[en] I AM VERY YOUNG: CHOICES AND STRATEGIES OF YOUNG PEOPLE IN A TEACHER TRAINING COURSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REJANE BRANDÃO SIQUEIRA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48669&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48669&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48669
Resumo: [pt] A juventude tem sido tema de pesquisa nas últimas décadas com diferentes abordagens e percursos, mas o estudo do jovem enquanto professor em formação é ainda deficitário de acordo com o levantamento da produção de trabalhos realizado para a elaboração da presente tese, que se insere no campo da juventude e aborda a percepção de jovens de 16 a 20 anos que vivenciam a sua condição juvenil como concluintes de Ensino Médio em uma escola de formação de professores, na modalidade Normal situada na Baixada Fluminense e constituem uma realidade imperceptível no cenário das matrículas seja do Ensino Médio no Brasil ou no estado do Rio de Janeiro. Porém são jovens, sujeitos sociais e representam uma minoria que vive sua condição juvenil num determinado contexto e sob condições sociais determinadas e determinantes. Na busca por conhecer como esses jovens percebem a sua condição juvenil, o preenchimento de um questionário socioeconômico, o relato de histórias e a realização de um grupo focal foram estratégias teórico-metodológicas adotadas, colocando a narrativa como o eixo orientador da pesquisa, que tem na linguagem a sua centralidade. A Baixada Fluminense, contexto da pesquisa, é apresentada a partir de dados censitários e de amostragens nacionais, apresentada a fim de situar o campo e os sujeitos. O conceito de condição juvenil e a abordagem dos jovens no Ensino Médio são norteados por estudos do campo da juventude, além das contribuições da pesquisa Agenda Juventude Brasil (2016). A escuta dos jovens se orientou pelo exercício de seu reconhecimento enquanto sujeito histórico e social, inserido em um contexto, produzido e produtor de cultura, que carrega diferentes modos de perceber-se na sua condição juvenil e que por seus diferentes modos de vivenciá-la dentro e fora da instituição escolar, as aproximações e afastamentos construídos a partir de sua auto percepção do ser jovem e ser jovem estudante do Ensino Médio, na modalidade Normal possibilita identificá-lo como jovem normalista.
id PUC_RIO-1_3e69be4e744b17293fa78fe92801af08
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:48669
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] I AM VERY YOUNG: CHOICES AND STRATEGIES OF YOUNG PEOPLE IN A TEACHER TRAINING COURSE[pt] SOU MUITO JOVEM: ESCOLHAS E ESTRATÉGIAS DE JOVENS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES[pt] FORMACAO DE PROFESSORES[pt] JUVENTUDE[pt] JOVEM[pt] ENSINO MEDIO[en] TEACHERS FORMATION[en] YOUTH[en] YOUNG[en] HIGH SCHOOL TEACHING[pt] A juventude tem sido tema de pesquisa nas últimas décadas com diferentes abordagens e percursos, mas o estudo do jovem enquanto professor em formação é ainda deficitário de acordo com o levantamento da produção de trabalhos realizado para a elaboração da presente tese, que se insere no campo da juventude e aborda a percepção de jovens de 16 a 20 anos que vivenciam a sua condição juvenil como concluintes de Ensino Médio em uma escola de formação de professores, na modalidade Normal situada na Baixada Fluminense e constituem uma realidade imperceptível no cenário das matrículas seja do Ensino Médio no Brasil ou no estado do Rio de Janeiro. Porém são jovens, sujeitos sociais e representam uma minoria que vive sua condição juvenil num determinado contexto e sob condições sociais determinadas e determinantes. Na busca por conhecer como esses jovens percebem a sua condição juvenil, o preenchimento de um questionário socioeconômico, o relato de histórias e a realização de um grupo focal foram estratégias teórico-metodológicas adotadas, colocando a narrativa como o eixo orientador da pesquisa, que tem na linguagem a sua centralidade. A Baixada Fluminense, contexto da pesquisa, é apresentada a partir de dados censitários e de amostragens nacionais, apresentada a fim de situar o campo e os sujeitos. O conceito de condição juvenil e a abordagem dos jovens no Ensino Médio são norteados por estudos do campo da juventude, além das contribuições da pesquisa Agenda Juventude Brasil (2016). A escuta dos jovens se orientou pelo exercício de seu reconhecimento enquanto sujeito histórico e social, inserido em um contexto, produzido e produtor de cultura, que carrega diferentes modos de perceber-se na sua condição juvenil e que por seus diferentes modos de vivenciá-la dentro e fora da instituição escolar, as aproximações e afastamentos construídos a partir de sua auto percepção do ser jovem e ser jovem estudante do Ensino Médio, na modalidade Normal possibilita identificá-lo como jovem normalista.