[en] ANALYSIS OF THE USE OF THE PORT OF ITAGUAÍ AS A HUB PORT FOR CONCENTRATION AND DISTRIBUTION OF CONTAINERS IN BRAZIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIS FELIPE COMBACAU CARNEIRO DA CUNHA
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17136@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17136@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17136
Resumo: [pt] A partir do aumento da movimentação de cargas conteinerizadas no mercado sul americano, observa-se um crescimento no tráfego de navios na região costeira do continente e a busca por parte dos armadores e embarcadores por menores custos que viabilizem seus negócios. Este trabalho tem por objetivo propor uma análise qualitativa das vantagens operacionais e financeiras para o estado brasileiro da adoção de um modelo portuário alternativo, baseado em um hub port regional localizado no sudeste brasileiro, região concentradora da maioria da carga que transita no país e na América Latina. A escolha se justifica devido a menor necessidade de investimentos ao se adotar tal estratégia, utilização de condições geográficas facilitadoras, além do melhor aproveitamento da proximidade com boa parte do setor industrial brasileiro e acesso aos mercados internos, tanto por rodovias como por ferrovias, como também de sua posição centralizada quando avaliadas as rotas norte e sul no continente. Adicionalmente, o estudo questiona a tendência de utilização de terminais dedicados a armadores específicos no Brasil frente ao modelo proposto, visto que, com o compartilhamento do hub entre armadores, os riscos associados ao negócio serão menores. A conclusão demonstra que o modelo de hub port não só contribui para promover o desenvolvimento do país, já que estimula a navegação de cabotagem, como também possibilita ao governo e à iniciativa privada direcionarem recursos para outros projetos de infra-estrutura, já que, os investimentos para adequação necessária do terminal portuário escolhido de forma a torná-lo apto ao recebimento de navios de grande porte, são menores se comparados aos necessários para adequação e/ou implantação de diversos outros terminais que poderiam manter sua estrutura atual.
id PUC_RIO-1_58b71a335f5cb9b66050393f0f36858e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:17136
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] ANALYSIS OF THE USE OF THE PORT OF ITAGUAÍ AS A HUB PORT FOR CONCENTRATION AND DISTRIBUTION OF CONTAINERS IN BRAZIL [pt] ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO PORTO DE ITAGUAÍ COMO HUB PORT PARA CONCENTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTÊINERES NO BRASIL [pt] CONTEINERIZACAO[pt] HUB PORT[pt] PORTO[en] CONTEINERIZATION[en] HUB PORT[en] PORT[pt] A partir do aumento da movimentação de cargas conteinerizadas no mercado sul americano, observa-se um crescimento no tráfego de navios na região costeira do continente e a busca por parte dos armadores e embarcadores por menores custos que viabilizem seus negócios. Este trabalho tem por objetivo propor uma análise qualitativa das vantagens operacionais e financeiras para o estado brasileiro da adoção de um modelo portuário alternativo, baseado em um hub port regional localizado no sudeste brasileiro, região concentradora da maioria da carga que transita no país e na América Latina. A escolha se justifica devido a menor necessidade de investimentos ao se adotar tal estratégia, utilização de condições geográficas facilitadoras, além do melhor aproveitamento da proximidade com boa parte do setor industrial brasileiro e acesso aos mercados internos, tanto por rodovias como por ferrovias, como também de sua posição centralizada quando avaliadas as rotas norte e sul no continente. Adicionalmente, o estudo questiona a tendência de utilização de terminais dedicados a armadores específicos no Brasil frente ao modelo proposto, visto que, com o compartilhamento do hub entre armadores, os riscos associados ao negócio serão menores. A conclusão demonstra que o modelo de hub port não só contribui para promover o desenvolvimento do país, já que estimula a navegação de cabotagem, como também possibilita ao governo e à iniciativa privada direcionarem recursos para outros projetos de infra-estrutura, já que, os investimentos para adequação necessária do terminal portuário escolhido de forma a torná-lo apto ao recebimento de navios de grande porte, são menores se comparados aos necessários para adequação e/ou implantação de diversos outros terminais que poderiam manter sua estrutura atual.