A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Vanessa Catarina Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/14975
Resumo: O erro pode ser um sintoma da evolução do aluno, no entanto, a sua correção, quando mal gerida, pode provocar o efeito contrário, levando o erro a fossilizar-se. Nem todos os alunos apreciam a correção: enquanto alguns esperam ser corrigidos, outros evitam o erro ao não participar de forma ativa nas atividades e contexto de sala de aula. Assim sendo, nem todas as estratégias de correção e de remediação são bem recebidas por todos os alunos. Propomos, por essa razão, o recurso às novas tecnologias e aos jogos didáticos, de forma a motivar os alunos para a auto e heterocorreção, encarando o erro como parte do processo de aprendizagem.
id RCAP_5d28538835e0702dc39a78713de05c9b
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/14975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeirasErroCorreçãoRemediaçãoPedagogiaInterlínguaJogoEnsino de língua estrangeiraErrorMistakeCorrectionRemediationPedagogyInterlanguageGameForeign language teachingO erro pode ser um sintoma da evolução do aluno, no entanto, a sua correção, quando mal gerida, pode provocar o efeito contrário, levando o erro a fossilizar-se. Nem todos os alunos apreciam a correção: enquanto alguns esperam ser corrigidos, outros evitam o erro ao não participar de forma ativa nas atividades e contexto de sala de aula. Assim sendo, nem todas as estratégias de correção e de remediação são bem recebidas por todos os alunos. Propomos, por essa razão, o recurso às novas tecnologias e aos jogos didáticos, de forma a motivar os alunos para a auto e heterocorreção, encarando o erro como parte do processo de aprendizagem.RUNSaldanha, Vanessa Catarina Santos2015-05-15T13:25:35Z2014-122014-092014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/14975TID:201018225porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:50:30Zoai:run.unl.pt:10362/14975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:22:13.272303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras
title A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras
spellingShingle A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras
Saldanha, Vanessa Catarina Santos
Erro
Correção
Remediação
Pedagogia
Interlíngua
Jogo
Ensino de língua estrangeira
Error
Mistake
Correction
Remediation
Pedagogy
Interlanguage
Game
Foreign language teaching
title_short A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras
title_full A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras
title_fullStr A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras
title_full_unstemmed A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras
title_sort A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras
author Saldanha, Vanessa Catarina Santos
author_facet Saldanha, Vanessa Catarina Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Vanessa Catarina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Erro
Correção
Remediação
Pedagogia
Interlíngua
Jogo
Ensino de língua estrangeira
Error
Mistake
Correction
Remediation
Pedagogy
Interlanguage
Game
Foreign language teaching
topic Erro
Correção
Remediação
Pedagogia
Interlíngua
Jogo
Ensino de língua estrangeira
Error
Mistake
Correction
Remediation
Pedagogy
Interlanguage
Game
Foreign language teaching
description O erro pode ser um sintoma da evolução do aluno, no entanto, a sua correção, quando mal gerida, pode provocar o efeito contrário, levando o erro a fossilizar-se. Nem todos os alunos apreciam a correção: enquanto alguns esperam ser corrigidos, outros evitam o erro ao não participar de forma ativa nas atividades e contexto de sala de aula. Assim sendo, nem todas as estratégias de correção e de remediação são bem recebidas por todos os alunos. Propomos, por essa razão, o recurso às novas tecnologias e aos jogos didáticos, de forma a motivar os alunos para a auto e heterocorreção, encarando o erro como parte do processo de aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-09
2014-12-01T00:00:00Z
2015-05-15T13:25:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/14975
TID:201018225
url http://hdl.handle.net/10362/14975
identifier_str_mv TID:201018225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137861361991680