[pt] DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45983
Resumo: [pt] A onipresença das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no mundo contemporâneo se tornou fato inquestionável. Novos meios geram novas maneiras de interagir com o mundo. Diante deste cenário, a escola é desafiada a conviver com as transformações implicadas pelas TICs na sociedade e na cultura, visto que as inovações tecnológicas representam uma nova linguagem e levam a um modo de pensar diferente. No âmbito da docência, o desafio reside, entre outros elementos, na revisão do papel do professor e de suas práticas pedagógicas. Com o intuito de analisar de que forma os professores reconfiguram a Didática no contexto da cibercultura, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo em oito escolas municipais de ensino fundamental de segundo segmento, na cidade do Rio de Janeiro. Pretendíamos mergulhar na realidade vivenciada pelos docentes nas suas idiossincrasias e para tal utilizamos dois instrumentos de pesquisa: 24 entrevistas semiestruturadas com professores e gestores escolares e dois grupos focais com os professores de duas das oito escolas selecionadas. A análise de dados foi desenvolvida recorrendo à metáfora cartográfica, estratégia metodológica que nos permitiu evidenciar três categorias de reconfiguração das práticas dos professores no contexto da cibercultura: o mapa, a carta e a planta. Os professores que reconfiguraram sua didática com o uso de TICs foram aqueles que perceberam, entenderam e vivenciaram suas práticas a partir da escala local, posto que a sala de aula é o lócus da ação pedagógica. Por isso defendemos que é legítimo lançar mão da reflexão na experiência para cartografar uma Didática contextualizada culturalmente.
id PUC_RIO-1_56769fabeb36c3202891db18f318546a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:45983
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA[en] FROM MAP TO PLANT: NOTES FOR A CARTOGRAPHY OF DIDACTICS IN THE CYBERCULTURE[pt] CIBERCULTURA[pt] REFLEXAO NA EXPERIENCIA[pt] METAFORA CARTOGRAFICA[pt] TICS[pt] DIDATICA[en] CYBERCULTURE[en] REFLECTION IN EXPERIENCE[en] CARTOGRAPHIC METAPHOR[en] INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES[en] DIDATICS[pt] A onipresença das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no mundo contemporâneo se tornou fato inquestionável. Novos meios geram novas maneiras de interagir com o mundo. Diante deste cenário, a escola é desafiada a conviver com as transformações implicadas pelas TICs na sociedade e na cultura, visto que as inovações tecnológicas representam uma nova linguagem e levam a um modo de pensar diferente. No âmbito da docência, o desafio reside, entre outros elementos, na revisão do papel do professor e de suas práticas pedagógicas. Com o intuito de analisar de que forma os professores reconfiguram a Didática no contexto da cibercultura, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo em oito escolas municipais de ensino fundamental de segundo segmento, na cidade do Rio de Janeiro. Pretendíamos mergulhar na realidade vivenciada pelos docentes nas suas idiossincrasias e para tal utilizamos dois instrumentos de pesquisa: 24 entrevistas semiestruturadas com professores e gestores escolares e dois grupos focais com os professores de duas das oito escolas selecionadas. A análise de dados foi desenvolvida recorrendo à metáfora cartográfica, estratégia metodológica que nos permitiu evidenciar três categorias de reconfiguração das práticas dos professores no contexto da cibercultura: o mapa, a carta e a planta. Os professores que reconfiguraram sua didática com o uso de TICs foram aqueles que perceberam, entenderam e vivenciaram suas práticas a partir da escala local, posto que a sala de aula é o lócus da ação pedagógica. Por isso defendemos que é legítimo lançar mão da reflexão na experiência para cartografar uma Didática contextualizada culturalmente.[en] The vast presence of information and communication technologies (ICTs) in the contemporary world is unquestionable. New media generate new ways of interacting with the world and of conceiving it. Faced with this scenario, the school is challenged to coexist with the transformations implied by ICTs in society and culture. Technological innovations represent a new language and lead to a different way of thinking. In the scope of teaching, the challenge lies, among other elements, in the revision of the teacher s role and his/her pedagogical practices. In order to analyze how teachers reconfigure Didactics in the context of cyberculture, we carried out a qualitative research in eight primary schools in the second segment, in the municipality of Rio de Janeiro. In order to delve into