LISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCIA CASTELO BRANCO NOGUEIRA
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@2
Resumo: Essa pesquisa consiste na investigação dos aspectos de um livro didático de inglês que os alunos apreciam e acham motivadores. O livro- texto selecionado é uma série didática de inglês desenvolvida especialmente para (pré)adolecentes brasileiros de um curso livre de língua inglesa. Através de pesquisas com os alunos usuários da série selecionada, descobriram-se as três principais características que eles aprovam nesse material: os textos trabalhados, o seu layout e a sua abordagem gramatical. Posteriormente, esses aspectos do livro didático-alvo foram analisados cuidadosamente sob a ótica de teorias relacionadas a eles: a teoria de gêneros discursivos, a teoria de multimodalidade e teorias sobre o processo ensino/aprendizagem de gramática da língua estrangeira. A análise do material ajudou-nos a compreender a razão pela qual os alunos aprovam esses aspectos e corroborou com a sua escolha.
id PUC_RIO-1_2fcb44b904d5ce91a7d0724c7c5c1a06
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10439
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL OUVINDO A VOZ DO (PRÉ)ADOLESCENTE BRASILEIRO DA GERAÇÃO DIGITAL SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DESENVOLVIDO NO BRASIL 2007-02-28BARBARA JANE WILCOX HEMAIS09965807787lattes.cnpq.br/9295156318526035BARBARA JANE WILCOX HEMAISINES KAYON DE MILLERDAVID SHEPHERD84876689768MARCIA CASTELO BRANCO NOGUEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBREssa pesquisa consiste na investigação dos aspectos de um livro didático de inglês que os alunos apreciam e acham motivadores. O livro- texto selecionado é uma série didática de inglês desenvolvida especialmente para (pré)adolecentes brasileiros de um curso livre de língua inglesa. Através de pesquisas com os alunos usuários da série selecionada, descobriram-se as três principais características que eles aprovam nesse material: os textos trabalhados, o seu layout e a sua abordagem gramatical. Posteriormente, esses aspectos do livro didático-alvo foram analisados cuidadosamente sob a ótica de teorias relacionadas a eles: a teoria de gêneros discursivos, a teoria de multimodalidade e teorias sobre o processo ensino/aprendizagem de gramática da língua estrangeira. A análise do material ajudou-nos a compreender a razão pela qual os alunos aprovam esses aspectos e corroborou com a sua escolha.This study consists of an investigation of the aspects of an English textbook which the students like and consider motivating. The course book chosen is an English series especially developed for Brazilian tweens and teenagers who study at a private English institute. The students using the material were heard and they pointed out three aspects which they considered positive and approved of: the texts the material makes use of, its layout and its approach to the teaching of grammar. Resorting to relevant theories, i.e., the genre theory, the multimodality theory and theories related to the teaching of a foreign language, the material was thoroughly analysed. The insights brought about by this analysis helped us understand the reasons why the students approved of these aspects and corroborate their choice.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:55:20Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10439Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv LISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv OUVINDO A VOZ DO (PRÉ)ADOLESCENTE BRASILEIRO DA GERAÇÃO DIGITAL SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DESENVOLVIDO NO BRASIL
title LISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL
spellingShingle LISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL
MARCIA CASTELO BRANCO NOGUEIRA
title_short LISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL
title_full LISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL
title_fullStr LISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL
title_full_unstemmed LISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL
title_sort LISTENING TO THE VOICE OF THE BRAZILIAN (PRE)ADOLESCENT FROM THE DIGITAL GENERATION CONCERNING AN ENGLISH COURSEBOOK PRODUCED IN BRAZIL
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MARCIA CASTELO BRANCO NOGUEIRA
author_facet MARCIA CASTELO BRANCO NOGUEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09965807787
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9295156318526035
dc.contributor.referee1.fl_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.referee3.fl_str_mv DAVID SHEPHERD
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 84876689768
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCIA CASTELO BRANCO NOGUEIRA
contributor_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
INES KAYON DE MILLER
DAVID SHEPHERD
description Essa pesquisa consiste na investigação dos aspectos de um livro didático de inglês que os alunos apreciam e acham motivadores. O livro- texto selecionado é uma série didática de inglês desenvolvida especialmente para (pré)adolecentes brasileiros de um curso livre de língua inglesa. Através de pesquisas com os alunos usuários da série selecionada, descobriram-se as três principais características que eles aprovam nesse material: os textos trabalhados, o seu layout e a sua abordagem gramatical. Posteriormente, esses aspectos do livro didático-alvo foram analisados cuidadosamente sob a ótica de teorias relacionadas a eles: a teoria de gêneros discursivos, a teoria de multimodalidade e teorias sobre o processo ensino/aprendizagem de gramática da língua estrangeira. A análise do material ajudou-nos a compreender a razão pela qual os alunos aprovam esses aspectos e corroborou com a sua escolha.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10439@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324894391664640