Hábitos de compra e de leitura de livros : uma análise estratégica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/17021 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Gestão |
id |
RCAP_74220306c7efa5d94aa861bf173ff6e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17021 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Hábitos de compra e de leitura de livros : uma análise estratégicaHábitos de compraHábitos de leituraLivrosLivrariasBuying habitsReading habitsBooksBookstores658.8028Dissertação de mestrado em GestãoEsta dissertação tem como principal objectivo identificar e compreender os hábitos de compra e de leitura de livros nos adultos em Portugal, procurando apreender quais os factores internos e externos que directa ou indirectamente influem no comportamento dos adultos face aos livros nos espaços de venda. Em Portugal, deparamo-nos com a quase inexistência de estudos nesta área, onde exista um confronto directo entre a leitura e o consumo de livros. Os estudos existentes são na sua grande maioria da competência do Estado Português, onde o que se procura analisar são os hábitos de leitura e de compra dos portugueses numa vertente sociocultural e não numa vertente da gestão, na qual este estudo procura aprofundar. Para realizar esta investigação, após uma cuidada revisão de literatura, procedeu-se ao desenvolvimento de uma pesquisa de natureza quantitativa, através de inquéritos por questionário ao público-alvo que se desloca a livrarias de rua e/ou a livrarias presentes em superfícies comerciais. Neste estudo, podemos destacar como principais conclusões a influência que determinados factores internos e externos exercem sobre os hábitos de compra e de leitura de livros nos adultos. A existência de hábitos de leitura na infância revelam fortes hábitos de leitura e de compra de livros na fase adulta, todavia, mesmo com parcos hábitos de leitura na infância, na fase adulta podemo-nos deparar com fortes hábitos de leitura e de compra de livros. Factores internos como o género, a situação profissional e o grau de escolaridade influem nos hábitos de leitura e consequentemente de compra de livros pelos adultos. Analogamente, factores externos como o local de venda de livros, a sua localização e o preço dos livros influenciam directamente os hábitos de compra de livros.The main purpose of this dissertation is to identify and comprehend the books buying and reading habits of Portugal´s adults, trying to understand the internal and external factors that direct or indirectly influences the adult’s behavior over books in the bookstores. In Portugal, there are no studies in this area, where are a direct confrontation between reading and books consumption. The existing studies are mainly from the Portuguese government, which it is analyzed the Portuguese reading and consume habits on a social and cultural view, not in a management one. To finalize this investigation, after a careful literature review, we have proceeded to a quantitative research development, through a questionnaire inquiry to the public that goes to the traditional bookstores or to commercial bookstores. In this study, we have as major conclusions, the influence that internal and external factors have on adults´ books reading and buying habits. Books reading habits in the childhood mean strong adults´ books reading and buying habits, however, even with fragile reading habits in the childhood, we can find strong adults´ books reading and buying habits. Internal factors as gender, professional situation and education degree influences the books reading habits and consequently the buying habits. Similarly, external factors such the bookstores, their location and the price of the books influence directly the books buying habits.Pereira, Maria Teresa SoaresUniversidade do MinhoMarinho, Isabel Cristina Gomes20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:50.112414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hábitos de compra e de leitura de livros : uma análise estratégica |
title |
Hábitos de compra e de leitura de livros : uma análise estratégica |
spellingShingle |
Hábitos de compra e de leitura de livros : uma análise estratégica Marinho, Isabel Cristina Gomes Hábitos de compra Hábitos de leitura Livros Livrarias Buying habits Reading habits Books Bookstores 658.8 028 |
title_short |
Hábitos de compra e de leitura de livros : uma análise estratégica |
title_full |
Hábitos de compra e de leitura de livros : uma análise estratégica |
title_fullStr |
Hábitos de compra e de leitura de livros : uma análise estratégica |
title_full_unstemmed |
Hábitos de compra e de leitura de livros : uma análise estratégica |
title_sort |
Hábitos de compra e de leitura de livros : uma análise estratégica |
author |
Marinho, Isabel Cristina Gomes |
author_facet |
Marinho, Isabel Cristina Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maria Teresa Soares Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Isabel Cristina Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hábitos de compra Hábitos de leitura Livros Livrarias Buying habits Reading habits Books Bookstores 658.8 028 |
topic |
Hábitos de compra Hábitos de leitura Livros Livrarias Buying habits Reading habits Books Bookstores 658.8 028 |
description |
Dissertação de mestrado em Gestão |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/17021 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/17021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132996877418496 |