QUE PAÍS É ESSE?: ANÁLISE DECOLONIAL DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO EM CAMPANHAS DAS HAVAIANAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53421@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53421@2 |
Resumo: | O conceito de desenvolvimento é um fator chave que impulsiona diversos aspectos da vida em sociedade, inclusive os próprios processos de gestão. Conforme os estudos de Arturo Escobar, percebe-se que o desenvolvimento se tornou um discurso poderoso e envolvente. Essa lógica divide o mundo desde o século passado, classificando e hierarquizando os países com bases em parâmetros que foram estabelecidos por aqueles que já atingiram o almejado patamar de país desenvolvido, ignorando muitas vezes o contexto histórico de colonização que assombrou diversas nações. Tal é o caso do Brasil, que hoje carrega o título de país em desenvolvimento. Porém, ainda que essa seja uma realidade social, o campo da administração e do marketing pouco se debruçam para entender os impactos desses valores e dos resquícios coloniais. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir de uma ótica decolonial, de que maneira a propaganda empresarial contribui para a construção de uma imagem de desenvolvimento/subdesenvolvimento do Brasil. Para tal, foi feita uma análise com base na semiótica greimasiana de 71 imagens publicitárias de 5 campanhas globais da empresa Havaianas, com o intuito de entender os textos e as interações simbólicas transmitidas por essa marca. Por meio desta investigação, averiguou-se a exploração de elementos de uma brasilidade estereotipada, que resgata sempre os aspectos naturais e a noção do paraíso tropical como forma de sedução ao país, que permanece sendo representado com associações que reforçam o pouco desenvolvimento. |
id |
PUC_RIO-1_696f80f8e3ba9bc1cf6339c07303294e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:53421 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQUE PAÍS É ESSE?: ANÁLISE DECOLONIAL DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO EM CAMPANHAS DAS HAVAIANASWHAT COUNTRY IS THIS?: A DECOLONIAL ANALYSIS OF THE DISCOURSE OF DEVELOPMENT IN HAVAIANAS CAMPAIGNS2021-04-27MARCUS WILCOX HEMAIS08344808758lattes.cnpq.br/7353015018963870MARCUS WILCOX HEMAIS08344808758lattes.cnpq.br/7353015018963870LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120DANIEL KAMLOTLUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAMARCUS WILCOX HEMAISMARCUS WILCOX HEMAIS05752214700lattes.cnpq.br/2407155692084739CAROLINA DE OLIVEIRA BRANDAOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO conceito de desenvolvimento é um fator chave que impulsiona diversos aspectos da vida em sociedade, inclusive os próprios processos de gestão. Conforme os estudos de Arturo Escobar, percebe-se que o desenvolvimento se tornou um discurso poderoso e envolvente. Essa lógica divide o mundo desde o século passado, classificando e hierarquizando os países com bases em parâmetros que foram estabelecidos por aqueles que já atingiram o almejado patamar de país desenvolvido, ignorando muitas vezes o contexto histórico de colonização que assombrou diversas nações. Tal é o caso do Brasil, que hoje carrega o título de país em desenvolvimento. Porém, ainda que essa seja uma realidade social, o campo da administração e do marketing pouco se debruçam para entender os impactos desses valores e dos resquícios coloniais. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir de uma ótica decolonial, de que maneira a propaganda empresarial contribui para a construção de uma imagem de desenvolvimento/subdesenvolvimento do Brasil. Para tal, foi feita uma análise com base na semiótica greimasiana de 71 imagens publicitárias de 5 campanhas globais da empresa Havaianas, com o intuito de entender os textos e as interações simbólicas transmitidas por essa marca. Por meio desta investigação, averiguou-se a exploração de elementos de uma brasilidade estereotipada, que resgata sempre os aspectos naturais e a noção do paraíso tropical como forma de sedução ao país, que permanece sendo representado com associações que reforçam o pouco desenvolvimento.The concept of development is a key factor that drives several aspects of life in society, including business processes. According to studies by Arturo Escobar, development became a powerful and engaging discourse. This logic divides the world since the last century, classifying and ranking countries based on parameters that were generated by those who have already reached the desired level of developed country, often ignoring the context of colonization that haunted several nations. Such is the case of Brazil, which today bears the title of the developing country. However, even though this is a social reality, the field of administration and marketing do not focus very much on understanding the impacts of these values and colonial remains. the present work aims to analyze, from a decolonial perspective, how business advertising contributes to the construction of an image of development / underdevelopment in Brazil. To this end, an analysis was made based on the Greimasian semiotics of 71 advertising images from 5 global campaigns of the Havaianas brand, in order to understand the texts and symbolic interactions transmitted by this brand. Through this investigation, it was verified the exploration of elements of a stereotyped Brazilianness, which always rescues the natural aspects and the notion of tropical paradise as a way of seducing the country, which remains represented by associations that reinforce little development.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53421@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53421@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:30Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:53421Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
