MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@4 |
Resumo: | Segundo o INEP/MEC, nos últimos 20 anos, o número de matrículas da educação superior de graduação no Brasil cresceu mais de duas vezes, com uma taxa de crescimento anual verificada a partir de 2001 em torno de 5,7 por cento ao ano. Ainda segundo esta instituição, em 2008 houve o ingresso de 1.505.819 novos estudantes nos cursos presenciais, ao mesmo tempo em que 1.479.318 vagas não foram ocupadas, sendo que 54,6 por cento do total de vagas ofertadas pelo setor privado. Tendo em conta que São Paulo é o maior estado do Brasil, é muito importante que o Ministério da Educação tome conhecimento de como se dará a dinâmica da oferta de educação superior nos próximos 20 anos para que suas ações (políticas públicas, sobretudo) possam ser realizadas com êxito. O objetivo deste trabalho é aplicar modelagem estatística para estimar a oferta do ensino superior do Estado de São Paulo no período de 2015 a 2035, considerando dados da INEP de educação superior. A motivação para este trabalho é melhorar o planejamento da oferta de curso superior e fazer a replicação do modelo preditivo para outros estados do Brasil. A metodologia usada é modelagem estatística (modelos de regressão linear) e séries temporais (Holt). Como resultado, têm-se as áreas e/os cursos onde o governo federal deve investir no futuro aprimorando seu planejamento. |
id |
PUC_RIO-1_4af6f16a1a9e9acf29ea2208a8027492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:35308 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035MODELO ESTATÍSTICO PARA A PROJEÇÃO DA OFERTA DE ENSINO SUPERIOR: 2015-2035STATISTICAL MODEL FOR PREDICTING THE SUPPLY OF HIGHER EDUCATION: 2015-20352018-04-19REINALDO CASTRO SOUZA09951768687lattes.cnpq.brREINALDO CASTRO SOUZA09951768687lattes.cnpq.brRODRIGO FLORA CALILI03161003667lattes.cnpq.br/4513485062469304RODRIGO FLORA CALILI03161003667lattes.cnpq.br/4513485062469304REINALDO CASTRO SOUZARODRIGO FLORA CALILIRODRIGO FLORA CALILIRODRIGO FLORA CALILIRODRIGO FLORA CALILI06329228779lattes.cnpq.br/8080762665482035CLARENA PATRICIA ARRIETA ARRIETAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM METROLOGIAPUC-RioBRSegundo o INEP/MEC, nos últimos 20 anos, o número de matrículas da educação superior de graduação no Brasil cresceu mais de duas vezes, com uma taxa de crescimento anual verificada a partir de 2001 em torno de 5,7 por cento ao ano. Ainda segundo esta instituição, em 2008 houve o ingresso de 1.505.819 novos estudantes nos cursos presenciais, ao mesmo tempo em que 1.479.318 vagas não foram ocupadas, sendo que 54,6 por cento do total de vagas ofertadas pelo setor privado. Tendo em conta que São Paulo é o maior estado do Brasil, é muito importante que o Ministério da Educação tome conhecimento de como se dará a dinâmica da oferta de educação superior nos próximos 20 anos para que suas ações (políticas públicas, sobretudo) possam ser realizadas com êxito. O objetivo deste trabalho é aplicar modelagem estatística para estimar a oferta do ensino superior do Estado de São Paulo no período de 2015 a 2035, considerando dados da INEP de educação superior. A motivação para este trabalho é melhorar o planejamento da oferta de curso superior e fazer a replicação do modelo preditivo para outros estados do Brasil. A metodologia usada é modelagem estatística (modelos de regressão linear) e séries temporais (Holt). Como resultado, têm-se as áreas e/os cursos onde o governo federal deve investir no futuro aprimorando seu planejamento.According to INEP/MEC, in the last 20 years, the number of undergraduate higher education enrollments in Brazil has grown more than twice, with an annual growth rate of 5,7 percent per year since 2001. According to this institution, in 2008 there were 1.505.819 new students enrolled in presential courses, while 1.479.318 vacancies were not filled, with 54.6 percent of the total number of vacancies offered by the private sector. Given that São Paulo is the largest state in Brazil, it is very important that the Ministry of Education becomes aware of the dynamics of the offer of higher education in the next 20 years so that its actions (mainly public policies) can be successfully executed. The objective of this study is to apply statistical modeling to estimate the offer of higher education in the State of São Paulo in the period from 2015 to 2035, considering data from INEP about higher education. The motivation for this work is to improve the planning of the offer of higher education and to replicate the predictive model for other Brazilian states. The methodology used concerns statistical modeling (linear regression models) and time series (Holt). As a result, it is obtained the areas and/or courses where the federal government should invest in the future, improving its planning. Según el INEP/MEC, en los últimos 20 años, el número de matrículas de educación superior en Brasil creció más de dos veces, con una tasa de crecimiento anual verificada a partir de 2001 en torno al 5,7 por ciento por año. Según esta institución, en 2008 hubo un ingreso de 1.505.819 nuevos estudiantes en los cursos presenciales, al mismo tiempo que 1.479.318 vacantes no fueron ocupadas, siendo el 54,6 por ciento del total de vacantes ofrecidas por el sector privado. Dado