A DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELIPE BASTOS
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@2
Resumo: Os assuntos relacionados às diferenças culturais penetram o cotidiano da escola principalmente através de pressões dos movimentos que legitimam estes saberes e lutam por espaço no currículo escolar. Ao passo em que possui o papel social de produzir conhecimentos próprios, principalmente através das práticas dos professores/as em sala de aula, a escola não pode ser percebida como mera transmissora de saberes preexistentes. Enquanto valor em disputa, o reconhecimento da diversidade sexual humana se constitui como uma temática polêmica no interior da escola, inclusive nas disciplinas de ciências e biologia, tradicionalmente encarregadas de discutir aspectos do funcionamento do corpo humano e do ato sexual. O presente estudo buscou compreender de que forma professores/as de ciências e biologia que discutem a diversidade sexual para além dos padrões naturalizados da heterossexualidade concebem esta temática enquanto parte da prática docente. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professoras e professores e analisamos seus depoimentos. Articulamos os achados das entrevistas com três perspectivas teóricas: (I) dos conhecimentos escolares, por reconhecermos como um saber único e constituído na escola; (II) do saber docente, por valorizar o protagonismo docente na construção destes saberes escolares; e (III) da diversidade sexual enquanto categoria sócio-histórica. Conclui-se o estudo apresentando potencialidades dos conceitos de conhecimento escolar e saber docente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino de ciências que envolvem temáticas interculturais, como a diversidade sexual.
id PUC_RIO-1_6f388bb50792432c00e2f7f994d049c9
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:26508
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIASDOES THE PRINCIPAL KNOWS YOU ARE DISCUSSING THIS IN THE CLASSROOM?: SEXUAL DIVERSITY AND SCIENCE TEACHING2015-04-15MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA01111719705lattes.cnpq.br/5920290316481314MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA01111719705lattes.cnpq.br/5920290316481314MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARIA ELISA ALMEIDA BACALMARIA ELISA ALMEIDA BACALMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA11760763705lattes.cnpq.br/6430970460987731FELIPE BASTOSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBROs assuntos relacionados às diferenças culturais penetram o cotidiano da escola principalmente através de pressões dos movimentos que legitimam estes saberes e lutam por espaço no currículo escolar. Ao passo em que possui o papel social de produzir conhecimentos próprios, principalmente através das práticas dos professores/as em sala de aula, a escola não pode ser percebida como mera transmissora de saberes preexistentes. Enquanto valor em disputa, o reconhecimento da diversidade sexual humana se constitui como uma temática polêmica no interior da escola, inclusive nas disciplinas de ciências e biologia, tradicionalmente encarregadas de discutir aspectos do funcionamento do corpo humano e do ato sexual. O presente estudo buscou compreender de que forma professores/as de ciências e biologia que discutem a diversidade sexual para além dos padrões naturalizados da heterossexualidade concebem esta temática enquanto parte da prática docente. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professoras e professores e analisamos seus depoimentos. Articulamos os achados das entrevistas com três perspectivas teóricas: (I) dos conhecimentos escolares, por reconhecermos como um saber único e constituído na escola; (II) do saber docente, por valorizar o protagonismo docente na construção destes saberes escolares; e (III) da diversidade sexual enquanto categoria sócio-histórica. Conclui-se o estudo apresentando potencialidades dos conceitos de conhecimento escolar e saber docente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino de ciências que envolvem temáticas interculturais, como a diversidade sexual.Issues related to cultural differences intrude the daily school life mainly by pressures made by movements that legitimate their knowledge and fight for status in the school curriculum. While having the social rule to produce its own knowledge, mainly through teacher s practice in classroom, the school can not be seen as a simple pre-existing knowledge transmitter. As a contending value, the acknowledgement of sexual diversity consist as a controversial debate within the school, even in science and biology, disciplines traditionally charged with analyzing the aspects of human body functioning and sexual intercourse. This study aimed to understand how science and biology teachers, whose discussion of sexual diversity goes beyond the hegemonic heterosexuality standards, conceive this subject as part of the school curriculum. For this, semi-structured interviews were conducted with ten teachers and their speech were analyzed. We assess the findings of the interviews with three theoretical perspectives: (i) the school knowledge, recognizing a unique structure constructed at school; (ii) teacher knowledge, to value the teaching role in the construction of these school knowledge; and (iii) sexual diversity as a social and historical analysis category. We conclude the study showing the potential of the concepts of school and teaching knowledge for the development of science teaching practices involving intercultural subjects, such as sexual diversity.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:19Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:26508Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv DOES THE PRINCIPAL KNOWS YOU ARE DISCUSSING THIS IN THE CLASSROOM?: SEXUAL DIVERSITY AND SCIENCE TEACHING
title A DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle A DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS
FELIPE BASTOS
title_short A DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full A DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr A DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed A DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort A DIRETORA SABE QUE VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ISSO NA SALA DE AULA?: DIVERSIDADE SEXUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS
author FELIPE BASTOS
author_facet FELIPE BASTOS
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01111719705
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01111719705
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5920290316481314
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5920290316481314
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA ELISA ALMEIDA BACAL
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIA ELISA ALMEIDA BACAL
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11760763705
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6430970460987731
dc.contributor.author.fl_str_mv FELIPE BASTOS
contributor_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARIA ELISA ALMEIDA BACAL
MARIA ELISA ALMEIDA BACAL
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
description Os assuntos relacionados às diferenças culturais penetram o cotidiano da escola principalmente através de pressões dos movimentos que legitimam estes saberes e lutam por espaço no currículo escolar. Ao passo em que possui o papel social de produzir conhecimentos próprios, principalmente através das práticas dos professores/as em sala de aula, a escola não pode ser percebida como mera transmissora de saberes preexistentes. Enquanto valor em disputa, o reconhecimento da diversidade sexual humana se constitui como uma temática polêmica no interior da escola, inclusive nas disciplinas de ciências e biologia, tradicionalmente encarregadas de discutir aspectos do funcionamento do corpo humano e do ato sexual. O presente estudo buscou compreender de que forma professores/as de ciências e biologia que discutem a diversidade sexual para além dos padrões naturalizados da heterossexualidade concebem esta temática enquanto parte da prática docente. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professoras e professores e analisamos seus depoimentos. Articulamos os achados das entrevistas com três perspectivas teóricas: (I) dos conhecimentos escolares, por reconhecermos como um saber único e constituído na escola; (II) do saber docente, por valorizar o protagonismo docente na construção destes saberes escolares; e (III) da diversidade sexual enquanto categoria sócio-histórica. Conclui-se o estudo apresentando potencialidades dos conceitos de conhecimento escolar e saber docente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino de ciências que envolvem temáticas interculturais, como a diversidade sexual.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26508@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324924568633344