QUE PAÍS É ESSE?: ANÁLISE DECOLONIAL DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO EM CAMPANHAS DAS HAVAIANAS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
WHAT COUNTRY IS THIS?: A DECOLONIAL ANALYSIS OF THE DISCOURSE OF DEVELOPMENT IN HAVAIANAS CAMPAIGNS |
title |
QUE PAÍS É ESSE?: ANÁLISE DECOLONIAL DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO EM CAMPANHAS DAS HAVAIANAS |
spellingShingle |
QUE PAÍS É ESSE?: ANÁLISE DECOLONIAL DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO EM CAMPANHAS DAS HAVAIANAS CAROLINA DE OLIVEIRA BRANDAO |
title_short |
QUE PAÍS É ESSE?: ANÁLISE DECOLONIAL DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO EM CAMPANHAS DAS HAVAIANAS |
title_full |
QUE PAÍS É ESSE?: ANÁLISE DECOLONIAL DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO EM CAMPANHAS DAS HAVAIANAS |
title_fullStr |
QUE PAÍS É ESSE?: ANÁLISE DECOLONIAL DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO EM CAMPANHAS DAS HAVAIANAS |
title_full_unstemmed |
QUE PAÍS É ESSE?: ANÁLISE DECOLONIAL DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO EM CAMPANHAS DAS HAVAIANAS |
title_sort |
QUE PAÍS É ESSE?: ANÁLISE DECOLONIAL DO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO EM CAMPANHAS DAS HAVAIANAS |
author |
CAROLINA DE OLIVEIRA BRANDAO |
author_facet |
CAROLINA DE OLIVEIRA BRANDAO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
08344808758 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARCUS WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
08344808758 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7353015018963870 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
MARCUS WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7353015018963870 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
01170421709 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7390036540772120 |
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv |
01170421709 |
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7390036540772120 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
DANIEL KAMLOT |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARCUS WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MARCUS WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
05752214700 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2407155692084739 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAROLINA DE OLIVEIRA BRANDAO |
contributor_str_mv |
MARCUS WILCOX HEMAIS MARCUS WILCOX HEMAIS LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA DANIEL KAMLOT LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA MARCUS WILCOX HEMAIS MARCUS WILCOX HEMAIS |
description |
O conceito de desenvolvimento é um fator chave que impulsiona diversos aspectos da vida em sociedade, inclusive os próprios processos de gestão. Conforme os estudos de Arturo Escobar, percebe-se que o desenvolvimento se tornou um discurso poderoso e envolvente. Essa lógica divide o mundo desde o século passado, classificando e hierarquizando os países com bases em parâmetros que foram estabelecidos por aqueles que já atingiram o almejado patamar de país desenvolvido, ignorando muitas vezes o contexto histórico de colonização que assombrou diversas nações. Tal é o caso do Brasil, que hoje carrega o título de país em desenvolvimento. Porém, ainda que essa seja uma realidade social, o campo da administração e do marketing pouco se debruçam para entender os impactos desses valores e dos resquícios coloniais. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir de uma ótica decolonial, de que maneira a propaganda empresarial contribui para a construção de uma imagem de desenvolvimento/subdesenvolvimento do Brasil. Para tal, foi feita uma análise com base na semiótica greimasiana de 71 imagens publicitárias de 5 campanhas globais da empresa Havaianas, com o intuito de entender os textos e as interações simbólicas transmitidas por essa marca. Por meio desta investigação, averiguou-se a exploração de elementos de uma brasilidade estereotipada, que resgata sempre os aspectos naturais e a noção do paraíso tropical como forma de sedução ao país, que permanece sendo representado com associações que reforçam o pouco desenvolvimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53421@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53421@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53421@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53421@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324957429956608 |