[pt] IDENTIDADES NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TENTATIVA DE REFORÇAR UM PERFIL DESEJADO DE FUNCIONÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARLINDO DE SOUZA PENTEADO
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5781@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5781@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5781
Resumo: [pt] Nessa dissertação, procura-se analisar como os membros organizacionais orientam suas identidades frente às ações de mudança relacionadas à busca de determinado perfil de funcionário pretendido. Para tal, tanto se estabelece conceito de identidade capaz de capturar as múltiplas forças que influenciam o comportamento do indivíduo na organização, quanto se discute os desafios da construção de identidade no meio organizacional. A dissertação é baseada em um estudo de caso na Opportrans, a empresa responsável pela administração da concessão do metrô do Rio de Janeiro, a qual vem passando, desde 1998, por uma série de mudanças relacionadas, entre outros aspectos, à formação de um perfil de funcionário pretendido. Os resultados apontam para a eficácia das ações organizacionais, no que se refere ao reforço dos perfis de comportamento desejado e revelam elevado nível de compromisso de determinado grupo de funcionários que não correspondem plenamente aos protótipos tidos como ideais. Observa-se, ainda, que esta não correspondência, apesar de usualmente relacionada à noção de resistência, contribui para a diversidade de identidades e pode ajudar a organização no alcance de seus objetivos de mudança.
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