[pt] CONJECTURAS PARA UMA RETÓRICA DO DESIGN [GRÁFICO]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13975
Resumo: [pt] O Design evidencia-se como uma atividade projetual de elementos voltados à reprodução. As modalidades produtivas dessa atividade são consolidadas, sobretudo, pela manipulação de imagens. A concretização perceptível e decifrável dessas imagens pressupõe a efetivação de uma semiose que, ao possibilitar significações, cria enunciações. Ao visar a adesão de um público/auditório, essas enunciações entrelaçam-se em um sistema retórico que, fundamentado nos cânones da Retórica Aristotélica, centra-se num etos, num patos e num logos, como formas de argumentações persuasivas. Revela-se, então, uma intrigante, ou pelo menos sedutora, relação entre a Retórica e a Imagem. Ao confrontar a ideia dessa relação com os atributos engendrados pelos produtos do Design, vislumbra-se a manifestação de uma Retórica do Design. Baseando-se no Tratado da argumentação, de Chaïm Perelman, em que à Retórica é credenciada sua renovação, esta Tese faz uma abordagem reflexiva sobre a contribuição da Retórica para uma Teoria do Design. Como a atuação do Design abarca um vasto campo exploratório, selecionou-se uma modalidade específica para o estudo, o Design Gráfico. Pressupôs-se a existência de uma Retórica inerente à natureza do Design Gráfico. Foram tomados, como caso exemplar, projetos gráficos de capas das principais revistas noticiosas brasileiras. Como resultado, chegou-se a um conjunto de pressupostos teóricos balizadores para uma Retórica do Design Gráfico e ao reconhecimento da pertinência da imbricação entre Design Gráfico e Retórica na construção e delineamento de uma Teoria do Design. Por fim, foi cogitada a possibilidade de evidenciar propósitos ideológicos em projetos gráficos, por meio de análise retórica.
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Ao visar a adesão de um público/auditório, essas enunciações entrelaçam-se em um sistema retórico que, fundamentado nos cânones da Retórica Aristotélica, centra-se num etos, num patos e num logos, como formas de argumentações persuasivas. Revela-se, então, uma intrigante, ou pelo menos sedutora, relação entre a Retórica e a Imagem. Ao confrontar a ideia dessa relação com os atributos engendrados pelos produtos do Design, vislumbra-se a manifestação de uma Retórica do Design. Baseando-se no Tratado da argumentação, de Chaïm Perelman, em que à Retórica é credenciada sua renovação, esta Tese faz uma abordagem reflexiva sobre a contribuição da Retórica para uma Teoria do Design. Como a atuação do Design abarca um vasto campo exploratório, selecionou-se uma modalidade específica para o estudo, o Design Gráfico. Pressupôs-se a existência de uma Retórica inerente à natureza do Design Gráfico. Foram tomados, como caso exemplar, projetos gráficos de capas das principais revistas noticiosas brasileiras. Como resultado, chegou-se a um conjunto de pressupostos teóricos balizadores para uma Retórica do Design Gráfico e ao reconhecimento da pertinência da imbricação entre Design Gráfico e Retórica na construção e delineamento de uma Teoria do Design. Por fim, foi cogitada a possibilidade de evidenciar propósitos ideológicos em projetos gráficos, por meio de análise retórica.[en] Design is expressed as an activity involving the projection of elements related to reproduction. Productive types of this activity are consolidated, especially, by the manipulation of images. The concrete and decipherable perception of these images presupposes the use of semiotics to enable meaning and create pronouncements. To hold a public or an audience, these pronouncements are interwoven within a system of rhetoric based on the inclusion of Aristotelian Rhetoric and based on an ethos, a pathos and a logos, as forms of persuasive arguments. It is then manifested as a stimulating or at least seductive relationship between Rhetoric and Image. When comparing the idea of this relationship with the attributes engendered by the products of Design, an expression of a Design Rhetoric can be seen. Based on Chaïm Perelman’s Treatise on argumentation in which Rhetoric is the foundation of its renovation, this Theory creates a reflective approach regarding the contribution of Rhetoric toward a Theory of Design. Since the purpose of Design encompasses a vast exploratory field, a specific type has been selected for the study - Graphic Design. It presupposes the existence of Rhetoric inherent to the nature of Graphic Design. As a sample case, covers of the Brazilian leading news magazines have been taken. As a result, a set of delimiting theoretical presuppositions were arrived at for a Graphic Design Rhetoric and for the recognition of the relevance of the imbrications of Graphic Design and Rhetoric in the construction and delineation of a Design Theory. Finally, the possibility of providing evidence of ideological proposals in graphic projects based on rhetorical analysis was also included.