O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@2
Resumo: O foco desta pesquisa é a questão da oralidade confrontada com a escrita no ofício do ator-performer. Considerando o teatro como olhar-lugar, opera-se uma análise da associação teatro/literatura e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da oralidade e da vocalidade. Apresenta-se a noção de vocoralidade em articulação com conceitos como gagueira, voz-música e uso menor, propostos pelo filósofo Gilles Deleuze. Observam-se, ainda, procedimentos instigantes dos artistas Carmelo Bene e Demétrio Stratos. Num segundo momento, compõe-se uma escrita memorial do processo prático desenvolvido como parte integrante da pesquisa, que traçou uma possível metodologia para os operadores de cena empenhados no debate teórico. A performance teórico. A performance caracterizaempenhados no debate teórico. A performance caracteriza-se como trabalho de equipe, envolvendo os atores participantes do trabalho experimental, imaginado, roteirizado e dirigido pelo autor desta dissertação.
id PUC_RIO-1_3d9ae2b69014c9b8d5363446d607b7f7
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:52652
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR THE SOUND OF THE VOICE IN WRITING-THEATER OF THE BODY IN BECOMING 2020-04-28MARILIA ROTHIER CARDOSO01356291600lattes.cnpq.br/5812449376017762MARILIA ROTHIER CARDOSOFLORA FERREIRA HOLDERBAUMTATIANA DA MOTTA LIMA RAMOS12881798713lattes.cnpq.br/0602427016127064LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBRO foco desta pesquisa é a questão da oralidade confrontada com a escrita no ofício do ator-performer. Considerando o teatro como olhar-lugar, opera-se uma análise da associação teatro/literatura e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da oralidade e da vocalidade. Apresenta-se a noção de vocoralidade em articulação com conceitos como gagueira, voz-música e uso menor, propostos pelo filósofo Gilles Deleuze. Observam-se, ainda, procedimentos instigantes dos artistas Carmelo Bene e Demétrio Stratos. Num segundo momento, compõe-se uma escrita memorial do processo prático desenvolvido como parte integrante da pesquisa, que traçou uma possível metodologia para os operadores de cena empenhados no debate teórico. A performance teórico. A performance caracterizaempenhados no debate teórico. A performance caracteriza-se como trabalho de equipe, envolvendo os atores participantes do trabalho experimental, imaginado, roteirizado e dirigido pelo autor desta dissertação.The focus of this research is the issue of orality confronted with the writing in the craft of actor-performer. Considering the theater as a placee look, an analysis of the theater/literature association and its distinction under the perspective of orality and vocation is operated. The notion of vocorality is presented in conjunction with concepts such as stuttering, voice-music and minor use, proposed by the philosopher Gilles Deleuze. There are also a look on use, proposed by the philosopher Gilles Deleuze. There are also a look on the instigating procedures by the artists Carmelo Bene and Demetrio Stratos. In a second part, it is composed a writing memorial of the practical process developed second part, it is composed a writing memorial of the practical process developed as an integral part of the research, which outlined a possible methodology for the scene operators engaged in the theoretical debate. The performance is characterized as teamwork, involving the actors participating in the experimental work, imagined, scripted and directed by the author of this dissertation.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:52652Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE SOUND OF THE VOICE IN WRITING-THEATER OF THE BODY IN BECOMING
title O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR
spellingShingle O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR
LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO
title_short O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR
title_full O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR
title_fullStr O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR
title_full_unstemmed O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR
title_sort O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR
author LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO
author_facet LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARILIA ROTHIER CARDOSO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01356291600
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5812449376017762
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARILIA ROTHIER CARDOSO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FLORA FERREIRA HOLDERBAUM
dc.contributor.referee3.fl_str_mv TATIANA DA MOTTA LIMA RAMOS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 12881798713
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0602427016127064
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO
contributor_str_mv MARILIA ROTHIER CARDOSO
MARILIA ROTHIER CARDOSO
FLORA FERREIRA HOLDERBAUM
TATIANA DA MOTTA LIMA RAMOS
description O foco desta pesquisa é a questão da oralidade confrontada com a escrita no ofício do ator-performer. Considerando o teatro como olhar-lugar, opera-se uma análise da associação teatro/literatura e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da oralidade e da vocalidade. Apresenta-se a noção de vocoralidade em articulação com conceitos como gagueira, voz-música e uso menor, propostos pelo filósofo Gilles Deleuze. Observam-se, ainda, procedimentos instigantes dos artistas Carmelo Bene e Demétrio Stratos. Num segundo momento, compõe-se uma escrita memorial do processo prático desenvolvido como parte integrante da pesquisa, que traçou uma possível metodologia para os operadores de cena empenhados no debate teórico. A performance teórico. A performance caracterizaempenhados no debate teórico. A performance caracteriza-se como trabalho de equipe, envolvendo os atores participantes do trabalho experimental, imaginado, roteirizado e dirigido pelo autor desta dissertação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324956059467776