[pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALICE PEREIRA XAVIER
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14486
Resumo: [pt] Este trabalho empreende uma análise sociológica dos hábitos de leitura dos alunos de duas instituições, uma confessional e uma pública, consideradas elites escolares, do município do Rio de Janeiro. Com base nas respostas ao survey aplicado em 2004 no contexto da pesquisa Processo de Produção da Qualidade do Ensino. Escola, família e cultura do SOCED, Grupo de pesquisas em Sociologia da Educação, da PUC – Rio investigou-se o conteúdo e o volume de leitura em diferentes fontes a partir da catalogação dos títulos indicados pelos alunos. O trabalho teve continuidade com o encaminhamento da pesquisa para além das homogeneidades, singularidades institucionais e seus efeitos sobre os processos de escolarização. Considerando os hábitos de leitura, a relação com a linguagem e o domínio da norma culta como estruturas componentes do capital cultural valorizado pelas escolas, investigou-se, em uma segunda etapa, a relação dos estudantes com a leitura por meio de suas percepções e impressões, além das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores e outros agentes escolares na formação de alunos com altos níveis de engajamento em leitura. Depreende-se da análise que os alunos destas escolas desenvolveram um habitus de leitura amplo e diversificado que engloba gêneros da literatura nacional e estrangeira, destinada a diferentes públicos. O trabalho propõe ainda, a existência de perfis pedagógicos que, de forma diferenciada, influenciam o desenvolvimento de leitores, sua manutenção e desenvolvimento.
id PUC_RIO-1_312ecab22add2dc5fbeef413d87ce32f
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:14486
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA[en] YOUTH ELITE SCHOOLS: A SOCIOLOGICAL ANALYSIS OF THE READING HABITS[pt] CAPITAL CULTURAL[pt] ESCOLHA LITERARIA[pt] HABITO DE LEITURA[en] BRANDS[en] READING HABITS[pt] Este trabalho empreende uma análise sociológica dos hábitos de leitura dos alunos de duas instituições, uma confessional e uma pública, consideradas elites escolares, do município do Rio de Janeiro. Com base nas respostas ao survey aplicado em 2004 no contexto da pesquisa Processo de Produção da Qualidade do Ensino. Escola, família e cultura do SOCED, Grupo de pesquisas em Sociologia da Educação, da PUC – Rio investigou-se o conteúdo e o volume de leitura em diferentes fontes a partir da catalogação dos títulos indicados pelos alunos. O trabalho teve continuidade com o encaminhamento da pesquisa para além das homogeneidades, singularidades institucionais e seus efeitos sobre os processos de escolarização. Considerando os hábitos de leitura, a relação com a linguagem e o domínio da norma culta como estruturas componentes do capital cultural valorizado pelas escolas, investigou-se, em uma segunda etapa, a relação dos estudantes com a leitura por meio de suas percepções e impressões, além das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores e outros agentes escolares na formação de alunos com altos níveis de engajamento em leitura. Depreende-se da análise que os alunos destas escolas desenvolveram um habitus de leitura amplo e diversificado que engloba gêneros da literatura nacional e estrangeira, destinada a diferentes públicos. O trabalho propõe ainda, a existência de perfis pedagógicos que, de forma diferenciada, influenciam o desenvolvimento de leitores, sua manutenção e desenvolvimento.[en] This study concerns a sociological analysis about reading habits of the students from two institutions, a confessional (catholic) and a public one, both considered elite schools in the city of Rio de Janeiro. Based on the answers of the survey applied in 2004 and according to the research “Production Process of Education Quality: School, family and culture” from SOCED (a research group in Education Sociology from PUC - Rio University), the content and volume of reading from different sources based on a cataloging of titles listed by the pupils was investigated. The study was continued by taking the research beyond the institutional homogeneities, institutional features and their effects on the educational processes. Considering the students reading habits, their relationship with the language and mastery of standard language as structures that comprise the cultural capital valued by schools, investigation was carried out, in a second stage, of the students relationship with reading through their perceptions and impressions, in addition to the teaching practices developed by teachers and other school staff in training students with high levels of engagement in reading. It appears from the analysis that students of these schools have developed a wide and diverse literacy habitus which includes national and foreign literature genres for different audiences. The study also proposes the existence of educational profiles that, in different manners, influence the readers formation, their maintenance and development.MAXWELLZAIA BRANDAOALICE PEREIRA XAVIER2009-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14486porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:14486Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA
[en] YOUTH ELITE SCHOOLS: A SOCIOLOGICAL ANALYSIS OF THE READING HABITS
title [pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA
spellingShingle [pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA
ALICE PEREIRA XAVIER
[pt] CAPITAL CULTURAL
[pt] ESCOLHA LITERARIA
[pt] HABITO DE LEITURA
[en] BRANDS
[en] READING HABITS
title_short [pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA
title_full [pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA
title_fullStr [pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA
title_full_unstemmed [pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA
title_sort [pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA
author ALICE PEREIRA XAVIER
author_facet ALICE PEREIRA XAVIER
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ZAIA BRANDAO
dc.contributor.author.fl_str_mv ALICE PEREIRA XAVIER
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CAPITAL CULTURAL
[pt] ESCOLHA LITERARIA
[pt] HABITO DE LEITURA
[en] BRANDS
[en] READING HABITS
topic [pt] CAPITAL CULTURAL
[pt] ESCOLHA LITERARIA
[pt] HABITO DE LEITURA
[en] BRANDS
[en] READING HABITS
description [pt] Este trabalho empreende uma análise sociológica dos hábitos de leitura dos alunos de duas instituições, uma confessional e uma pública, consideradas elites escolares, do município do Rio de Janeiro. Com base nas respostas ao survey aplicado em 2004 no contexto da pesquisa Processo de Produção da Qualidade do Ensino. Escola, família e cultura do SOCED, Grupo de pesquisas em Sociologia da Educação, da PUC – Rio investigou-se o conteúdo e o volume de leitura em diferentes fontes a partir da catalogação dos títulos indicados pelos alunos. O trabalho teve continuidade com o encaminhamento da pesquisa para além das homogeneidades, singularidades institucionais e seus efeitos sobre os processos de escolarização. Considerando os hábitos de leitura, a relação com a linguagem e o domínio da norma culta como estruturas componentes do capital cultural valorizado pelas escolas, investigou-se, em uma segunda etapa, a relação dos estudantes com a leitura por meio de suas percepções e impressões, além das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores e outros agentes escolares na formação de alunos com altos níveis de engajamento em leitura. Depreende-se da análise que os alunos destas escolas desenvolveram um habitus de leitura amplo e diversificado que engloba gêneros da literatura nacional e estrangeira, destinada a diferentes públicos. O trabalho propõe ainda, a existência de perfis pedagógicos que, de forma diferenciada, influenciam o desenvolvimento de leitores, sua manutenção e desenvolvimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14486
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822573752451072