[pt] APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO E DA ANÁLISE DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA IDENTIFICAR LOCAIS POSSÍVEIS PARA EXPANSÃO DE UMA REDE DE PET SHOPS E VETERINÁRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VINICIUS PIZANI GUIMARAES DE GOES
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36412@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36412@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36412
Resumo: [pt] O mercado Pet pode ser considerado grande, assim como, indica um forte crescimento. Entre 2011 a 2016, este mercado cresceu 6,9 bilhões de reais, o que gera uma grande motivação de investir em iniciativas neste setor. Este trabalho propõe a utilização de uma metodologia multicritério para a escolha de locais para a instalação de uma pet shop e expansão de sua rede, baseando-se em fatores de decisão relevantes para a zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A utilização desta metodologia engloba, considera e pondera os critérios de maneira agregada sendo eles estratégicos e mercadológicos, tais como: potencial de demandas, concorrentes locais e seus escopos de atuação, fluxo de pessoas/clientes, assim como, os perfis dos clientes e suas necessidades, de maneira que todos os fatores possam ser considerados na tomada de decisão de localização de pontos comerciais para expansão de Pet shops e veterinárias. Foram levantados e estudados aspectos com relação à localização de unidades de serviços e varejo e facilidades de infraestrutura em ambientes competitivos, assim como, os principais modelos de decisão das duas escolas tradicionais neste campo, os da escola europeia (métodos ELECTRE e os métodos PROMÉTHÉE), e os da escola americana (métodos: MAUT, AHP e MACBETH). Além desses modelos, outros, como o SAW (Simple Additive Weighting), que não pertence às duas escolas, e foi o método mais utilizado de 2003 a 2013 para tomadas de decisões com relação à seleção de local de instalação de pontos de varejo, também foi estudado, inclusive este, foi o modelo escolhido para a realização deste trabalho. Também foram analisados no estudo um caso de implantação do modelo para o mercado de drogarias, englobando a venda de produtos e serviços no ponto de venda. O resultado obtido foi um ranking de possíveis localidades para instalação de pontos comerciais de Pet shops e Veterinárias, considerando os critérios, pesos adotados e notas finais atribuídas a cada bairro.
id PUC_RIO-1_4c92163ee987b4447b7b519afb1ecbfb
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:36412
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO E DA ANÁLISE DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA IDENTIFICAR LOCAIS POSSÍVEIS PARA EXPANSÃO DE UMA REDE DE PET SHOPS E VETERINÁRIAS [en] APPLICATION OF MULTICRITERIA ANALYSIS AND LOCATION MODELS ANALYSIS TO IDENTIFY POSSIBLE LOCATIONS FOR EXPANSION OF A NETWORK OF PET SHOPS AND VETERINARIANS [pt] ANALISE MULTICRITERIO[pt] ESTRATEGIAS PARA PET SHOPS[pt] ESTRATEGIAS PARA O VAREJO[pt] LOCALIZACAO DE UNIDADES DE VAREJO[pt] LOCALIZACAO DE UNIDADES DE SERVICOS[pt] MODELOS DE LOCALIZACAO[pt] MATRIZ DE DECISAO[pt] MATRIZ MULTICRITERIO[pt] MODELOS E TEORIAS DE DECISAO[en] MULTICRITERIA ANALYZES[en] STRATEGIES FOR PET SHOPS[en] STRATEGIES FOR RETAIL[en] LOCATION OF RETAIL UNITS[en] LOCATION OF SERVICE UNITS[en] LOCATION MODELS[en] DECISION MATRIX[en] MULTICRITERIA MATRIX[en] MODELS AND DECISION THEORIES[pt] O mercado Pet pode ser considerado grande, assim como, indica um forte crescimento. Entre 2011 a 2016, este mercado cresceu 6,9 bilhões de reais, o que gera uma grande motivação de investir em iniciativas neste setor. Este trabalho propõe a utilização de uma metodologia multicritério para a escolha de locais para a instalação de uma pet shop e expansão de sua rede, baseando-se em fatores de decisão relevantes para a zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A utilização desta metodologia engloba, considera e pondera os critérios de maneira agregada sendo eles estratégicos e mercadológicos, tais como: potencial de demandas, concorrentes locais e seus escopos de atuação, fluxo de pessoas/clientes, assim como, os perfis dos clientes e suas necessidades, de maneira que todos os fatores possam ser considerados na tomada de decisão de localização de pontos comerciais para expansão de Pet shops e veterinárias. Foram levantados e estudados aspectos com relação à localização de unidades de serviços e varejo e facilidades de infraestrutura em ambientes competitivos, assim como, os principais modelos de decisão das duas escolas tradicionais neste campo, os