Da escrita à democracia literária: Jacques Rancière e a revolução silenciosa da Literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-23072020-123214/ |
Resumo: | Partindo do estatuto da literatura e da escrita, na obra de Jacques Rancière, o presente trabalho pretende discorrer sobre a \"revolução silenciosa\", expressão cunhada pelo filósofo para caracterizar a passagem da tradição das belas-letras à literatura, isto é, a passagem do sistema clássico baseado na mímesis, denominado por ele de \"regime representativo\", para o \"regime estético das artes\". Segundo Rancière, há um \"deslizamento de sentido\" entre o sistema das belas-letras e o conceito de literatura, o que caracteriza não uma continuidade essencial entre um e outro, mas a mudança de um tipo de saber para uma arte. O que leva à derrogação do sistema clássico da ficção poética é a palavra órfã e errante, a qual instaura a perturbação democrática na hierarquia mimética que fundamentava as belas-letras. Tal perturbação é identificada com o surgimento da literatura, a qual não se resume a um modo de fatura artística, mas a um sistema de possibilidades, um modo de vida próprio que suspende os princípios hierárquicos da mímesis clássica à custa de ser uma contradição infindável entre o regime da palavra muda-falante, isto é, a literaridade democrática, e a verdade da palavra encarnada. |
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Da escrita à democracia literária: Jacques Rancière e a revolução silenciosa da LiteraturaFrom writing to literary democracy: Jacques Ranciere and the silent revolution of LiteratureDestribution of the sensibleEscritaJacques RancièreJacques RancièreLiteraridadeLiterarityLiteraturaLiteraturePartilha do sensívelWritingPartindo do estatuto da literatura e da escrita, na obra de Jacques Rancière, o presente trabalho pretende discorrer sobre a \"revolução silenciosa\", expressão cunhada pelo filósofo para caracterizar a passagem da tradição das belas-letras à literatura, isto é, a passagem do sistema clássico baseado na mímesis, denominado por ele de \"regime representativo\", para o \"regime estético das artes\". Segundo Rancière, há um \"deslizamento de sentido\" entre o sistema das belas-letras e o conceito de literatura, o que caracteriza não uma continuidade essencial entre um e outro, mas a mudança de um tipo de saber para uma arte. O que leva à derrogação do sistema clássico da ficção poética é a palavra órfã e errante, a qual instaura a perturbação democrática na hierarquia mimética que fundamentava as belas-letras. Tal perturbação é identificada com o surgimento da literatura, a qual não se resume a um modo de fatura artística, mas a um sistema de possibilidades, um modo de vida próprio que suspende os princípios hierárquicos da mímesis clássica à custa de ser uma contradição infindável entre o regime da palavra muda-falante, isto é, a literaridade democrática, e a verdade da palavra encarnada.Starting from the status of literature and writing in the work of Jacques Rancière, the present dissertation intends to discuss the \"silent revolution\", expression coined by the philosopher to characterize the passage from the tradition of belles-lettres to literature, that is, the passage from classical system based on mimesis, which he called the \"representative regime\" to the \"aesthetic regime of the arts\". According to Rancière, there is a \"change of meaning\" between the system of belles-lettres and the concept of literature, which characterizes not an essential continuity between one and the other, but the shift from a kind of knowledge to an form of art. What leads to the derogation of the classical system of poetic fiction is the orphan and wandering word, which establishes the democratic disturbance in the mimetic hierarchy that underpinned the belles-lettres . Such a disturbance is identified with the emergence of literature, which is not just a mode of artistic making, but a system of possibilities, a way of life that suspends the hierarchical principles of classical mimesis at the expense of being an endless contradiction between the regime of the mute-loquacious word, that is, democratic literarity, and the truth of the embodied word.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFavaretto, Celso FernandoSilva, Renan Ferreira da2020-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-23072020-123214/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-13T00:45:40Zoai:teses.usp.br:tde-23072020-123214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-13T00:45:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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