field of Contemporary Applied Linguistics (Fabrício, 2006; Miller, 2013; Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2006; Rajagopalan, 2003, this dissertation aims to understand how four teachers inserted in the job market of English language schools build their emotions associated with these educational institutions, herein understood according to the notions of place (Tuan, 2013) and nonplace (Augé, 2012). English language schools as places are linked to the idea of permanence and affectionate human relationships; as nonplaces, they can become spaces of transience and impermanence. For an understanding of how English language schools fit into the current education scenario, this research draws upon debates on contemporary education (Chaves, 2019; Laval, 2019), having as its theoretical foundations the studies about emotions and social life (Rezende; Coelho, 2010) and teachers emotions (Nias, 1996; Zembylas, 2002, 2003a, 2003b, 2004, 2005). The data was generated during informal conversations with the four participating teachers, and once generated, it was transcribed. Excerpts were selected and divided into three themed sections that depict different moments of these teachers before and after entering the job market. As a theoreticalmethodological tool, this qualitative research (Santos, 2013; Darlington; Scott, 2002; Denzin; Lincoln; 2006) is based on the Appraisal Theory (Almeida, 2012; Ikeda 2012; Martin; White, 2005; Vian Jr., 2011, 2012; White, 2004), stemming from the Systemic-Functional Linguistics (Halliday, 1994), to understand how emotions emerge through the teachers lexicogramatical choices in their evaluations of English language schools. The understandings point to the possibility that these institutions are felt as nonplaces, which suggests the need for the creation of a theoretical-reflective space in which teachers emotions are thought of as bringing meanings to their experiences (Zembylas, 2003).MAXWELLADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGATERESA CRISTINA GOMES DE CARVALHO2021-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53818@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53818@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53818porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-21T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:53818Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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[pt] Situada na área da Linguística Aplicada Contemporânea (Fabrício, 2006; Miller, 2013; Moita Lopes, 2006; Pennycook, 2006; Rajagopalan, 2003), esta dissertação tem como objetivo compreender como quatro professores inseridos no mercado de trabalho dos cursos de inglês constroem as suas emoções em relação a estas instituições de ensino, aqui compreendidas segundo as noções de lugar (Tuan, 2013) e não lugar (Augé, 2012). Os cursos de inglês como lugares se vinculam à ideia de permanência e às relações humanas afetuosas; já como não lugares, eles podem se tornar espaços de transitoriedade e de impermanência. Para uma compreensão de como os cursos de inglês se inserem no cenário da educação atual, esta pesquisa se apoia nos debates sobre a educação na atualidade (Chaves, 2019; Laval, 2019), tendo como fundamentação teórica os estudos sobre emoções e vida social (Rezende; Coelho, 2010) e os afetos dos professores (Nias, 1996; Zembylas, 2002; 2003a, 2003b, 2004, 2005). Os dados foram gerados em conversas informais com os quatro professores participantes, e, uma vez gerados, foram transcritos. Excertos foram selecionados e divididos em três blocos temáticos que retratam diferentes momentos destes professores antes e após ingressarem no mercado de trabalho. Como ferramenta teórico-metodológica, esta pesquisa de base qualitativa (Darlington; Scott, 2002; Denzin; Lincoln, 2006) se apoia no Sistema de Avaliatividade (Almeida, 2012; Ikeda, 2012; Martin; White, 2005; Vian Jr., 2011, 2012; White, 2004), integrante da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), para compreender como as emoções emergem por meio das escolhas lexicogramaticais nas avaliações dos professores acerca dos cursos de inglês. Entendimentos apontam para a possibilidade de os cursos de inglês serem sentidos como não lugares, o que sugere a necessidade de se criar um espaço teóricoreflexivo no qual as emoções dos professores sejam pensadas como trazendo sentidos para as suas experiências (Zembylas, 2003a). |
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