da escola europeia (métodos ELECTRE e os métodos PROMÉTHÉE), e os da escola americana (métodos: MAUT, AHP e MACBETH). Além desses modelos, outros, como o SAW (Simple Additive Weighting), que não pertence às duas escolas, e foi o método mais utilizado de 2003 a 2013 para tomadas de decisões com relação à seleção de local de instalação de pontos de varejo, também foi estudado, inclusive este, foi o modelo escolhido para a realização deste trabalho. Também foram analisados no estudo um caso de implantação do modelo para o mercado de drogarias, englobando a venda de produtos e serviços no ponto de venda. O resultado obtido foi um ranking de possíveis localidades para instalação de pontos comerciais de Pet shops e Veterinárias, considerando os critérios, pesos adotados e notas finais atribuídas a cada bairro.[en] The Pet market can be considered big, as well, indicates strong growth. Between 2011 and 2016, this market grew 6.9 billion of Real, which generates a great motivation to invest in initiatives in this sector. This work proposes the use of a multicriteria methodology for the selection of sites for the installation of a pet shop and expansion of its network, based on decision factors relevant to the southern zone of the city of Rio de Janeiro. The use of this methodology encompasses, considers and weighs the criteria in an aggregate way, being strategic and market oriented, such as: potential of demands, local competitors and their scope of action, flow of people / customers, as well as customer profiles and their needs, so that all factors can be considered in the decision making of the location of commercial points for expansion of Pet shops and veterinary. Aspects related to the location of service and retail units and infrastructure facilities in competitive environments were raised and studied, as well as the main decision models of the two traditional schools in this field, those of the European school (ELECTRE methods and PROMÉTHEE methods) , and those of the American school (methods: MAUT, AHP and MACBETH). In addition to these models, others, such as SAW (Simple Additive Weighting), which do not belong to the two schools, and was the most used method from 2003 to 2013 for decisionmaking with regard to retail location installation selection, also was studied, including this one, was the chosen model for the accomplishment of this work. Also analyzed in the study was a case of implanting the model for the drugstore market, encompassing the sale of products and services at the point of sale. The result obtained was a ranking of possible localities for the installation of commercial points of Pet shops and Veterinary, considering the criteria, adopted weights and final marks assigned to each neighborhood.MAXWELLHUGO MIGUEL VARELA REPOLHOHUGO MIGUEL VARELA REPOLHOVINICIUS PIZANI GUIMARAES DE GOES2019-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36412@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36412@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36412porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:36412Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO E DA ANÁLISE DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA IDENTIFICAR LOCAIS POSSÍVEIS PARA EXPANSÃO DE UMA REDE DE PET SHOPS E VETERINÁRIAS
[en] APPLICATION OF MULTICRITERIA ANALYSIS AND LOCATION MODELS ANALYSIS TO IDENTIFY POSSIBLE LOCATIONS FOR EXPANSION OF A NETWORK OF PET SHOPS AND VETERINARIANS
title [pt] APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO E DA ANÁLISE DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA IDENTIFICAR LOCAIS POSSÍVEIS PARA EXPANSÃO DE UMA REDE DE PET SHOPS E VETERINÁRIAS
spellingShingle [pt] APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO E DA ANÁLISE DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA IDENTIFICAR LOCAIS POSSÍVEIS PARA EXPANSÃO DE UMA REDE DE PET SHOPS E VETERINÁRIAS
VINICIUS PIZANI GUIMARAES DE GOES
[pt] ANALISE MULTICRITERIO
[pt] ESTRATEGIAS PARA PET SHOPS
[pt] ESTRATEGIAS PARA O VAREJO
[pt] LOCALIZACAO DE UNIDADES DE VAREJO
[pt] LOCALIZACAO DE UNIDADES DE SERVICOS
[pt] MODELOS DE LOCALIZACAO
[pt] MATRIZ DE DECISAO
[pt] MATRIZ MULTICRITERIO
[pt] MODELOS E TEORIAS DE DECISAO
[en] MULTICRITERIA ANALYZES
[en] STRATEGIES FOR PET SHOPS
[en] STRATEGIES FOR RETAIL
[en] LOCATION OF RETAIL UNITS
[en] LOCATION OF SERVICE UNITS
[en] LOCATION MODELS
[en] DECISION MATRIX
[en] MULTICRITERIA MATRIX
[en] MODELS AND DECISION THEORIES
title_short [pt] APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO E DA ANÁLISE DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA IDENTIFICAR LOCAIS POSSÍVEIS PARA EXPANSÃO DE UMA REDE DE PET SHOPS E VETERINÁRIAS
