O empoderamento feminino e a diversidade como estratégias de comunicação: um estudo de caso da marca Avon cosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa, Isadora Soares
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32118
Resumo: O trabalho tem por objetivo analisar como as questões do empoderamento feminino e da diversidade na propaganda são capazes de contribuir para a transformação da comunicação, trazendo a publicidade e seu olhar sobre o feminino para um novo patamar. Além disso, visa também verificar a importância de campanhas publicitárias bem elaboradas e assertivas no processo de representatividade feminina e combate a esses estereótipos e preconceitos. Como objeto de estudo foi escolhida a marca Avon Cosméticos, com a finalidade de mostrar como essa tem abraçado a causa do empoderamento feminino e da diversidade e como suas campanhas têm se tornado cases de sucesso, principalmente no ambiente digital. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica envolvendo temáticas sobre estereótipos, feminismo, empoderamento e diversidade, foram analisados alguns anúncios publicitários atuais da marca.
id UFF-2_6b40c95ca5ea93734153836e897da974
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32118
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O empoderamento feminino e a diversidade como estratégias de comunicação: um estudo de caso da marca Avon cosméticosEmpoderamento femininoDiversidadeEstereótipoAvonCampanhasPropagandaEstereótipoDiversidadeCosméticoFemale empowermentDiversityStereotypeAvonCampaignsO trabalho tem por objetivo analisar como as questões do empoderamento feminino e da diversidade na propaganda são capazes de contribuir para a transformação da comunicação, trazendo a publicidade e seu olhar sobre o feminino para um novo patamar. Além disso, visa também verificar a importância de campanhas publicitárias bem elaboradas e assertivas no processo de representatividade feminina e combate a esses estereótipos e preconceitos. Como objeto de estudo foi escolhida a marca Avon Cosméticos, com a finalidade de mostrar como essa tem abraçado a causa do empoderamento feminino e da diversidade e como suas campanhas têm se tornado cases de sucesso, principalmente no ambiente digital. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica envolvendo temáticas sobre estereótipos, feminismo, empoderamento e diversidade, foram analisados alguns anúncios publicitários atuais da marca.The purpose of this research is to analyze how the issues of female empowerment and diversity in advertising are able to contribute to the transformation of communication, bringing publicity and its look on the feminine to a new level. In addition, it also seeks to verify the importance of well-designed and assertive advertising campaigns in the process of female representation and to combat these stereotypes and prejudices. As a study object, the brand Avon Cosméticos was chosen to show how it has embraced the cause of female empowerment and diversity and how its campaigns have become successful cases, especially in the digital environment. Therefore, in addition to a bibliographical research involving themes about stereotypes, feminism, empowerment and diversity, we analyzed some of the brand's current commercials.56 p.Rodrigues, Geisa LeiteLessa, Isadora Soares2024-01-30T16:12:23Z2024-01-30T16:12:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32118CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-30T16:12:27Zoai:app.uff.br:1/32118Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-30T16:12:27Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O empoderamento feminino e a diversidade como estratégias de comunicação: um estudo de caso da marca Avon cosméticos
title O empoderamento feminino e a diversidade como estratégias de comunicação: um estudo de caso da marca Avon cosméticos
spellingShingle O empoderamento feminino e a diversidade como estratégias de comunicação: um estudo de caso da marca Avon cosméticos
Lessa, Isadora Soares
Empoderamento feminino
Diversidade
Estereótipo
Avon
Campanhas
Propaganda
Estereótipo
Diversidade
Cosmético
Female empowerment
Diversity
Stereotype
Avon
Campaigns
title_short O empoderamento feminino e a diversidade como estratégias de comunicação: um estudo de caso da marca Avon cosméticos
title_full O empoderamento feminino e a diversidade como estratégias de comunicação: um estudo de caso da marca Avon cosméticos
title_fullStr O empoderamento feminino e a diversidade como estratégias de comunicação: um estudo de caso da marca Avon cosméticos
title_full_unstemmed O empoderamento feminino e a diversidade como estratégias de comunicação: um estudo de caso da marca Avon cosméticos
title_sort O empoderamento feminino e a diversidade como estratégias de comunicação: um estudo de caso da marca Avon cosméticos
author Lessa, Isadora Soares
author_facet Lessa, Isadora Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Geisa Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Lessa, Isadora Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Empoderamento feminino
Diversidade
Estereótipo
Avon
Campanhas
Propaganda
Estereótipo
Diversidade
Cosmético
Female empowerment
Diversity
Stereotype
Avon
Campaigns
topic Empoderamento feminino
Diversidade
Estereótipo
Avon
Campanhas
Propaganda
Estereótipo
Diversidade
Cosmético
Female empowerment
Diversity
Stereotype
Avon
Campaigns
description O trabalho tem por objetivo analisar como as questões do empoderamento feminino e da diversidade na propaganda são capazes de contribuir para a transformação da comunicação, trazendo a publicidade e seu olhar sobre o feminino para um novo patamar. Além disso, visa também verificar a importância de campanhas publicitárias bem elaboradas e assertivas no processo de representatividade feminina e combate a esses estereótipos e preconceitos. Como objeto de estudo foi escolhida a marca Avon Cosméticos, com a finalidade de mostrar como essa tem abraçado a causa do empoderamento feminino e da diversidade e como suas campanhas têm se tornado cases de sucesso, principalmente no ambiente digital. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica envolvendo temáticas sobre estereótipos, feminismo, empoderamento e diversidade, foram analisados alguns anúncios publicitários atuais da marca.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-30T16:12:23Z
2024-01-30T16:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/32118
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838895313780736