the reality experienced by teachers in their idiosyncrasies, we used two research instruments: 24 semi-structured interviews with teachers and school managers and two focus groups with teachers from two of the eight selected schools. The data analysis was developed using a cartographic metaphor, a methodological strategy that allowed us to highlight three categories of reconfiguration of teachers practices in the context of cyberculture: the map, the chart and the plant. The teachers who reconfigured their didactics with the use of ICTs were those who perceived, understood and experienced their practices from the local scale, since the classroom is the locus of pedagogical action. They elaborated their practice as if it were a plant. Therefore, we argue that it is legitimate to use reflection in the experience to map a culturally contextualized Didactics.MAXWELLMAGDA PISCHETOLAMAGDA PISCHETOLANADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRA2019-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45983porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:45983Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
[en] FROM MAP TO PLANT: NOTES FOR A CARTOGRAPHY OF DIDACTICS IN THE CYBERCULTURE
title [pt] DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
spellingShingle [pt] DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
NADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRA
[pt] CIBERCULTURA
[pt] REFLEXAO NA EXPERIENCIA
[pt] METAFORA CARTOGRAFICA
[pt] TICS
[pt] DIDATICA
[en] CYBERCULTURE
[en] REFLECTION IN EXPERIENCE
[en] CARTOGRAPHIC METAPHOR
[en] INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
[en] DIDATICS
title_short [pt] DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
title_full [pt] DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
title_fullStr [pt] DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
title_full_unstemmed [pt] DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
title_sort [pt] DO MAPA À PLANTA: APONTAMENTOS PARA UMA CARTOGRAFIA DA DIDÁTICA NA CIBERCULTURA
author NADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRA
author_facet NADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MAGDA PISCHETOLA
MAGDA PISCHETOLA
dc.contributor.author.fl_str_mv NADJA NAIRA SILVA DE OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CIBERCULTURA
[pt] REFLEXAO NA EXPERIENCIA
[pt] METAFORA CARTOGRAFICA
[pt] TICS
[pt] DIDATICA
[en] CYBERCULTURE
[en] REFLECTION IN EXPERIENCE
[en] CARTOGRAPHIC METAPHOR
[en] INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
[en] DIDATICS
topic [pt] CIBERCULTURA
[pt] REFLEXAO NA EXPERIENCIA
[pt] METAFORA CARTOGRAFICA
[pt] TICS
[pt] DIDATICA
[en] CYBERCULTURE
[en] REFLECTION IN EXPERIENCE
[en] CARTOGRAPHIC METAPHOR
[en] INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
[en] DIDATICS
description [pt] A onipresença das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no mundo contemporâneo se tornou fato inquestionável. Novos meios geram novas maneiras de interagir com o mundo. Diante deste cenário, a escola é desafiada a conviver com as transformações implicadas pelas TICs na sociedade e na cultura, visto que as inovações tecnológicas representam uma nova linguagem e levam a um modo de pensar diferente. No âmbito da docência, o desafio reside, entre outros elementos, na revisão do papel do professor e de suas práticas pedagógicas. Com o intuito de analisar de que forma os professores reconfiguram a Didática no contexto da cibercultura, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo em oito escolas municipais de ensino fundamental de segundo segmento, na cidade do Rio de Janeiro. Pretendíamos mergulhar na realidade vivenciada pelos docentes nas suas idiossincrasias e para tal utilizamos dois instrumentos de pesquisa: 24 entrevistas semiestruturadas com professores e gestores escolares e dois grupos focais com os professores de duas das oito escolas selecionadas. A análise de dados foi desenvolvida recorrendo à metáfora cartográfica, estratégia metodológica que nos permitiu evidenciar três categorias de reconfiguração das práticas dos professores no contexto da cibercultura: o mapa, a carta e a planta. Os professores que reconfiguraram sua didática com o uso de TICs foram aqueles que perceberam, entenderam e vivenciaram suas práticas a partir da escala local, posto que a sala de aula é o lócus da ação pedagógica. Por isso defendemos que é legítimo lançar mão da reflexão na experiência para cartografar uma Didática contextualizada culturalmente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45983
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45983@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822618015989760