Erro e Feedback: estratégias de correção do erro e motivação do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/153458 |
Resumo: | O erro é um acontecimento inevitável e indispensável no processo de aprendizagem. No entanto, existe ainda uma ideia pré-concebida de que este deve ser abolido, pelo que muitos alunos demonstram evitar a comunicação, a fim de evitar o erro. Este trabalho teve como objetivo explorar diversas técnicas de correção do erro e, consequentemente, aferir quais as que motivam os alunos para a aprendizagem e fomentam a sua participação em contexto de sala de aula, demonstrando que o erro é natural e impulsionador de evolução. |
id |
RCAP_54aa2f6c4ac5209c154d2838cadc8bdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/153458 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Erro e Feedback: estratégias de correção do erro e motivação do alunoErroLapsoCorreçãoMotivaçãoEnsino de língua estrangeiraErrorMistakeCorrectionMotivationForeign language teachingDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO erro é um acontecimento inevitável e indispensável no processo de aprendizagem. No entanto, existe ainda uma ideia pré-concebida de que este deve ser abolido, pelo que muitos alunos demonstram evitar a comunicação, a fim de evitar o erro. Este trabalho teve como objetivo explorar diversas técnicas de correção do erro e, consequentemente, aferir quais as que motivam os alunos para a aprendizagem e fomentam a sua participação em contexto de sala de aula, demonstrando que o erro é natural e impulsionador de evolução.Errors are inevitable and essential occurrences throughout any learning process. Although, there is still an ideological bias that places errors as something that needs to be abolished; therefore, many students avoid communication in order not to make mistakes. The objective of this project was that of exploring various error correction techniques and, consequently, assessing those which are the most effective on motivating students and encouraging their participation in the classroom context, by demonstrating that errors are natural phenomenons and can be used to boost evolution.Dechamp, Christina Philomène Léa Marie-JoséTeixeira, Joana Alexandra VazRUNSeborro, Beatriz Botelho Pires Soares2023-06-02T11:59:01Z2022-05-312021-11-252022-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153458TID:203023552porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:36:00Zoai:run.unl.pt:10362/153458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:18.206316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Erro e Feedback: estratégias de correção do erro e motivação do aluno |
title |
Erro e Feedback: estratégias de correção do erro e motivação do aluno |
spellingShingle |
Erro e Feedback: estratégias de correção do erro e motivação do aluno Seborro, Beatriz Botelho Pires Soares Erro Lapso Correção Motivação Ensino de língua estrangeira Error Mistake Correction Motivation Foreign language teaching Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Erro e Feedback: estratégias de correção do erro e motivação do aluno |
title_full |
Erro e Feedback: estratégias de correção do erro e motivação do aluno |
title_fullStr |
Erro e Feedback: estratégias de correção do erro e motivação do aluno |
title_full_unstemmed |
Erro e Feedback: estratégias de correção do erro e motivação do aluno |
title_sort |
Erro e Feedback: estratégias de correção do erro e motivação do aluno |
author |
Seborro, Beatriz Botelho Pires Soares |
author_facet |
Seborro, Beatriz Botelho Pires Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dechamp, Christina Philomène Léa Marie-José Teixeira, Joana Alexandra Vaz RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seborro, Beatriz Botelho Pires Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Erro Lapso Correção Motivação Ensino de língua estrangeira Error Mistake Correction Motivation Foreign language teaching Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Erro Lapso Correção Motivação Ensino de língua estrangeira Error Mistake Correction Motivation Foreign language teaching Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O erro é um acontecimento inevitável e indispensável no processo de aprendizagem. No entanto, existe ainda uma ideia pré-concebida de que este deve ser abolido, pelo que muitos alunos demonstram evitar a comunicação, a fim de evitar o erro. Este trabalho teve como objetivo explorar diversas técnicas de correção do erro e, consequentemente, aferir quais as que motivam os alunos para a aprendizagem e fomentam a sua participação em contexto de sala de aula, demonstrando que o erro é natural e impulsionador de evolução. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-25 2022-05-31 2022-05-31T00:00:00Z 2023-06-02T11:59:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/153458 TID:203023552 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/153458 |
identifier_str_mv |
TID:203023552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138140210855936 |