[pt] ERRAR É HUMANO!: A VIVÊNCIA DE ERROS E SEUS EFEITOS NA PRODUÇÃO ORAL SOB A PERSPECTIVA DO ALUNO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9573@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9573@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9573 |
Resumo: | [pt] O objetivo deste trabalho de pesquisa é investigar a vivência do erro e da correção na produção oral em sala de aula de língua estrangeira. Neste estudo, o erro é considerado como parte fundamental do processo de ensino e aprendizagem (Allwright & Bailey, 1991). A sala de aula é entendida a partir de suas dimensões social, afetiva e cognitiva (Allwright, 1988; Prabhu, 1992; Arnold & Brown, 1999), e o aprendizado é visto em uma perspectiva sócio- interacional e sócioconstrutivista (Bakhtin, 1981; Mercer, 1994, 2000; Vygotsky, 1998). A investigação se realizou através da seleção de trechos gravados de aulas de inglês em dois contextos diferentes, assim como pelas respostas dos alunos a dois questionários. A análise da vivência do erro e da correção na produção oral demonstra a importância desses instrumentos para o aprendizado de inglês como língua estrangeira. Os resultados indicam que a vivência dos erros orais pode acontecer de forma harmônica ou não, dependendo das relações pessoais e dos tipos de interação estabelecidos em sala de aula. Esses resultados também mostram que o professor ainda é reconhecido como o principal responsável por todos os movimentos corretivos. |
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[pt] ERRAR É HUMANO!: A VIVÊNCIA DE ERROS E SEUS EFEITOS NA PRODUÇÃO ORAL SOB A PERSPECTIVA DO ALUNO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA[en] TO ERR IS HUMAN!: DEALING WITH ERROR AND ITS EFFECTS ON ORAL PRODUCTION FROM THE PERSPECTIVE OF THE STUDENT OF ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE[pt] RESPOSTA[pt] ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA[pt] ENGANO[pt] ERRO[en] ANSWER[en] FOREIGN LANGUAGE TEACHING[en] MISTAKE[en] ERROR[pt] O objetivo deste trabalho de pesquisa é investigar a vivência do erro e da correção na produção oral em sala de aula de língua estrangeira. Neste estudo, o erro é considerado como parte fundamental do processo de ensino e aprendizagem (Allwright & Bailey, 1991). A sala de aula é entendida a partir de suas dimensões social, afetiva e cognitiva (Allwright, 1988; Prabhu, 1992; Arnold & Brown, 1999), e o aprendizado é visto em uma perspectiva sócio- interacional e sócioconstrutivista (Bakhtin, 1981; Mercer, 1994, 2000; Vygotsky, 1998). A investigação se realizou através da seleção de trechos gravados de aulas de inglês em dois contextos diferentes, assim como pelas respostas dos alunos a dois questionários. A análise da vivência do erro e da correção na produção oral demonstra a importância desses instrumentos para o aprendizado de inglês como língua estrangeira. Os resultados indicam que a vivência dos erros orais pode acontecer de forma harmônica ou não, dependendo das relações pessoais e dos tipos de interação estabelecidos em sala de aula. Esses resultados também mostram que o professor ainda é reconhecido como o principal responsável por todos os movimentos corretivos.[en] The purpose of this study is to investigate how students deal with errors and their correction in spoken discourse in a foreign language class. In this study, the error is considered an essential part of the learning and teaching process (Allwright & Bailey, 1991). The classroom is studied with respect to its social, affective and cognitive dimensions (Allwright, 1988; Prabhu, 1992; Arnold & Brown, 1999), and learning is examined according to a socio-interactional and socio-constructivist perspective (Bakhtin, 1981; Mercer, 1994, 2000; Vygotsky, 1998). The investigation used selected, videotaped parts of English classes in two different contexts and the students´ answers to two questionnaires distributed before and after a viewing of the videotape. The analysis of how students deal with errors in spoken discourse and their correction shows that errors are important for the learning of English as a foreign language. The results of this analysis indicate that students may or may not perceive and deal with spoken errors and their correction in a harmonious manner, depending on their personal relations and the kinds of interaction established in the classroom. These results also point out the perception of the teacher´s central role in corrections of all types.MAXWELLBARBARA JANE WILCOX HEMAISALCINA MARIA PEREIRA DE CARVALHO GARRIDO2007-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9573@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9573@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9573porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-24T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9573Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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