[en] MEMORY IN SCHOOL-AGED CHILDREN: A NEUROPSYCHOLOGICAL PERSPECTIVE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34732&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34732&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34732 |
Resumo: | [pt] A memória se apresenta em sistemas distintos e interligados. Ela permite a constituição do sujeito e sua interação com o meio em que vive. Durante o desenvolvimento, mudanças biológicas e comportamentais vão ocorrendo, algumas vezes de forma rápida e outras, lentamente, respeitando a maturação neuronal, a interação social e a cultura em que vive. Nesse contexto, a emoção tem um papel modulador das funções cognitivas, fortalecendo ou enfraquecendo o armazenamento de uma informação, ou seja, influenciando a memória. Seu armazenamento pode ser sensorial, de curto e de longo prazo e ela pode se dividir em estágios (codificação, armazenamento e recuperação) e em tipos (explícita ou declarativa e implícita ou não declarativa). A memória explícita se subdivide em episódica e semântica, a implícita inclui os hábitos e habilidades, e a memória de curto prazo inclui a memória de trabalho. As áreas cerebrais envolvidas são o hipocampo, lobos frontal e temporal e a amígdala. Há distinção dos sistemas de memória durante o desenvolvimento: bebês reproduzem ações, reconhecem faces e eventos familiares e apresentam memória implícita (que não se altera muito ao longo do desenvolvimento); crianças pré-escolares apresentam uma memória mais sofisticada, organizando melhor as informações; e na fase escolar a memória já se encontra mais desenvolvida. O estudo mostrou que a memória semântica melhora gradualmente com a idade, acompanhando a ampliação de vocabulário; a memória episódica se desenvolve de forma mais pontual; e a memória de trabalho apresenta maturação mais tardia, acompanhando o desenvolvimento das funções executivas. |
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