A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/14975 |
Resumo: | O erro pode ser um sintoma da evolução do aluno, no entanto, a sua correção, quando mal gerida, pode provocar o efeito contrário, levando o erro a fossilizar-se. Nem todos os alunos apreciam a correção: enquanto alguns esperam ser corrigidos, outros evitam o erro ao não participar de forma ativa nas atividades e contexto de sala de aula. Assim sendo, nem todas as estratégias de correção e de remediação são bem recebidas por todos os alunos. Propomos, por essa razão, o recurso às novas tecnologias e aos jogos didáticos, de forma a motivar os alunos para a auto e heterocorreção, encarando o erro como parte do processo de aprendizagem. |
id |
RCAP_5d28538835e0702dc39a78713de05c9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/14975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeirasErroCorreçãoRemediaçãoPedagogiaInterlínguaJogoEnsino de língua estrangeiraErrorMistakeCorrectionRemediationPedagogyInterlanguageGameForeign language teachingO erro pode ser um sintoma da evolução do aluno, no entanto, a sua correção, quando mal gerida, pode provocar o efeito contrário, levando o erro a fossilizar-se. Nem todos os alunos apreciam a correção: enquanto alguns esperam ser corrigidos, outros evitam o erro ao não participar de forma ativa nas atividades e contexto de sala de aula. Assim sendo, nem todas as estratégias de correção e de remediação são bem recebidas por todos os alunos. Propomos, por essa razão, o recurso às novas tecnologias e aos jogos didáticos, de forma a motivar os alunos para a auto e heterocorreção, encarando o erro como parte do processo de aprendizagem.RUNSaldanha, Vanessa Catarina Santos2015-05-15T13:25:35Z2014-122014-092014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/14975TID:201018225porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:50:30Zoai:run.unl.pt:10362/14975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:22:13.272303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras |
title |
A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras |
spellingShingle |
A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras Saldanha, Vanessa Catarina Santos Erro Correção Remediação Pedagogia Interlíngua Jogo Ensino de língua estrangeira Error Mistake Correction Remediation Pedagogy Interlanguage Game Foreign language teaching |
title_short |
A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras |
title_full |
A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras |
title_fullStr |
A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras |
title_full_unstemmed |
A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras |
title_sort |
A pedagogia do erro no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras |
author |
Saldanha, Vanessa Catarina Santos |
author_facet |
Saldanha, Vanessa Catarina Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saldanha, Vanessa Catarina Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Erro Correção Remediação Pedagogia Interlíngua Jogo Ensino de língua estrangeira Error Mistake Correction Remediation Pedagogy Interlanguage Game Foreign language teaching |
topic |
Erro Correção Remediação Pedagogia Interlíngua Jogo Ensino de língua estrangeira Error Mistake Correction Remediation Pedagogy Interlanguage Game Foreign language teaching |
description |
O erro pode ser um sintoma da evolução do aluno, no entanto, a sua correção, quando mal gerida, pode provocar o efeito contrário, levando o erro a fossilizar-se. Nem todos os alunos apreciam a correção: enquanto alguns esperam ser corrigidos, outros evitam o erro ao não participar de forma ativa nas atividades e contexto de sala de aula. Assim sendo, nem todas as estratégias de correção e de remediação são bem recebidas por todos os alunos. Propomos, por essa razão, o recurso às novas tecnologias e aos jogos didáticos, de forma a motivar os alunos para a auto e heterocorreção, encarando o erro como parte do processo de aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12 2014-09 2014-12-01T00:00:00Z 2015-05-15T13:25:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/14975 TID:201018225 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/14975 |
identifier_str_mv |
TID:201018225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137861361991680 |