Uma análise multicritério para identificação de porto hub na região Nordeste do Brasil
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245002 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil. |
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Uma análise multicritério para identificação de porto hub na região Nordeste do Brasilporto concentradorporto hubanálise multicritérioanalytic hierarchy processTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil.O transporte marítimo é um dos modais mais eficientes no que diz respeito à movimentação de cargas em grandes volumes, seja para exportação ou importação. A infraestrutura portuária desempenha um papel fundamental na facilitação desse processo e, consequentemente, no desenvolvimento econômico da região em que está localizada. No caso da região Nordeste do Brasil, a identificação do déficit em relação à infraestrutura portuária e a consequente proposta de planejamento e desenvolvimento dos portos pode impulsionar o crescimento econômico da região. O aumento da comercialização de cargas e a adoção do conceito "hub port" pode tornar os portos do Nordeste mais competitivos no mercado internacional. O Porto de Suape, o Porto de Salvador e o Porto de Pecém são exemplos de portos estratégicos na região Nordeste do Brasil, que podem se tornar importantes pontos de conexão para o comércio internacional, permitindo que a região se desenvolva como um importante polo logístico. No presente trabalho, uma análise multicritério AHP baseada em 3 cenários distintos foi aplicada para determinação de qual porto seria o mais adequado a se tornar um porto concentrador na região Nordeste. Complementarmente, foi feita uma análise de sensibilidade sobre os critérios de avaliação que foram considerados na análise. Os resultados obtidos permitem obter uma compressão geral, baseada em critérios quantitativos, da adequação de cada porto analisado em relação aos diferentes critérios considerados.Florianópolis, SC.Noronha, Marcos Aurélio MarquesRego, Gabriel Fonseca BordeauxUniversidade Federal de Santa Catarina.Mustrangi, Mariana Sampaio2023-03-10T13:15:51Z2023-03-10T13:15:51Z2023-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis93application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245002Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-03-10T13:15:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245002Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-10T13:15:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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