title_full [pt] APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO E DA ANÁLISE DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA IDENTIFICAR LOCAIS POSSÍVEIS PARA EXPANSÃO DE UMA REDE DE PET SHOPS E VETERINÁRIAS
title_fullStr [pt] APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO E DA ANÁLISE DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA IDENTIFICAR LOCAIS POSSÍVEIS PARA EXPANSÃO DE UMA REDE DE PET SHOPS E VETERINÁRIAS
title_full_unstemmed [pt] APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO E DA ANÁLISE DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA IDENTIFICAR LOCAIS POSSÍVEIS PARA EXPANSÃO DE UMA REDE DE PET SHOPS E VETERINÁRIAS
title_sort [pt] APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTICRITÉRIO E DA ANÁLISE DE MODELOS DE LOCALIZAÇÃO PARA IDENTIFICAR LOCAIS POSSÍVEIS PARA EXPANSÃO DE UMA REDE DE PET SHOPS E VETERINÁRIAS
author VINICIUS PIZANI GUIMARAES DE GOES
author_facet VINICIUS PIZANI GUIMARAES DE GOES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
dc.contributor.author.fl_str_mv VINICIUS PIZANI GUIMARAES DE GOES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ANALISE MULTICRITERIO
[pt] ESTRATEGIAS PARA PET SHOPS
[pt] ESTRATEGIAS PARA O VAREJO
[pt] LOCALIZACAO DE UNIDADES DE VAREJO
[pt] LOCALIZACAO DE UNIDADES DE SERVICOS
[pt] MODELOS DE LOCALIZACAO
[pt] MATRIZ DE DECISAO
[pt] MATRIZ MULTICRITERIO
[pt] MODELOS E TEORIAS DE DECISAO
[en] MULTICRITERIA ANALYZES
[en] STRATEGIES FOR PET SHOPS
[en] STRATEGIES FOR RETAIL
[en] LOCATION OF RETAIL UNITS
[en] LOCATION OF SERVICE UNITS
[en] LOCATION MODELS
[en] DECISION MATRIX
[en] MULTICRITERIA MATRIX
[en] MODELS AND DECISION THEORIES
topic [pt] ANALISE MULTICRITERIO
[pt] ESTRATEGIAS PARA PET SHOPS
[pt] ESTRATEGIAS PARA O VAREJO
[pt] LOCALIZACAO DE UNIDADES DE VAREJO
[pt] LOCALIZACAO DE UNIDADES DE SERVICOS
[pt] MODELOS DE LOCALIZACAO
[pt] MATRIZ DE DECISAO
[pt] MATRIZ MULTICRITERIO
[pt] MODELOS E TEORIAS DE DECISAO
[en] MULTICRITERIA ANALYZES
[en] STRATEGIES FOR PET SHOPS
[en] STRATEGIES FOR RETAIL
[en] LOCATION OF RETAIL UNITS
[en] LOCATION OF SERVICE UNITS
[en] LOCATION MODELS
[en] DECISION MATRIX
[en] MULTICRITERIA MATRIX
[en] MODELS AND DECISION THEORIES
description [pt] O mercado Pet pode ser considerado grande, assim como, indica um forte crescimento. Entre 2011 a 2016, este mercado cresceu 6,9 bilhões de reais, o que gera uma grande motivação de investir em iniciativas neste setor. Este trabalho propõe a utilização de uma metodologia multicritério para a escolha de locais para a instalação de uma pet shop e expansão de sua rede, baseando-se em fatores de decisão relevantes para a zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A utilização desta metodologia engloba, considera e pondera os critérios de maneira agregada sendo eles estratégicos e mercadológicos, tais como: potencial de demandas, concorrentes locais e seus escopos de atuação, fluxo de pessoas/clientes, assim como, os perfis dos clientes e suas necessidades, de maneira que todos os fatores possam ser considerados na tomada de decisão de localização de pontos comerciais para expansão de Pet shops e veterinárias. Foram levantados e estudados aspectos com relação à localização de unidades de serviços e varejo e facilidades de infraestrutura em ambientes competitivos, assim como, os principais modelos de decisão das duas escolas tradicionais neste campo, os da escola europeia (métodos ELECTRE e os métodos PROMÉTHÉE), e os da escola americana (métodos: MAUT, AHP e MACBETH). Além desses modelos, outros, como o SAW (Simple Additive Weighting), que não pertence às duas escolas, e foi o método mais utilizado de 2003 a 2013 para tomadas de decisões com relação à seleção de local de instalação de pontos de varejo, também foi estudado, inclusive este, foi o modelo escolhido para a realização deste trabalho. Também foram analisados no estudo um caso de implantação do modelo para o mercado de drogarias, englobando a venda de produtos e serviços no ponto de venda. O resultado obtido foi um ranking de possíveis localidades para instalação de pontos comerciais de Pet shops e Veterinárias, considerando os critérios, pesos adotados e notas finais atribuídas a cada bairro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36412@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36412@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36412
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36412@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36412@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822613762965504