[en] Youth has been the subject of research in recent decades with different approaches and paths, but the study of youth as a teacher in formation is still deficient according to the survey of the work production done for the preparation of this thesis, which fits into the field and it addresses the perception of young people from 16 to 20 years old, who experience their youth condition as high school students graduating in a teacher training school, a normal course located in Baixada Fluminense and they constitute an imperceptible reality in the scenario of enrollment either High School in Brazil or in the state of Rio de Janeiro. However, they are young, social people and represent a minority who live their youth condition in a certain context and under determined and determinant social conditions. In the search to know how these young people perceive their youthful condition, some theoretic-methodological strategies were adopted, such as filling out a socioeconomic questionnaire, storytelling and conducting a focus group, placing the narrative as the guiding axis of the research, which has in language its centrality. The context of the research, in Baixada Fluminense, is presented from census data and national samples, presented in order to situate the field and the subjects. The concept of youth condition and the approach of youth in high school are guided by studies of the youth field, in addition to the contributions of the research Agenda Juventude Brasil (2016). The listening of young people was guided by the exercise of their recognition as a historical and a social subject, inserted in a context, produced and producer of culture, which carries different ways of perceiving themselves in their youthful condition and their different ways of experiencing it inside and outside the school, the approximations and distances in the his sef-perception of being young and being young high school student in the Normal mode make it possible to identify him that as a young normalist.MAXWELLSONIA KRAMERREJANE BRANDÃO SIQUEIRA2020-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48669&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48669&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48669porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-26T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:48669Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] I AM VERY YOUNG: CHOICES AND STRATEGIES OF YOUNG PEOPLE IN A TEACHER TRAINING COURSE
[pt] SOU MUITO JOVEM: ESCOLHAS E ESTRATÉGIAS DE JOVENS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title [en] I AM VERY YOUNG: CHOICES AND STRATEGIES OF YOUNG PEOPLE IN A TEACHER TRAINING COURSE
spellingShingle [en] I AM VERY YOUNG: CHOICES AND STRATEGIES OF YOUNG PEOPLE IN A TEACHER TRAINING COURSE
REJANE BRANDÃO SIQUEIRA
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] JUVENTUDE
[pt] JOVEM
[pt] ENSINO MEDIO
[en] TEACHERS FORMATION
[en] YOUTH
[en] YOUNG
[en] HIGH SCHOOL TEACHING
title_short [en] I AM VERY YOUNG: CHOICES AND STRATEGIES OF YOUNG PEOPLE IN A TEACHER TRAINING COURSE
title_full [en] I AM VERY YOUNG: CHOICES AND STRATEGIES OF YOUNG PEOPLE IN A TEACHER TRAINING COURSE
title_fullStr [en] I AM VERY YOUNG: CHOICES AND STRATEGIES OF YOUNG PEOPLE IN A TEACHER TRAINING COURSE
title_full_unstemmed [en] I AM VERY YOUNG: CHOICES AND STRATEGIES OF YOUNG PEOPLE IN A TEACHER TRAINING COURSE
title_sort [en] I AM VERY YOUNG: CHOICES AND STRATEGIES OF YOUNG PEOPLE IN A TEACHER TRAINING COURSE
author REJANE BRANDÃO SIQUEIRA
author_facet REJANE BRANDÃO SIQUEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.author.fl_str_mv REJANE BRANDÃO SIQUEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] JUVENTUDE
[pt] JOVEM
[pt] ENSINO MEDIO
[en] TEACHERS FORMATION
[en] YOUTH
[en] YOUNG
[en] HIGH SCHOOL TEACHING
topic [pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] JUVENTUDE
[pt] JOVEM
[pt] ENSINO MEDIO
[en] TEACHERS FORMATION
[en] YOUTH
[en] YOUNG
[en] HIGH SCHOOL TEACHING
description [pt] A juventude tem sido tema de pesquisa nas últimas décadas com diferentes abordagens e percursos, mas o estudo do jovem enquanto professor em formação é ainda deficitário de acordo com o levantamento da produção de trabalhos realizado para a elaboração da presente tese, que se insere no campo da juventude e aborda a percepção de jovens de 16 a 20 anos que vivenciam a sua condição juvenil como concluintes de Ensino Médio em uma escola de formação de professores, na modalidade Normal situada na Baixada Fluminense e constituem uma realidade imperceptível no cenário das matrículas seja do Ensino Médio no Brasil ou no estado do Rio de Janeiro. Porém são jovens, sujeitos sociais e representam uma minoria que vive sua condição juvenil num determinado contexto e sob condições sociais determinadas e determinantes. Na busca por conhecer como esses jovens percebem a sua condição juvenil, o preenchimento de um questionário socioeconômico, o relato de histórias e a realização de um grupo focal foram estratégias teórico-metodológicas adotadas, colocando a narrativa como o eixo orientador da pesquisa, que tem na linguagem a sua centralidade. A Baixada Fluminense, contexto da pesquisa, é apresentada a partir de dados censitários e de amostragens nacionais, apresentada a fim de situar o campo e os sujeitos. O conceito de condição juvenil e a abordagem dos jovens no Ensino Médio são norteados por estudos do campo da juventude, além das contribuições da pesquisa Agenda Juventude Brasil (2016). A escuta dos jovens se orientou pelo exercício de seu reconhecimento enquanto sujeito histórico e social, inserido em um contexto, produzido e produtor de cultura, que carrega diferentes modos de perceber-se na sua condição juvenil e que por seus diferentes modos de vivenciá-la dentro e fora da instituição escolar, as aproximações e afastamentos construídos a partir de sua auto percepção do ser jovem e ser jovem estudante do Ensino Médio, na modalidade Normal possibilita identificá-lo como jovem normalista.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48669&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48669&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48669
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48669&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48669&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790173908697088