[pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67102 |
Resumo: | [pt] Este projeto de pesquisa tem como tema a evasão de alunos em cursos de Educação a distância online - EaD online, na modalidade de educação continuada. O objetivo é identificar como o design, uma área tida como interdisciplinar e capaz de transitar por diversos campos do conhecimento, pode contribuir com a criação de estratégias e cursos online que atendam às necessidades dos alunos a fim de buscar formas para reduzir a evasão nesse modelo de curso a distância, em que todo o material é disponibilizado de forma digital e que as atividades podem acontecer de forma assíncrona, com aulas gravadas para que o aluno assista na hora que quiser, e síncrona, com aulas ao vivo com data e hora marcadas. A pesquisa tem cunho descritivo, com abordagem qualitativa, e inclui estudo de casos de cursos online de uma instituição de ensino voltada para a educação continuada de médicos que buscam se aperfeiçoar em Nutrologia. A metodologia proposta para a pesquisa inclui técnicas de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados a fim de identificar os motivos da evasão, descrição da experiência de alunos e professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, por meio de propostas de design envolvendo ações que possam ser implementadas, reduzir a taxa de evasão nessa modalidade de ensino. |
id |
PUC_RIO-1_651ca690772856d640403844933a7bb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:67102 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA[en] LEARNING IN THE DIGITAL AGE: DESIGN CONTRIBUTIONS TO REDUCE DROPOUTS IN DISTANCE LEARNING ONLINE CONTINUOUS EDUCATION COURSES[pt] DESIGN E EDUCACAO A DISTANCIA[pt] EVASAO EM EAD[pt] DESIGN E INTERDISCIPLINARIDADE[pt] DESIGN E CRIACAO DE CURSOS ONLINE[en] DESIGN AND DISTANCE EDUCATION[en] DROPOUT IN DISTANCE LEARNING COURSES[en] DESIGN AND INTERDISCIPLINARITY[en] DESIGN AND ONLINE COURSES[pt] Este projeto de pesquisa tem como tema a evasão de alunos em cursos de Educação a distância online - EaD online, na modalidade de educação continuada. O objetivo é identificar como o design, uma área tida como interdisciplinar e capaz de transitar por diversos campos do conhecimento, pode contribuir com a criação de estratégias e cursos online que atendam às necessidades dos alunos a fim de buscar formas para reduzir a evasão nesse modelo de curso a distância, em que todo o material é disponibilizado de forma digital e que as atividades podem acontecer de forma assíncrona, com aulas gravadas para que o aluno assista na hora que quiser, e síncrona, com aulas ao vivo com data e hora marcadas. A pesquisa tem cunho descritivo, com abordagem qualitativa, e inclui estudo de casos de cursos online de uma instituição de ensino voltada para a educação continuada de médicos que buscam se aperfeiçoar em Nutrologia. A metodologia proposta para a pesquisa inclui técnicas de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados a fim de identificar os motivos da evasão, descrição da experiência de alunos e professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, por meio de propostas de design envolvendo ações que possam ser implementadas, reduzir a taxa de evasão nessa modalidade de ensino.[en] This research project is a study about how design strategies can contribute to reduce student dropout rates in online continuous education courses. Due to its interdisciplinary nature and ability to navigate among many fields of knowledge, we elaborate on the importance of including a designer in the online strategies and course creation process from its conceptualization. We argue that the designer s role is linked to understanding the pedagogical objectives of the course, the students profiles, and extends to mediating interactions and promoting collaboration among team members to translate concepts and needs from different areas into visual and functional solutions in online courses. The research adopts a descriptive approach with a qualitative focus, incorporating case studies of online courses from an educational institution focused on the continuous education of physicians seeking to specialize in Nutrology. The proposed research methodology includes semi-structured interview techniques for data collection to identify reasons for dropout, describe the experiences of students and teachers in the Virtual Learning Environment (VLE), and, through design, propose actions that can be implemented to reduce the dropout rate in this mode of education.MAXWELLLUIZA NOVAESLUIZA NOVAESJULIANA CECCON SALARINI DA ROSA2024-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67102porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:67102Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-06-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA [en] LEARNING IN THE DIGITAL AGE: DESIGN CONTRIBUTIONS TO REDUCE DROPOUTS IN DISTANCE LEARNING ONLINE CONTINUOUS EDUCATION COURSES |
title |
[pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA |
spellingShingle |
[pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA JULIANA CECCON SALARINI DA ROSA [pt] DESIGN E EDUCACAO A DISTANCIA [pt] EVASAO EM EAD [pt] DESIGN E INTERDISCIPLINARIDADE [pt] DESIGN E CRIACAO DE CURSOS ONLINE [en] DESIGN AND DISTANCE EDUCATION [en] DROPOUT IN DISTANCE LEARNING COURSES [en] DESIGN AND INTERDISCIPLINARITY [en] DESIGN AND ONLINE COURSES |
title_short |
[pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA |
title_full |
[pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA |
title_fullStr |
[pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA |
title_full_unstemmed |
[pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA |
title_sort |
[pt] APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA REDUZIR A EVASÃO EM CURSOS EAD ONLINE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA |
author |
JULIANA CECCON SALARINI DA ROSA |
author_facet |
JULIANA CECCON SALARINI DA ROSA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUIZA NOVAES LUIZA NOVAES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JULIANA CECCON SALARINI DA ROSA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] DESIGN E EDUCACAO A DISTANCIA [pt] EVASAO EM EAD [pt] DESIGN E INTERDISCIPLINARIDADE [pt] DESIGN E CRIACAO DE CURSOS ONLINE [en] DESIGN AND DISTANCE EDUCATION [en] DROPOUT IN DISTANCE LEARNING COURSES [en] DESIGN AND INTERDISCIPLINARITY [en] DESIGN AND ONLINE COURSES |
topic |
[pt] DESIGN E EDUCACAO A DISTANCIA [pt] EVASAO EM EAD [pt] DESIGN E INTERDISCIPLINARIDADE [pt] DESIGN E CRIACAO DE CURSOS ONLINE [en] DESIGN AND DISTANCE EDUCATION [en] DROPOUT IN DISTANCE LEARNING COURSES [en] DESIGN AND INTERDISCIPLINARITY [en] DESIGN AND ONLINE COURSES |
description |
[pt] Este projeto de pesquisa tem como tema a evasão de alunos em cursos de Educação a distância online - EaD online, na modalidade de educação continuada. O objetivo é identificar como o design, uma área tida como interdisciplinar e capaz de transitar por diversos campos do conhecimento, pode contribuir com a criação de estratégias e cursos online que atendam às necessidades dos alunos a fim de buscar formas para reduzir a evasão nesse modelo de curso a distância, em que todo o material é disponibilizado de forma digital e que as atividades podem acontecer de forma assíncrona, com aulas gravadas para que o aluno assista na hora que quiser, e síncrona, com aulas ao vivo com data e hora marcadas. A pesquisa tem cunho descritivo, com abordagem qualitativa, e inclui estudo de casos de cursos online de uma instituição de ensino voltada para a educação continuada de médicos que buscam se aperfeiçoar em Nutrologia. A metodologia proposta para a pesquisa inclui técnicas de entrevistas semiestruturadas para coleta de dados a fim de identificar os motivos da evasão, descrição da experiência de alunos e professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, por meio de propostas de design envolvendo ações que possam ser implementadas, reduzir a taxa de evasão nessa modalidade de ensino. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67102 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67102@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822646374727680 |