[pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JULIANA CECCON SALARINI DA ROSA
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67102
Resumo: [pt] Este projeto de pesquisa tem como tema a evasão de alunos em cursos de Educação a distância online - EaD online, na modalidade de educação continuada. O objetivo é identificar como o design, uma área tida como interdisciplinar e capaz de transitar por diversos campos do conhecimento, pode contribuir com a criação de estratégias e cursos online que atendam às necessidades dos alunos a fim de buscar formas para reduzir a evasão nesse modelo de curso a distância, em que todo o material é disponibilizado de forma digital e que as atividades podem acontecer de forma assíncrona, com aulas gravadas para que o aluno assista na hora que quiser, e síncrona, com aulas ao vivo com data e hora marcadas. A pesquisa tem cunho descritivo, com abordagem qualitativa, e inclui estudo de casos de cursos online de uma instituição de ensino voltada para a educação continuada de médicos que buscam se aperfeiçoar em Nutrologia. A metodologia proposta para a pesquisa inclui técnicas de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados a fim de identificar os motivos da evasão, descrição da experiência de alunos e professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, por meio de propostas de design envolvendo ações que possam ser implementadas, reduzir a taxa de evasão nessa modalidade de ensino.
id PUC_RIO-1_651ca690772856d640403844933a7bb5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:67102
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA[en] LEARNING IN THE DIGITAL AGE: DESIGN CONTRIBUTIONS TO REDUCE DROPOUTS IN DISTANCE LEARNING ONLINE CONTINUOUS EDUCATION COURSES[pt] DESIGN E EDUCACAO A DISTANCIA[pt] EVASAO EM EAD[pt] DESIGN E INTERDISCIPLINARIDADE[pt] DESIGN E CRIACAO DE CURSOS ONLINE[en] DESIGN AND DISTANCE EDUCATION[en] DROPOUT IN DISTANCE LEARNING COURSES[en] DESIGN AND INTERDISCIPLINARITY[en] DESIGN AND ONLINE COURSES[pt] Este projeto de pesquisa tem como tema a evasão de alunos em cursos de Educação a distância online - EaD online, na modalidade de educação continuada. O objetivo é identificar como o design, uma área tida como interdisciplinar e capaz de transitar por diversos campos do conhecimento, pode contribuir com a criação de estratégias e cursos online que atendam às necessidades dos alunos a fim de buscar formas para reduzir a evasão nesse modelo de curso a distância, em que todo o material é disponibilizado de forma digital e que as atividades podem acontecer de forma assíncrona, com aulas gravadas para que o aluno assista na hora que quiser, e síncrona, com aulas ao vivo com data e hora marcadas. A pesquisa tem cunho descritivo, com abordagem qualitativa, e inclui estudo de casos de cursos online de uma instituição de ensino voltada para a educação continuada de médicos que buscam se aperfeiçoar em Nutrologia. A metodologia proposta para a pesquisa inclui técnicas de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados a fim de identificar os motivos da evasão, descrição da experiência de alunos e professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, por meio de propostas de design envolvendo ações que possam ser implementadas, reduzir a taxa de evasão nessa modalidade de ensino.[en] This research project is a study about how design strategies can contribute to reduce student dropout rates in online continuous education courses. Due to its interdisciplinary nature and ability to navigate among many fields of knowledge, we elaborate on the importance of including a designer in the online strategies and course creation process from its conceptualization. We argue that the designer s role is linked to understanding the pedagogical objectives of the course, the students profiles, and extends to mediating interactions and promoting collaboration among team members to translate concepts and needs from different areas into visual and functional solutions in online courses. The research adopts a descriptive approach with a qualitative focus, incorporating case studies of online courses from an educational institution focused on the continuous education of physicians seeking to specialize in Nutrology. The proposed research methodology includes semi-structured interview techniques for data collection to identify reasons for dropout, describe the experiences of students and teachers in the Virtual Learning Environment (VLE), and, through design, propose actions that can be implemented to reduce the dropout rate in this mode of education.MAXWELLLUIZA NOVAESLUIZA NOVAESJULIANA CECCON SALARINI DA ROSA2024-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67102porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:67102Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-06-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
[en] LEARNING IN THE DIGITAL AGE: DESIGN CONTRIBUTIONS TO REDUCE DROPOUTS IN DISTANCE LEARNING ONLINE CONTINUOUS EDUCATION COURSES
title [pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
spellingShingle [pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
JULIANA CECCON SALARINI DA ROSA
[pt] DESIGN E EDUCACAO A DISTANCIA
[pt] EVASAO EM EAD
[pt] DESIGN E INTERDISCIPLINARIDADE
[pt] DESIGN E CRIACAO DE CURSOS ONLINE
[en] DESIGN AND DISTANCE EDUCATION
[en] DROPOUT IN DISTANCE LEARNING COURSES
[en] DESIGN AND INTERDISCIPLINARITY
[en] DESIGN AND ONLINE COURSES
title_short [pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
title_full [pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
title_fullStr [pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
title_full_unstemmed [pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
title_sort [pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
author JULIANA CECCON SALARINI DA ROSA
author_facet JULIANA CECCON SALARINI DA ROSA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIZA NOVAES
LUIZA NOVAES
dc.contributor.author.fl_str_mv JULIANA CECCON SALARINI DA ROSA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] DESIGN E EDUCACAO A DISTANCIA
[pt] EVASAO EM EAD
[pt] DESIGN E INTERDISCIPLINARIDADE
[pt] DESIGN E CRIACAO DE CURSOS ONLINE
[en] DESIGN AND DISTANCE EDUCATION
[en] DROPOUT IN DISTANCE LEARNING COURSES
[en] DESIGN AND INTERDISCIPLINARITY
[en] DESIGN AND ONLINE COURSES
topic [pt] DESIGN E EDUCACAO A DISTANCIA
[pt] EVASAO EM EAD
[pt] DESIGN E INTERDISCIPLINARIDADE
[pt] DESIGN E CRIACAO DE CURSOS ONLINE
[en] DESIGN AND DISTANCE EDUCATION
[en] DROPOUT IN DISTANCE LEARNING COURSES
[en] DESIGN AND INTERDISCIPLINARITY
[en] DESIGN AND ONLINE COURSES
description [pt] Este projeto de pesquisa tem como tema a evasão de alunos em cursos de Educação a distância online - EaD online, na modalidade de educação continuada. O objetivo é identificar como o design, uma área tida como interdisciplinar e capaz de transitar por diversos campos do conhecimento, pode contribuir com a criação de estratégias e cursos online que atendam às necessidades dos alunos a fim de buscar formas para reduzir a evasão nesse modelo de curso a distância, em que todo o material é disponibilizado de forma digital e que as atividades podem acontecer de forma assíncrona, com aulas gravadas para que o aluno assista na hora que quiser, e síncrona, com aulas ao vivo com data e hora marcadas. A pesquisa tem cunho descritivo, com abordagem qualitativa, e inclui estudo de casos de cursos online de uma instituição de ensino voltada para a educação continuada de médicos que buscam se aperfeiçoar em Nutrologia. A metodologia proposta para a pesquisa inclui técnicas de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados a fim de identificar os motivos da evasão, descrição da experiência de alunos e professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, por meio de propostas de design envolvendo ações que possam ser implementadas, reduzir a taxa de evasão nessa modalidade de ensino.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67102
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822646374727680