[pt] O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDA MACIEL JARDIM
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21629
Resumo: [pt] Esta dissertação trata da inserção do design(er) na produção editorial do livro didático – que ainda é uma ferramenta bastante utilizada na educação brasileira e, geralmente, fundamenta e delineia as práticas de ensino em sala de aula –, com enfoque no livro de geografia de ensino fundamental. Dentre outras questões que o perpassam, a pergunta que norteia este trabalho pode ser sintetizada da seguinte forma: qual o papel do design(er) no processo de edição de livros didáticos? Diante da construção coletiva por que passa a obra didática, sofrendo intervenções de diversas fontes, torna-se difícil delimitar de antemão as atribuições e limites de atuação do designer; entretanto, é possível afirmar a importância de seu trabalho nessa cadeia produtiva, sendo razoável partir do pressuposto que o designer tem um papel até mesmo social nesse processo. É a partir dessa conjectura que se torna possível delinear o caminho que leva aos motes concernentes a esse grande questionamento. Trata-se, portanto, de uma investigação – mediante estudo de caso com a análise do processo de produção editorial – do papel e da atuação dos agentes envolvidos na cadeia de produção (em especial do designer), destacando suas funções primordiais, contribuições possíveis e seus limites de atuação. Afinal, a partir dessa observação é possível examinar as funções, exercidas e idealizadas, dos principais participantes deste processo – dentre eles, o designer, um dos agentes mediadores da leitura –, levando em consideração as particularidades da cadeia de produção editorial do livro didático, que é orientada por uma política com objetivos precisos e por interesses educacionais e pecuniários.
id PUC_RIO-1_720a07c839aefc7ba2d0624aae32d5a4
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:21629
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES[en] THE DESIGN(ER) IN THE EDITORIAL PRODUCTION OF THE TEXTBOOK: ROLES, CONTRIBUTIONS AND LIMITS[pt] DESIGN[pt] EDITORACAO[pt] LIVRO DIDATICO[pt] MERCADO EDITORIAL[pt] EDUCACAO[pt] LEITURA[en] DESIGN[en] PUBLISHING[en] COURSE BOOK[en] BOOK PUBLISHING[en] EDUCATION[en] READING[pt] Esta dissertação trata da inserção do design(er) na produção editorial do livro didático – que ainda é uma ferramenta bastante utilizada na educação brasileira e, geralmente, fundamenta e delineia as práticas de ensino em sala de aula –, com enfoque no livro de geografia de ensino fundamental. Dentre outras questões que o perpassam, a pergunta que norteia este trabalho pode ser sintetizada da seguinte forma: qual o papel do design(er) no processo de edição de livros didáticos? Diante da construção coletiva por que passa a obra didática, sofrendo intervenções de diversas fontes, torna-se difícil delimitar de antemão as atribuições e limites de atuação do designer; entretanto, é possível afirmar a importância de seu trabalho nessa cadeia produtiva, sendo razoável partir do pressuposto que o designer tem um papel até mesmo social nesse processo. É a partir dessa conjectura que se torna possível delinear o caminho que leva aos motes concernentes a esse grande questionamento. Trata-se, portanto, de uma investigação – mediante estudo de caso com a análise do processo de produção editorial – do papel e da atuação dos agentes envolvidos na cadeia de produção (em especial do designer), destacando suas funções primordiais, contribuições possíveis e seus limites de atuação. Afinal, a partir dessa observação é possível examinar as funções, exercidas e idealizadas, dos principais participantes deste processo – dentre eles, o designer, um dos agentes mediadores da leitura –, levando em consideração as particularidades da cadeia de produção editorial do livro didático, que é orientada por uma política com objetivos precisos e por interesses educacionais e pecuniários.