que São Paulo es el mayor estado de Brasil, es muy importante que el Ministerio de Educación tome conocimiento de cómo se dará la dinámica de la oferta de educación superior en los próximos 20 años para que sus acciones (políticas públicas, sobre todo) puedan realizarse con éxito. El objetivo de este trabajo es aplicar modelos estadísticos para estimar la oferta de educación superior del Estado de São Paulo en el período de 2015 a 2035, considerando datos de INEP de educación superior. La motivación para este trabajo es mejorar la planificación de la oferta de curso superior y hacer replicación del modelo predictivo para otros estados de Brasil. La metodología utilizada es modelos estadístico (modelos de regresión lineal) y series tiempo (Holt). Como resultado, se tienen las áreas y/o cursos donde el gobierno federal debe invertir en el futuro mejorando su planificación.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@4spareponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:08Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35308Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.es.fl_str_mv |
MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035 |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
MODELO ESTATÍSTICO PARA A PROJEÇÃO DA OFERTA DE ENSINO SUPERIOR: 2015-2035 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
STATISTICAL MODEL FOR PREDICTING THE SUPPLY OF HIGHER EDUCATION: 2015-2035 |
title |
MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035 |
spellingShingle |
MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035 CLARENA PATRICIA ARRIETA ARRIETA |
title_short |
MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035 |
title_full |
MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035 |
title_fullStr |
MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035 |
title_full_unstemmed |
MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035 |
title_sort |
MODELO ESTADÍSTICO PARA LA PROYECCIÓN DE OFERTA DE EDUCACIÓN SUPERIOR: 2015-2035 |
author |
CLARENA PATRICIA ARRIETA ARRIETA |
author_facet |
CLARENA PATRICIA ARRIETA ARRIETA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
09951768687 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
REINALDO CASTRO SOUZA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
09951768687 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
REINALDO CASTRO SOUZA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
RODRIGO FLORA CALILI |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
03161003667 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4513485062469304 |
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv |
RODRIGO FLORA CALILI |
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv |
03161003667 |
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4513485062469304 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
REINALDO CASTRO SOUZA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
RODRIGO FLORA CALILI |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
RODRIGO FLORA CALILI |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
RODRIGO FLORA CALILI |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
RODRIGO FLORA CALILI |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
06329228779 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8080762665482035 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CLARENA PATRICIA ARRIETA ARRIETA |
contributor_str_mv |
REINALDO CASTRO SOUZA REINALDO CASTRO SOUZA RODRIGO FLORA CALILI RODRIGO FLORA CALILI REINALDO CASTRO SOUZA RODRIGO FLORA CALILI RODRIGO FLORA CALILI RODRIGO FLORA CALILI RODRIGO FLORA CALILI |
description |
Segundo o INEP/MEC, nos últimos 20 anos, o número de matrículas da educação superior de graduação no Brasil cresceu mais de duas vezes, com uma taxa de crescimento anual verificada a partir de 2001 em torno de 5,7 por cento ao ano. Ainda segundo esta instituição, em 2008 houve o ingresso de 1.505.819 novos estudantes nos cursos presenciais, ao mesmo tempo em que 1.479.318 vagas não foram ocupadas, sendo que 54,6 por cento do total de vagas ofertadas pelo setor privado. Tendo em conta que São Paulo é o maior estado do Brasil, é muito importante que o Ministério da Educação tome conhecimento de como se dará a dinâmica da oferta de educação superior nos próximos 20 anos para que suas ações (políticas públicas, sobretudo) possam ser realizadas com êxito. O objetivo deste trabalho é aplicar modelagem estatística para estimar a oferta do ensino superior do Estado de São Paulo no período de 2015 a 2035, considerando dados da INEP de educação superior. A motivação para este trabalho é melhorar o planejamento da oferta de curso superior e fazer a replicação do modelo preditivo para outros estados do Brasil. A metodologia usada é modelagem estatística (modelos de regressão linear) e séries temporais (Holt). Como resultado, têm-se as áreas e/os cursos onde o governo federal deve investir no futuro aprimorando seu planejamento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@4 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@2 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35308@4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM METROLOGIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324940355993600 |