[en] AESTHETICS AND POLITICS: A DIALOGUE BETWEEN JACQUES RANCIÈRE AND RICARDO BASBAUM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47564@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47564@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47564 |
Resumo: | [pt] Na presente dissertação buscamos pensar a relação entre arte e política a partir das proposições teóricas de Jacques Rancière em diálogo com a obra Você gostaria de participar de uma experiência artística? do artista visual Ricardo Basbaum. A elaboração desse diálogo, compreendido aqui como princípio e criação filosóficos, se deu por meio de cartas, entre Basbaum e Rancière, nas quais, a partir do episódio doação do NBP (ação realizada pelo Coletivo Vaca Amarela na proposição Você gostaria de participar de uma experiência artística?), são discutidas a relação entre estética e política, os papéis do artista e do espectador no circuito de arte. Para Rancière, a politicidade das obras de arte não reside na capacidade de dar a ver as estruturas de dominação ou os conflitos políticos nem na de descortinar alternativas e soluções. A política acontece, antes, quando ocorrem dissensos na Partilha do Sensível, isto é, na configuração implícita que define lugares e formas de participação num mundo comum, que determina aquilo que é visível, audível e o que pode ser dito, pensado ou feito. A arte é política não por defender tal ou qual causa, mas à medida que mobiliza um conjunto complexo de relações. A consequência desta formulação é que a própria noção de obra enquanto um objeto deve ser ampliada para a ideia de regime das artes como um a priori que define toda rede de relações e articulações em torno da arte. Deste modo, não serão perscrutadas intenções ou motivações políticas na obra Você gostaria de participar de uma experiência artística?, aquilo que pretendemos é pensar de que forma Basbaum reconfigura o sensível sendo, portanto, política sua obra. |
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[en] AESTHETICS AND POLITICS: A DIALOGUE BETWEEN JACQUES RANCIÈRE AND RICARDO BASBAUM[pt] ARTE E POLÍTICA: UM DIÁLOGO EPISTOLAR ENTRE JACQUES RANCIÈRE E RICARDO BASBAUM[pt] POLITICA[pt] ESTETICA[pt] RICARDO BASBAUM[pt] JACQUES RANCIERE[pt] PARTILHA DO SENSIVEL[en] POLICY[en] AESTHETICS[en] RICARDO BASBAUM[en] JACQUES RANCIERE[en] DISTRIBUTION OF THE SENSIBLE[pt] Na presente dissertação buscamos pensar a relação entre arte e política a partir das proposições teóricas de Jacques Rancière em diálogo com a obra Você gostaria de participar de uma experiência artística? do artista visual Ricardo Basbaum. A elaboração desse diálogo, compreendido aqui como princípio e criação filosóficos, se deu por meio de cartas, entre Basbaum e Rancière, nas quais, a partir do episódio doação do NBP (ação realizada pelo Coletivo Vaca Amarela na proposição Você gostaria de participar de uma experiência artística?), são discutidas a relação entre estética e política, os papéis do artista e do espectador no circuito de arte. Para Rancière, a politicidade das obras de arte não reside na capacidade de dar a ver as estruturas de dominação ou os conflitos políticos nem na de descortinar alternativas e soluções. A política acontece, antes, quando ocorrem dissensos na Partilha do Sensível, isto é, na configuração implícita que define lugares e formas de participação num mundo comum, que determina aquilo que é visível, audível e o que pode ser dito, pensado ou feito. A arte é política não por defender tal ou qual causa, mas à medida que mobiliza um conjunto complexo de relações. A consequência desta formulação é que a própria noção de obra enquanto um objeto deve ser ampliada para a ideia de regime das artes como um a priori que define toda rede de relações e articulações em torno da arte. Deste modo, não serão perscrutadas intenções ou motivações políticas na obra Você gostaria de participar de uma experiência artística?, aquilo que pretendemos é pensar de que forma Basbaum reconfigura o sensível sendo, portanto, política sua obra.[en] This dissertation aims to present and discuss the relationship between art and politics from Jacques Rancière s theoretical propositions in dialogue with the work Would you like to participate in an artistic experience? by visual artist Ricardo Basbaum. The elaboration of this dialogue, understood here as a philosophical principle and creation, took place through letters, between Basbaum and Rancière, in which, from the episode NBP donation (action performed by the Collective Vaca Amarela in the proposition Would you like to participate in an artistic experience?), the relationship between aesthetics and politics, the roles of the artist and the spectator in the art circuit are discussed. For Rancière, the politicity of works of art does not lie in their ability to reveal the structures of domination or political conflicts or to uncover alternatives and solutions. Politics happens rather when dissent occurs in Sensitive Sharing, that is, in the implicit configuration that defines places and forms of participation in a common world, which determines what is visible, audible, and what can be said, thought, or done. Art is political not for defending such or any cause, but as it mobilizes a complex set of relationships. The consequence of this formulation is that the very notion of work as an object must be extended to the idea of the regime of the arts as an a priori that defines the whole network of relations and articulations around art. Thus, no political intentions or motivations will be scrutinized in the work Would you like to participate in an artistic experience?, What we want to think about is how Basbaum reconfigures the sensible and therefore his work is political.MAXWELLLUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDALUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDAPATRICIA DE SOUZA MATIAS2020-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47564@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47564@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47564porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:47564Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-10-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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