[en] This dissertation deals with the insertion of the design(er) in the editorial production of the textbook – an instrument which is widely used in education in Brazil and, generally, acts as a foundation outlining the teaching practices applied in the classroom –, with a focus on the use of the geography textbook in elementary education. Among other issues, the question that guides this work can be summarized into the following: what is the role of design(er) in the textbook editing process? The collective construction process which the work goes through suffers interference from many different sources, making it much more difficult to define beforehand the roles and the limits imposed on the designer. However, it is possible to confirm the importance of the role of the designer in the production chain, being reasonable to assume that the designer even has a social role in this process. From this conjecture it is possible to delineate the path that leads to the issues facing this question. It is therefore an investigation – through a case study which examines the editorial production process – considering the role and the involvement of the agents present in the production chain (especially the designer), highlighting their functions, limits, and possible contributions. Finally, this observation allows us to examine the real and the idealized functions of the main participants in this process – such as the designer, one of the mediating reading agents –, taking into account the particularities of the production chain of textbook publishing, which is guided by a policy with precise objectives and educational and pecuniary interests.MAXWELLLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOLUIZ ANTONIO LUZIO COELHOFERNANDA MACIEL JARDIM2013-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21629porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:21629Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES
[en] THE DESIGN(ER) IN THE EDITORIAL PRODUCTION OF THE TEXTBOOK: ROLES, CONTRIBUTIONS AND LIMITS
title [pt] O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES
spellingShingle [pt] O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES
FERNANDA MACIEL JARDIM
[pt] DESIGN
[pt] EDITORACAO
[pt] LIVRO DIDATICO
[pt] MERCADO EDITORIAL
[pt] EDUCACAO
[pt] LEITURA
[en] DESIGN
[en] PUBLISHING
[en] COURSE BOOK
[en] BOOK PUBLISHING
[en] EDUCATION
[en] READING
title_short [pt] O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES
title_full [pt] O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES
title_fullStr [pt] O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES
title_full_unstemmed [pt] O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES
title_sort [pt] O DESIGN(ER) NA PRODUÇÃO EDITORIAL DO LIVRO DIDÁTICO: FUNÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E LIMITES
author FERNANDA MACIEL JARDIM
author_facet FERNANDA MACIEL JARDIM
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDA MACIEL JARDIM
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] DESIGN
[pt] EDITORACAO
[pt] LIVRO DIDATICO
[pt] MERCADO EDITORIAL
[pt] EDUCACAO
[pt] LEITURA
[en] DESIGN
[en] PUBLISHING
[en] COURSE BOOK
[en] BOOK PUBLISHING
[en] EDUCATION
[en] READING
topic [pt] DESIGN
[pt] EDITORACAO
[pt] LIVRO DIDATICO
[pt] MERCADO EDITORIAL
[pt] EDUCACAO
[pt] LEITURA
[en] DESIGN
[en] PUBLISHING
[en] COURSE BOOK
[en] BOOK PUBLISHING
[en] EDUCATION
[en] READING
description [pt] Esta dissertação trata da inserção do design(er) na produção editorial do livro didático – que ainda é uma ferramenta bastante utilizada na educação brasileira e, geralmente, fundamenta e delineia as práticas de ensino em sala de aula –, com enfoque no livro de geografia de ensino fundamental. Dentre outras questões que o perpassam, a pergunta que norteia este trabalho pode ser sintetizada da seguinte forma: qual o papel do design(er) no processo de edição de livros didáticos? Diante da construção coletiva por que passa a obra didática, sofrendo intervenções de diversas fontes, torna-se difícil delimitar de antemão as atribuições e limites de atuação do designer; entretanto, é possível afirmar a importância de seu trabalho nessa cadeia produtiva, sendo razoável partir do pressuposto que o designer tem um papel até mesmo social nesse processo. É a partir dessa conjectura que se torna possível delinear o caminho que leva aos motes concernentes a esse grande questionamento. Trata-se, portanto, de uma investigação – mediante estudo de caso com a análise do processo de produção editorial – do papel e da atuação dos agentes envolvidos na cadeia de produção (em especial do designer), destacando suas funções primordiais, contribuições possíveis e seus limites de atuação. Afinal, a partir dessa observação é possível examinar as funções, exercidas e idealizadas, dos principais participantes deste processo – dentre eles, o designer, um dos agentes mediadores da leitura –, levando em consideração as particularidades da cadeia de produção editorial do livro didático, que é orientada por uma política com objetivos precisos e por interesses educacionais e pecuniários.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21629
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21629@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822586106773504