[fr] Le Design est connu en tant qu`activité projectuelle d`éléments consacrés à la reproduction. Les modalités productives de cette activité sont consolidées, notamment par la manipulation d`images. La concrétisation perceptible et déchiffrable de ces images présuppose la mise en place d une sémiose qui, du fait de privilégier des significations, crée des énonciations. Lorsqu`elles envisagent l`adhésion d`un public/assistance, ces énonciations s entrecroisent dans un système rhétorique qui, basé y compris dans les canons de la Rhétorique Aristotélique, est centré sur un ethos, un pathos et un logos, en tant que formes d`argumentations persuasives. Il en ressort alors, une intrigante, ou tout au moins séductrice relation entre la Rhétorique et l`Image. Une fois confrontée l`idée de cette relation avec les attributs engendrés par les produits du Design, on envisage la manifestation d une Rhétorique du Design. Tout en tenant comme base le Traité de l`argumentation de Chaïm Perelman, selon lequel à la Rhétorique est autorisé son renouvellement, cette Thèse présente une approche réflexive sur la contribution de la Rhétorique pour une Théorie du Design. Du fait que l`étendue du Design comprend un vaste champ exploratoire, une modalité spécifique a été sélectionnée pour l`étude: le Design Graphique. On a présupposé l existence d une Rhétorique inhérente à la nature du Design Graphique. En tant que cas exemplaire, des projets graphiques de couvertures des principaux magazines de nouvelles brésiliennes ont été considérés. À guise de résultat, nous sommes arrivés à un ensemble de présupposés théoriques conduisant à une Rhétorique du Design Graphique et à la reconnaissance de la pertinence de l imbrication entre Design Graphique et Rhétorique dans la construction et le délinéament d une Théorie du Design. Finalement, la possibilité de mettre en évidence des propos idéologiques dans des projets graphiques a été cogitée, au moyen d`analyse rhétorique.[es] El Diseño se evidencia como una actividad que proyecta elementos orientados a la reproducción. Las modalidades productivas de esa actividad se consolidan, sobre todo, por la manipulación de imágenes. La concreción perceptible y descifrable de esas imágenes presupone la realización de una semiosis que, al posibilitar significaciones, crea enunciaciones. Al buscar la adhesión de un público/auditorio, esas enunciaciones se entrelazan en un sistema retórico que, basado incluso en los cánones de la Retórica Aristotélica, se centra en un etos, en un patos y en un logos, como formas de argumentación persuasiva. Se revela, entonces, una intrigante, o al menos seductora, relación entre la Retórica y la Imagen. Al confrontar la idea de esa relación con los atributos engendrados por los productos del Diseño, se vislumbra la manifestación de una Retórica del Diseño. Basándose en el Tratado de la argumentación de Chaïm Perelman, en el que a la Retórica se le acredita su renovación, esta Tesis realiza un abordaje reflexivo sobre la contribución de la Retórica a una Teoría del Diseño. Como la actuación del Diseño abarca un vasto campo exploratorio, se seleccionó una modalidad específica para el estudio, el Diseño Gráfico. Se presupuso la existencia de una Retórica inherente a la naturaleza del Diseño Gráfico. Se tomaron, como caso ejemplar, proyectos gráficos de portadas de las principales revistas de noticias brasileñas. Como resultado, se llegó a un conjunto de presupuestos teóricos demarcadores de una Retórica del Diseño Gráfico, y al reconocimiento de la pertinencia de la imbricación entre Diseño Gráfico y Retórica en la construcción y delineación de una Teoría del Diseño. Por último, se trató la posibilidad de evidenciar propósitos ideológicos en proyectos gráficos, por medio del análisis retórico.MAXWELLVERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMALICINIO NASCIMENTO DE ALMEIDA JUNIOR2009-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975@3https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13975@4http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13975porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:13975Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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