[pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14486 |
Resumo: | [pt] Este trabalho empreende uma análise sociológica dos hábitos de leitura dos alunos de duas instituições, uma confessional e uma pública, consideradas elites escolares, do município do Rio de Janeiro. Com base nas respostas ao survey aplicado em 2004 no contexto da pesquisa Processo de Produção da Qualidade do Ensino. Escola, família e cultura do SOCED, Grupo de pesquisas em Sociologia da Educação, da PUC – Rio investigou-se o conteúdo e o volume de leitura em diferentes fontes a partir da catalogação dos títulos indicados pelos alunos. O trabalho teve continuidade com o encaminhamento da pesquisa para além das homogeneidades, singularidades institucionais e seus efeitos sobre os processos de escolarização. Considerando os hábitos de leitura, a relação com a linguagem e o domínio da norma culta como estruturas componentes do capital cultural valorizado pelas escolas, investigou-se, em uma segunda etapa, a relação dos estudantes com a leitura por meio de suas percepções e impressões, além das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores e outros agentes escolares na formação de alunos com altos níveis de engajamento em leitura. Depreende-se da análise que os alunos destas escolas desenvolveram um habitus de leitura amplo e diversificado que engloba gêneros da literatura nacional e estrangeira, destinada a diferentes públicos. O trabalho propõe ainda, a existência de perfis pedagógicos que, de forma diferenciada, influenciam o desenvolvimento de leitores, sua manutenção e desenvolvimento. |
id |
PUC_RIO-1_312ecab22add2dc5fbeef413d87ce32f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:14486 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA[en] YOUTH ELITE SCHOOLS: A SOCIOLOGICAL ANALYSIS OF THE READING HABITS[pt] CAPITAL CULTURAL[pt] ESCOLHA LITERARIA[pt] HABITO DE LEITURA[en] BRANDS[en] READING HABITS[pt] Este trabalho empreende uma análise sociológica dos hábitos de leitura dos alunos de duas instituições, uma confessional e uma pública, consideradas elites escolares, do município do Rio de Janeiro. Com base nas respostas ao survey aplicado em 2004 no contexto da pesquisa Processo de Produção da Qualidade do Ensino. Escola, família e cultura do SOCED, Grupo de pesquisas em Sociologia da Educação, da PUC – Rio investigou-se o conteúdo e o volume de leitura em diferentes fontes a partir da catalogação dos títulos indicados pelos alunos. O trabalho teve continuidade com o encaminhamento da pesquisa para além das homogeneidades, singularidades institucionais e seus efeitos sobre os processos de escolarização. Considerando os hábitos de leitura, a relação com a linguagem e o domínio da norma culta como estruturas componentes do capital cultural valorizado pelas escolas, investigou-se, em uma segunda etapa, a relação dos estudantes com a leitura por meio de suas percepções e impressões, além das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores e outros agentes escolares na formação de alunos com altos níveis de engajamento em leitura. Depreende-se da análise que os alunos destas escolas desenvolveram um habitus de leitura amplo e diversificado que engloba gêneros da literatura nacional e estrangeira, destinada a diferentes públicos. O trabalho propõe ainda, a existência de perfis pedagógicos que, de forma diferenciada, influenciam o desenvolvimento de leitores, sua manutenção e desenvolvimento.[en] This study concerns a sociological analysis about reading habits of the students from two institutions, a confessional (catholic) and a public one, both considered elite schools in the city of Rio de Janeiro. Based on the answers of the survey applied in 2004 and according to the research “Production Process of Education Quality: School, family and culture” from SOCED (a research group in Education Sociology from PUC - Rio University), the content and volume of reading from different sources based on a cataloging of titles listed by the pupils was investigated. The study was continued by taking the research beyond the institutional homogeneities, institutional features and their effects on the educational processes. Considering the students reading habits, their relationship with the language and mastery of standard language as structures that comprise the cultural capital valued by schools, investigation was carried out, in a second stage, of the students relationship with reading through their perceptions and impressions, in addition to the teaching practices developed by teachers and other school staff in training students with high levels of engagement in reading. It appears from the analysis that students of these schools have developed a wide and diverse literacy habitus which includes national and foreign literature genres for different audiences. The study also proposes the existence of educational profiles that, in different manners, influence the readers formation, their maintenance and development.MAXWELLZAIA BRANDAOALICE PEREIRA XAVIER2009-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14486porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:14486Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA [en] YOUTH ELITE SCHOOLS: A SOCIOLOGICAL ANALYSIS OF THE READING HABITS |
title |
[pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA |
spellingShingle |
[pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA ALICE PEREIRA XAVIER [pt] CAPITAL CULTURAL [pt] ESCOLHA LITERARIA [pt] HABITO DE LEITURA [en] BRANDS [en] READING HABITS |
title_short |
[pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA |
title_full |
[pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA |
title_fullStr |
[pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA |
title_full_unstemmed |
[pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA |
title_sort |
[pt] JOVENS ELITES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS HÁBITOS DE LEITURA |
author |
ALICE PEREIRA XAVIER |
author_facet |
ALICE PEREIRA XAVIER |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ZAIA BRANDAO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALICE PEREIRA XAVIER |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] CAPITAL CULTURAL [pt] ESCOLHA LITERARIA [pt] HABITO DE LEITURA [en] BRANDS [en] READING HABITS |
topic |
[pt] CAPITAL CULTURAL [pt] ESCOLHA LITERARIA [pt] HABITO DE LEITURA [en] BRANDS [en] READING HABITS |
description |
[pt] Este trabalho empreende uma análise sociológica dos hábitos de leitura dos alunos de duas instituições, uma confessional e uma pública, consideradas elites escolares, do município do Rio de Janeiro. Com base nas respostas ao survey aplicado em 2004 no contexto da pesquisa Processo de Produção da Qualidade do Ensino. Escola, família e cultura do SOCED, Grupo de pesquisas em Sociologia da Educação, da PUC – Rio investigou-se o conteúdo e o volume de leitura em diferentes fontes a partir da catalogação dos títulos indicados pelos alunos. O trabalho teve continuidade com o encaminhamento da pesquisa para além das homogeneidades, singularidades institucionais e seus efeitos sobre os processos de escolarização. Considerando os hábitos de leitura, a relação com a linguagem e o domínio da norma culta como estruturas componentes do capital cultural valorizado pelas escolas, investigou-se, em uma segunda etapa, a relação dos estudantes com a leitura por meio de suas percepções e impressões, além das práticas pedagógicas desenvolvidas por professores e outros agentes escolares na formação de alunos com altos níveis de engajamento em leitura. Depreende-se da análise que os alunos destas escolas desenvolveram um habitus de leitura amplo e diversificado que engloba gêneros da literatura nacional e estrangeira, destinada a diferentes públicos. O trabalho propõe ainda, a existência de perfis pedagógicos que, de forma diferenciada, influenciam o desenvolvimento de leitores, sua manutenção e desenvolvimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14486 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14486@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822573752451072 |