O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@2 |
Resumo: | O foco desta pesquisa é a questão da oralidade confrontada com a escrita no ofício do ator-performer. Considerando o teatro como olhar-lugar, opera-se uma análise da associação teatro/literatura e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da oralidade e da vocalidade. Apresenta-se a noção de vocoralidade em articulação com conceitos como gagueira, voz-música e uso menor, propostos pelo filósofo Gilles Deleuze. Observam-se, ainda, procedimentos instigantes dos artistas Carmelo Bene e Demétrio Stratos. Num segundo momento, compõe-se uma escrita memorial do processo prático desenvolvido como parte integrante da pesquisa, que traçou uma possível metodologia para os operadores de cena empenhados no debate teórico. A performance teórico. A performance caracterizaempenhados no debate teórico. A performance caracteriza-se como trabalho de equipe, envolvendo os atores participantes do trabalho experimental, imaginado, roteirizado e dirigido pelo autor desta dissertação. |
id |
PUC_RIO-1_3d9ae2b69014c9b8d5363446d607b7f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:52652 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR THE SOUND OF THE VOICE IN WRITING-THEATER OF THE BODY IN BECOMING 2020-04-28MARILIA ROTHIER CARDOSO01356291600lattes.cnpq.br/5812449376017762MARILIA ROTHIER CARDOSOFLORA FERREIRA HOLDERBAUMTATIANA DA MOTTA LIMA RAMOS12881798713lattes.cnpq.br/0602427016127064LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBRO foco desta pesquisa é a questão da oralidade confrontada com a escrita no ofício do ator-performer. Considerando o teatro como olhar-lugar, opera-se uma análise da associação teatro/literatura e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da oralidade e da vocalidade. Apresenta-se a noção de vocoralidade em articulação com conceitos como gagueira, voz-música e uso menor, propostos pelo filósofo Gilles Deleuze. Observam-se, ainda, procedimentos instigantes dos artistas Carmelo Bene e Demétrio Stratos. Num segundo momento, compõe-se uma escrita memorial do processo prático desenvolvido como parte integrante da pesquisa, que traçou uma possível metodologia para os operadores de cena empenhados no debate teórico. A performance teórico. A performance caracterizaempenhados no debate teórico. A performance caracteriza-se como trabalho de equipe, envolvendo os atores participantes do trabalho experimental, imaginado, roteirizado e dirigido pelo autor desta dissertação.The focus of this research is the issue of orality confronted with the writing in the craft of actor-performer. Considering the theater as a placee look, an analysis of the theater/literature association and its distinction under the perspective of orality and vocation is operated. The notion of vocorality is presented in conjunction with concepts such as stuttering, voice-music and minor use, proposed by the philosopher Gilles Deleuze. There are also a look on use, proposed by the philosopher Gilles Deleuze. There are also a look on the instigating procedures by the artists Carmelo Bene and Demetrio Stratos. In a second part, it is composed a writing memorial of the practical process developed second part, it is composed a writing memorial of the practical process developed as an integral part of the research, which outlined a possible methodology for the scene operators engaged in the theoretical debate. The performance is characterized as teamwork, involving the actors participating in the experimental work, imagined, scripted and directed by the author of this dissertation.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:52652Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE SOUND OF THE VOICE IN WRITING-THEATER OF THE BODY IN BECOMING |
title |
O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR |
spellingShingle |
O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO |
title_short |
O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR |
title_full |
O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR |
title_fullStr |
O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR |
title_full_unstemmed |
O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR |
title_sort |
O SOM DA VOZ NA ESCRITA-TEATRO DO CORPO EM DEVIR |
author |
LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO |
author_facet |
LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARILIA ROTHIER CARDOSO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01356291600 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5812449376017762 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARILIA ROTHIER CARDOSO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
FLORA FERREIRA HOLDERBAUM |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
TATIANA DA MOTTA LIMA RAMOS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
12881798713 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0602427016127064 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUCAS DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO |
contributor_str_mv |
MARILIA ROTHIER CARDOSO MARILIA ROTHIER CARDOSO FLORA FERREIRA HOLDERBAUM TATIANA DA MOTTA LIMA RAMOS |
description |
O foco desta pesquisa é a questão da oralidade confrontada com a escrita no ofício do ator-performer. Considerando o teatro como olhar-lugar, opera-se uma análise da associação teatro/literatura e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da e sua distinção sob a perspectiva da oralidade e da vocalidade. Apresenta-se a noção de vocoralidade em articulação com conceitos como gagueira, voz-música e uso menor, propostos pelo filósofo Gilles Deleuze. Observam-se, ainda, procedimentos instigantes dos artistas Carmelo Bene e Demétrio Stratos. Num segundo momento, compõe-se uma escrita memorial do processo prático desenvolvido como parte integrante da pesquisa, que traçou uma possível metodologia para os operadores de cena empenhados no debate teórico. A performance teórico. A performance caracterizaempenhados no debate teórico. A performance caracteriza-se como trabalho de equipe, envolvendo os atores participantes do trabalho experimental, imaginado, roteirizado e dirigido pelo autor desta dissertação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52652@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324956059467776 |