DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@2
Resumo: A onipresença das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no mundo contemporâneo se tornou fato inquestionável. Novos meios geram novas maneiras de interagir com o mundo. Diante deste cenário, a escola é desafiada a conviver com as transformações implicadas pelas TICs na sociedade e na cultura, visto que as inovações tecnológicas representam uma nova linguagem e levam a um modo de pensar diferente. No âmbito da docência, o desafio reside, entre outros elementos, na revisão do papel do professor e de suas práticas pedagógicas. Com o intuito de analisar de que forma os professores reconfiguram a Didática no contexto da cibercultura, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo em oito escolas municipais de ensino fundamental de segundo segmento, na cidade do Rio de Janeiro. Pretendíamos mergulhar na realidade vivenciada pelos docentes nas suas idiossincrasias e para tal utilizamos dois instrumentos de pesquisa: 24 entrevistas semiestruturadas com professores e gestores escolares e dois grupos focais com os professores de duas das oito escolas selecionadas. A análise de dados foi desenvolvida recorrendo à metáfora cartográfica, estratégia metodológica que nos permitiu evidenciar três categorias de reconfiguração das práticas dos professores no contexto da cibercultura: o mapa, a carta e a planta. Os professores que reconfiguraram sua didática com o uso de TICs foram aqueles que perceberam, entenderam e vivenciaram suas práticas a partir da escala local, posto que a sala de aula é o lócus da ação pedagógica. Por isso defendemos que é legítimo lançar mão da reflexão na experiência para cartografar uma Didática contextualizada culturalmente.
id PUC_RIO-1_56769fabeb36c3202891db18f318546a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:45983
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURAFROM MAP TO PLANT: NOTES FOR A CARTOGRAPHY OF DIDACTICS IN THE CYBERCULTURE2019-06-18MAGDA PISCHETOLA01227278942lattes.cnpq.br/7358825318770659MAGDA PISCHETOLA01227278942lattes.cnpq.br/7358825318770659SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITAMAGDA PISCHETOLASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA07020412700NADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRA onipresença das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no mundo contemporâneo se tornou fato inquestionável. Novos meios geram novas maneiras de interagir com o mundo. Diante deste cenário, a escola é desafiada a conviver com as transformações implicadas pelas TICs na sociedade e na cultura, visto que as inovações tecnológicas representam uma nova linguagem e levam a um modo de pensar diferente. No âmbito da docência, o desafio reside, entre outros elementos, na revisão do papel do professor e de suas práticas pedagógicas. Com o intuito de analisar de que forma os professores reconfiguram a Didática no contexto da cibercultura, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo em oito escolas municipais de ensino fundamental de segundo segmento, na cidade do Rio de Janeiro. Pretendíamos mergulhar na realidade vivenciada pelos docentes nas suas idiossincrasias e para tal utilizamos dois instrumentos de pesquisa: 24 entrevistas semiestruturadas com professores e gestores escolares e dois grupos focais com os professores de duas das oito escolas selecionadas. A análise de dados foi desenvolvida recorrendo à metáfora cartográfica, estratégia metodológica que nos permitiu evidenciar três categorias de reconfiguração das práticas dos professores no contexto da cibercultura: o mapa, a carta e a planta. Os professores que reconfiguraram sua didática com o uso de TICs foram aqueles que perceberam, entenderam e vivenciaram suas práticas a partir da escala local, posto que a sala de aula é o lócus da ação pedagógica. Por isso defendemos que é legítimo lançar mão da reflexão na experiência para cartografar uma Didática contextualizada culturalmente.The vast presence of information and communication technologies (ICTs) in the contemporary world is unquestionable. New media generate new ways of interacting with the world and of conceiving it. Faced with this scenario, the school is challenged to coexist with the transformations implied by ICTs in society and culture. Technological innovations represent a new language and lead to a different way of thinking. In the scope of teaching, the challenge lies, among other elements, in the revision of the teacher s role and his/her pedagogical practices. In order to analyze how teachers reconfigure Didactics in the context of cyberculture, we carried out a qualitative research in eight primary schools in the second segment, in the municipality of Rio de Janeiro. In order to delve into the reality experienced by teachers in their idiosyncrasies, we used two research instruments: 24 semi-structured interviews with teachers and school managers and two focus groups with teachers from two of the eight selected schools. The data analysis was developed using a cartographic metaphor, a methodological strategy that allowed us to highlight three categories of reconfiguration of teachers practices in the context of cyberculture: the map, the chart and the plant. The teachers who reconfigured their didactics with the use of ICTs were those who perceived, understood and experienced their practices from the local scale, since the classroom is the locus of pedagogical action. They elaborated their practice as if it were a plant. Therefore, we argue that it is legitimate to use reflection in the experience to map a culturally contextualized Didactics.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:50:04Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:45983Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv FROM MAP TO PLANT: NOTES FOR A CARTOGRAPHY OF DIDACTICS IN THE CYBERCULTURE
title DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
spellingShingle DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
NADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRA
title_short DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
title_full DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
title_fullStr DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
title_full_unstemmed DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
title_sort DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author NADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRA
author_facet NADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01227278942
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MAGDA PISCHETOLA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01227278942
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7358825318770659
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MAGDA PISCHETOLA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7358825318770659
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MAGDA PISCHETOLA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07020412700
dc.contributor.author.fl_str_mv NADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRA
contributor_str_mv MAGDA PISCHETOLA
MAGDA PISCHETOLA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
MAGDA PISCHETOLA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
description A onipresença das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no mundo contemporâneo se tornou fato inquestionável. Novos meios geram novas maneiras de interagir com o mundo. Diante deste cenário, a escola é desafiada a conviver com as transformações implicadas pelas TICs na sociedade e na cultura, visto que as inovações tecnológicas representam uma nova linguagem e levam a um modo de pensar diferente. No âmbito da docência, o desafio reside, entre outros elementos, na revisão do papel do professor e de suas práticas pedagógicas. Com o intuito de analisar de que forma os professores reconfiguram a Didática no contexto da cibercultura, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo em oito escolas municipais de ensino fundamental de segundo segmento, na cidade do Rio de Janeiro. Pretendíamos mergulhar na realidade vivenciada pelos docentes nas suas idiossincrasias e para tal utilizamos dois instrumentos de pesquisa: 24 entrevistas semiestruturadas com professores e gestores escolares e dois grupos focais com os professores de duas das oito escolas selecionadas. A análise de dados foi desenvolvida recorrendo à metáfora cartográfica, estratégia metodológica que nos permitiu evidenciar três categorias de reconfiguração das práticas dos professores no contexto da cibercultura: o mapa, a carta e a planta. Os professores que reconfiguraram sua didática com o uso de TICs foram aqueles que perceberam, entenderam e vivenciaram suas práticas a partir da escala local, posto que a sala de aula é o lócus da ação pedagógica. Por isso defendemos que é legítimo lançar mão da reflexão na experiência para cartografar uma Didática contextualizada culturalmente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324946948390912