[pt] EXCLUSÃO ESCOLAR DA JUVENTUDE NEGRA NA CHEGADA AO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANTONIO GOMES DOS SANTOS
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68460@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68460
Resumo: [pt] A escola discursa sobre as possibilidades ampliadas de ingresso dos jovens na Educação Básica. Entretanto, principalmente no Ensino Médio, o que chama a atenção é o número elevado dos que deixam de frequentar as aulas e não concluem a formação, bem como daqueles que a concluem de modo mais precário pelas reiteradas interrupções. Em uma escola da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, chamou a atenção o fato de que este afastamento da vida escolar no início do Ensino Médio chegava a números expressivos já no primeiro semestre do ano de ingresso, e que a maioria dos alunos desta escola era negra. Sendo, então, inegável a pertinência para a pergunta sobre as causas que conduziam ao problema, considerando que a educação é um direito humano, conforme expresso na Constituição do Brasil e previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A melhor resposta encontrada será aquela que assegure os direitos previstos, enfrentando o racismo, a pobreza, a violência e o abandono, causas geradoras de exclusão. O método utilizado nesta pesquisa compreende fragmentos da memória do pesquisador em sua trajetória como professor da escola mencionada, apoiado por revisão bibliográfica. A ideia de juventudes favorece a explicitação do que deve ser chamado de juventude negra. Do mesmo modo, o racismo, enquanto estruturante da sociedade brasileira, analisado isoladamente e na sua conjunção com o Ensino Médio, forma a base para a denominação do conceito de exclusão escolar.
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