ORGANIZATION AND SCHOOL ENVIRONMENT OF A FULL-TIME SPORTS-ORIENTED SCHOOL: THE OLYMPIC EXPERIMENTAL GYMNASIUM IN RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCELA PAQUELET FONSECA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31120@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31120@2
Resumo: O Programa Ginásio Experimental Olímpico (GEO) foi implementado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para atender alunos dos anos finais do Ensino Fundamental com vocação para o esporte, buscando a formação de excelência do aluno-atleta-cidadão em algumas escolas de horário integral da rede. Desenvolvemos um estudo de caso sobre a implementação do programa em uma das unidades, localizada no bairro Caju. Realizamos entrevistas com técnicos responsáveis pelo programa nos órgãos municipais e instituições que participaram na implementação do projeto e com a equipe de gestão e professores da escola. Aplicamos um questionário aos atores escolares, reunimos documentos sobre o modelo em questão e realizamos observação do cotidiano escolar. Concluímos que a localização da escola influenciou a evolução da demanda de vagas nesse modelo de escola possivelmente em maior medida que as características do projeto propriamente dito. As regulamentações pouco claras favoreceram a discricionariedade dos atores escolares ampliando a margem de tomadas de decisão com base em suas crenças e valores pessoais. As exigências impostas a um modelo criado para atender também à uma demanda por escolas eficazes na rede, assim como a histórica cultura de pouca valorização do papel da educação física e do esporte no contexto escolar também pareceram influenciar tanto a discricionariedade dos atores quanto o estabelecimento da cultura organizacional da escola estudada. Os dados analisados indicaram que o processo seletivo dos professores, os valores motivados pelas ações esportivas e o tempo ampliado de permanência de professores e alunos pareceram influenciar positivamente o clima escolar.
id PUC_RIO-1_41cc7266cec651020e1ac2a04d5d5d7e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:31120
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisORGANIZATION AND SCHOOL ENVIRONMENT OF A FULL-TIME SPORTS-ORIENTED SCHOOL: THE OLYMPIC EXPERIMENTAL GYMNASIUM IN RIO DE JANEIROORGANIZAÇÃO E CLIMA ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VOCACIONADA PARA O ESPORTE: O GINÁSIO EXPERIMENTAL OLÍMPICO NO RIO DE JANEIRO2017-04-11CYNTHIA PAES DE CARVALHO48362336749lattes.cnpq.br/0512449913760180CYNTHIA PAES DE CARVALHO48362336749lattes.cnpq.br/0512449913760180CYNTHIA PAES DE CARVALHOMARIA INES G F MARCONDES DE SOUZACYNTHIA PAES DE CARVALHOCYNTHIA PAES DE CARVALHOCYNTHIA PAES DE CARVALHO09535507702lattes.cnpq.br/7341535256227855MARCELA PAQUELET FONSECAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO Programa Ginásio Experimental Olímpico (GEO) foi implementado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para atender alunos dos anos finais do Ensino Fundamental com vocação para o esporte, buscando a formação de excelência do aluno-atleta-cidadão em algumas escolas de horário integral da rede. Desenvolvemos um estudo de caso sobre a implementação do programa em uma das unidades, localizada no bairro Caju. Realizamos entrevistas com técnicos responsáveis pelo programa nos órgãos municipais e instituições que participaram na implementação do projeto e com a equipe de gestão e professores da escola. Aplicamos um questionário aos atores escolares, reunimos documentos sobre o modelo em questão e realizamos observação do cotidiano escolar. Concluímos que a localização da escola influenciou a evolução da demanda de vagas nesse modelo de escola possivelmente em maior medida que as características do projeto propriamente dito. As regulamentações pouco claras favoreceram a discricionariedade dos atores escolares ampliando a margem de tomadas de decisão com base em suas crenças e valores pessoais. As exigências impostas a um modelo criado para atender também à uma demanda por escolas eficazes na rede, assim como a histórica cultura de pouca valorização do papel da educação física e do esporte no contexto escolar também pareceram influenciar tanto a discricionariedade dos atores quanto o estabelecimento da cultura organizacional da escola estudada. Os dados analisados indicaram que o processo seletivo dos professores, os valores motivados pelas ações esportivas e o tempo ampliado de permanência de professores e alunos pareceram influenciar positivamente o clima escolar.The Olympic Experimental Gymnasium (OEG) Program was implemented by the Municipal Government of Rio de Janeiro, to attend students of the final years of Elementary School with talent for sports, seeking the excellence training of student-athlete-citizen in some full-time schools of the network. A case study on the implementation of the program was developed in one of the units, located in the Caju neighborhood. We conducted interviews with technicians responsible for the program in the municipal agencies and institutions that participated in the implementation of the project, with the management team and teachers of the school. We applied a questionnaire to the school actors, gathered documents about the model in question and made