[en] With the growth of containerized cargo handling in the South American market, both an increase in vessel traffic in its coastal region was observed as well as the need by shipping companies and shippers to lower their costs that would enable their businesses to grow. The focus of this paper is to propose a qualitative analysis of the operational and financial advantages for the Brazilian state to implement an alternative port model based on a regional hub port located in southeastern Brazil, region which concentrates most of the cargo that transits the country and in Latin America. The choice is justified by the less need for investments by adopting such a strategy, geographical advantages such as proximity to the main Brazilian industrial region, access to domestic markets which utilize both highway and railway networks, and also its central position from north and south routes on the continent. Moreover, the study questions the current tendency of Brazils shipping companies to use of dedicated terminals as opposed to the model proposed in this paper in which shipping companies would share a hub thus reducing an organizations risks associated with its business. This analysis will conclude by demonstrating that the hub port model not only helps to promote the country´s development by stimulating coastal shipping, but also allows the government and the private sector to direct capital resources to other infrastructure projects. Moreover, the necessary investments required for the chosen port terminal to receive larger ships are lower than those needed for the adjustment and/or implementation of other terminals.MAXWELLJOSE EUGENIO LEALLUIS FELIPE COMBACAU CARNEIRO DA CUNHA2011-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17136@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17136@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17136porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17136Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] ANALYSIS OF THE USE OF THE PORT OF ITAGUAÍ AS A HUB PORT FOR CONCENTRATION AND DISTRIBUTION OF CONTAINERS IN BRAZIL
[pt] ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO PORTO DE ITAGUAÍ COMO HUB PORT PARA CONCENTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTÊINERES NO BRASIL
title [en] ANALYSIS OF THE USE OF THE PORT OF ITAGUAÍ AS A HUB PORT FOR CONCENTRATION AND DISTRIBUTION OF CONTAINERS IN BRAZIL
spellingShingle [en] ANALYSIS OF THE USE OF THE PORT OF ITAGUAÍ AS A HUB PORT FOR CONCENTRATION AND DISTRIBUTION OF CONTAINERS IN BRAZIL
LUIS FELIPE COMBACAU CARNEIRO DA CUNHA
[pt] CONTEINERIZACAO
[pt] HUB PORT
[pt] PORTO
[en] CONTEINERIZATION
[en] HUB PORT
[en] PORT
title_short [en] ANALYSIS OF THE USE OF THE PORT OF ITAGUAÍ AS A HUB PORT FOR CONCENTRATION AND DISTRIBUTION OF CONTAINERS IN BRAZIL
title_full [en] ANALYSIS OF THE USE OF THE PORT OF ITAGUAÍ AS A HUB PORT FOR CONCENTRATION AND DISTRIBUTION OF CONTAINERS IN BRAZIL
title_fullStr [en] ANALYSIS OF THE USE OF THE PORT OF ITAGUAÍ AS A HUB PORT FOR CONCENTRATION AND DISTRIBUTION OF CONTAINERS IN BRAZIL
title_full_unstemmed [en] ANALYSIS OF THE USE OF THE PORT OF ITAGUAÍ AS A HUB PORT FOR CONCENTRATION AND DISTRIBUTION OF CONTAINERS IN BRAZIL
title_sort [en] ANALYSIS OF THE USE OF THE PORT OF ITAGUAÍ AS A HUB PORT FOR CONCENTRATION AND DISTRIBUTION OF CONTAINERS IN BRAZIL
author LUIS FELIPE COMBACAU CARNEIRO DA CUNHA
author_facet LUIS FELIPE COMBACAU CARNEIRO DA CUNHA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE EUGENIO LEAL
dc.contributor.author.fl_str_mv LUIS FELIPE COMBACAU CARNEIRO DA CUNHA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CONTEINERIZACAO
[pt] HUB PORT
[pt] PORTO
[en] CONTEINERIZATION
[en] HUB PORT
[en] PORT
topic [pt] CONTEINERIZACAO
[pt] HUB PORT
[pt] PORTO
[en] CONTEINERIZATION
[en] HUB PORT
[en] PORT
description [pt] A partir do aumento da movimentação de cargas conteinerizadas no mercado sul americano, observa-se um crescimento no tráfego de navios na região costeira do continente e a busca por parte dos armadores e embarcadores por menores custos que viabilizem seus negócios. Este trabalho tem por objetivo propor uma análise qualitativa das vantagens operacionais e financeiras para o estado brasileiro da adoção de um modelo portuário alternativo, baseado em um hub port regional localizado no sudeste brasileiro, região concentradora da maioria da carga que transita no país e na América Latina. A escolha se justifica devido a menor necessidade de investimentos ao se adotar tal estratégia, utilização de condições geográficas facilitadoras, além do melhor aproveitamento da proximidade com boa parte do setor industrial brasileiro e acesso aos mercados internos, tanto por rodovias como por ferrovias, como também de sua posição centralizada quando avaliadas as rotas norte e sul no continente. Adicionalmente, o estudo questiona a tendência de utilização de terminais dedicados a armadores específicos no Brasil frente ao modelo proposto, visto que, com o compartilhamento do hub entre armadores, os riscos associados ao negócio serão menores. A conclusão demonstra que o modelo de hub port não só contribui para promover o desenvolvimento do país, já que estimula a navegação de cabotagem, como também possibilita ao governo e à iniciativa privada direcionarem recursos para outros projetos de infra-estrutura, já que, os investimentos para adequação necessária do terminal portuário escolhido de forma a torná-lo apto ao recebimento de navios de grande porte, são menores se comparados aos necessários para adequação e/ou implantação de diversos outros terminais que poderiam manter sua estrutura atual.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17136@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17136@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17136
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17136@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17136@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822578840141824