observation as participants in the school everyday. We conclude that the location of the school influenced the evolution of demand for positions in this school model possibly to a greater extent than the characteristics of the project itself. The unclear regulations favored the discretion of school characters by broadening the scope for decision-making based on their personal beliefs and values. The demands imposed on a model created to meet also a demand for effective schools in the network, as well as the historical culture of little appreciation of the role of physical education and sport in the school context, also seemed to influence both the discretion of the characters and the establishment of the organizational culture of the school studied. The data analyzed indicated that the selection process of the teachers, the values motivated by the sports actions and the extended time of permanence of teachers and students appeared to positively influence the school environment.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31120@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31120@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:16Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31120Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ORGANIZATION AND SCHOOL ENVIRONMENT OF A FULL-TIME SPORTS-ORIENTED SCHOOL: THE OLYMPIC EXPERIMENTAL GYMNASIUM IN RIO DE JANEIRO
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ORGANIZAÇÃO E CLIMA ESCOLAR DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VOCACIONADA PARA O ESPORTE: O GINÁSIO EXPERIMENTAL OLÍMPICO NO RIO DE JANEIRO
title ORGANIZATION AND SCHOOL ENVIRONMENT OF A FULL-TIME SPORTS-ORIENTED SCHOOL: THE OLYMPIC EXPERIMENTAL GYMNASIUM IN RIO DE JANEIRO
spellingShingle ORGANIZATION AND SCHOOL ENVIRONMENT OF A FULL-TIME SPORTS-ORIENTED SCHOOL: THE OLYMPIC EXPERIMENTAL GYMNASIUM IN RIO DE JANEIRO
MARCELA PAQUELET FONSECA
title_short ORGANIZATION AND SCHOOL ENVIRONMENT OF A FULL-TIME SPORTS-ORIENTED SCHOOL: THE OLYMPIC EXPERIMENTAL GYMNASIUM IN RIO DE JANEIRO
title_full ORGANIZATION AND SCHOOL ENVIRONMENT OF A FULL-TIME SPORTS-ORIENTED SCHOOL: THE OLYMPIC EXPERIMENTAL GYMNASIUM IN RIO DE JANEIRO
title_fullStr ORGANIZATION AND SCHOOL ENVIRONMENT OF A FULL-TIME SPORTS-ORIENTED SCHOOL: THE OLYMPIC EXPERIMENTAL GYMNASIUM IN RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed ORGANIZATION AND SCHOOL ENVIRONMENT OF A FULL-TIME SPORTS-ORIENTED SCHOOL: THE OLYMPIC EXPERIMENTAL GYMNASIUM IN RIO DE JANEIRO
title_sort ORGANIZATION AND SCHOOL ENVIRONMENT OF A FULL-TIME SPORTS-ORIENTED SCHOOL: THE OLYMPIC EXPERIMENTAL GYMNASIUM IN RIO DE JANEIRO
author MARCELA PAQUELET FONSECA
author_facet MARCELA PAQUELET FONSECA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 48362336749
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 48362336749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0512449913760180
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0512449913760180
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09535507702
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7341535256227855
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCELA PAQUELET FONSECA
contributor_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
description O Programa Ginásio Experimental Olímpico (GEO) foi implementado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para atender alunos dos anos finais do Ensino Fundamental com vocação para o esporte, buscando a formação de excelência do aluno-atleta-cidadão em algumas escolas de horário integral da rede. Desenvolvemos um estudo de caso sobre a implementação do programa em uma das unidades, localizada no bairro Caju. Realizamos entrevistas com técnicos responsáveis pelo programa nos órgãos municipais e instituições que participaram na implementação do projeto e com a equipe de gestão e professores da escola. Aplicamos um questionário aos atores escolares, reunimos documentos sobre o modelo em questão e realizamos observação do cotidiano escolar. Concluímos que a localização da escola influenciou a evolução da demanda de vagas nesse modelo de escola possivelmente em maior medida que as características do projeto propriamente dito. As regulamentações pouco claras favoreceram a discricionariedade dos atores escolares ampliando a margem de tomadas de decisão com base em suas crenças e valores pessoais. As exigências impostas a um modelo criado para atender também à uma demanda por escolas eficazes na rede, assim como a histórica cultura de pouca valorização do papel da educação física e do esporte no contexto escolar também pareceram influenciar tanto a discricionariedade dos atores quanto o estabelecimento da cultura organizacional da escola estudada. Os dados analisados indicaram que o processo seletivo dos professores, os valores motivados pelas ações esportivas e o tempo ampliado de permanência de professores e alunos pareceram influenciar positivamente o clima escolar.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31120@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31120@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31120@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31120@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324933075730432