COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CAPACIDADES NA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO DESENHO E NO ESBOÇO: ESTUDO QUALITATIVO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM DESIGN GRÁFICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NORA KARINA AGUILAR RENDON
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@4
Resumo: A pesquisa situa-se no contexto nacional da educação superior em design. Refere-se às formas de representação visual a partir de indagações de Elliot Eisner. Consta de uma série de estudos qualitativos aplicados entre 2011 e 2016 em sala de aula da licenciatura em design gráfico da Universidade Iberoamericana da Cidade do México. Utiliza procedimentos de observação participativa do fenômeno ensino-aprendizagem. Alguns dos objetivos da pesquisa são: identificar as principais características que evidenciam o desenvolvimento de competências, habilidades e capacidades na representação visual através do desenho e do esboço. Os resultados obtidos contribuem para a avaliação de alunos no credenciamento das instituições educativas de nível superior.
id PUC_RIO-1_7aa51d98b871670db13144b2adde83c6
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:49031
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCOMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CAPACIDADES NA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO DESENHO E NO ESBOÇO: ESTUDO QUALITATIVO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM DESIGN GRÁFICOHABILIDADES Y CAPACIDADES EN LA REPRESENTACIÓN VISUAL, EL DIBUJO Y EL BOCETAJE SKILLS AND ABILITIES IN VISUAL REPRESENTATION, DRAWING AND BOCETAJE A QUALITATIVE STUDY OF UNDERGRADUATE STUDENTS OF GRAPHIC DESIGN 2017-04-05LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO26870797749lattes.cnpq.br/3996072254298525CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUESVERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMALUIZ ANTONIO LUZIO COELHOJULIE DE ARAUJO PIRESCARMEN TIBURCIO GARCÍANORA KARINA AGUILAR RENDONPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRA pesquisa situa-se no contexto nacional da educação superior em design. Refere-se às formas de representação visual a partir de indagações de Elliot Eisner. Consta de uma série de estudos qualitativos aplicados entre 2011 e 2016 em sala de aula da licenciatura em design gráfico da Universidade Iberoamericana da Cidade do México. Utiliza procedimentos de observação participativa do fenômeno ensino-aprendizagem. Alguns dos objetivos da pesquisa são: identificar as principais características que evidenciam o desenvolvimento de competências, habilidades e capacidades na representação visual através do desenho e do esboço. Os resultados obtidos contribuem para a avaliação de alunos no credenciamento das instituições educativas de nível superior.This research responds to the national context of higher education in the field of design with respect to the teaching and learning of forms of visual representation. It is based on Elliot Eisner s analytical approach. The thesis consists of a series of qualitative studies applied between 2011 and 2016 in the Universidad Iberoamericana s Bachelor of Graphic Design program, and in which the author engaged in the participant observation of the teaching-learning dynamic in drawing and sketching classes. The dissertation identifies the principal characteristics related to the development of competencies, skills and capacities in the visual representation of drawing and sketching. The evidence obtained is useful for the purposes of student evaluation and for the accreditation of institutions of higher education.La investigación responde al contexto nacional de la educación superior del diseño sobre las formas de representación visual y se basa en el enfoque de la indagación de Elliot Eisner. La tesis consta de una serie de estudios cualitativos aplicados entre 2011 y 2016 en la licenciatura de diseño gráfico de la Universidad Iberoamericana a través de la observación participativa del fenómeno enseñanzaaprendizaje del dibujo y el bocetaje. La investigación identifica las principales características que evidencian el desarrollo de competencias, habilidades y capacidades en la representación visual del dibujo y el bocetaje. Las evidencias obtenidas sirven para la evaluación de los alumnos y para la acreditación de las instituciones educativas a nivel superior.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@4spareponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:53:38Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:49031Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CAPACIDADES NA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO DESENHO E NO ESBOÇO: ESTUDO QUALITATIVO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM DESIGN GRÁFICO
dc.title.alternative.es.fl_str_mv HABILIDADES Y CAPACIDADES EN LA REPRESENTACIÓN VISUAL, EL DIBUJO Y EL BOCETAJE
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SKILLS AND ABILITIES IN VISUAL REPRESENTATION, DRAWING AND BOCETAJE A QUALITATIVE STUDY OF UNDERGRADUATE STUDENTS OF GRAPHIC DESIGN
title COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CAPACIDADES NA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO DESENHO E NO ESBOÇO: ESTUDO QUALITATIVO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM DESIGN GRÁFICO
spellingShingle COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CAPACIDADES NA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO DESENHO E NO ESBOÇO: ESTUDO QUALITATIVO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM DESIGN GRÁFICO
NORA KARINA AGUILAR RENDON
title_short COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CAPACIDADES NA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO DESENHO E NO ESBOÇO: ESTUDO QUALITATIVO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM DESIGN GRÁFICO
title_full COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CAPACIDADES NA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO DESENHO E NO ESBOÇO: ESTUDO QUALITATIVO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM DESIGN GRÁFICO
title_fullStr COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CAPACIDADES NA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO DESENHO E NO ESBOÇO: ESTUDO QUALITATIVO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM DESIGN GRÁFICO
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CAPACIDADES NA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO DESENHO E NO ESBOÇO: ESTUDO QUALITATIVO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM DESIGN GRÁFICO
title_sort COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CAPACIDADES NA REPRESENTAÇÃO VISUAL NO DESENHO E NO ESBOÇO: ESTUDO QUALITATIVO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM DESIGN GRÁFICO
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author NORA KARINA AGUILAR RENDON
author_facet NORA KARINA AGUILAR RENDON
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26870797749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3996072254298525
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JULIE DE ARAUJO PIRES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CARMEN TIBURCIO GARCÍA
dc.contributor.author.fl_str_mv NORA KARINA AGUILAR RENDON
contributor_str_mv LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO
JULIE DE ARAUJO PIRES
CARMEN TIBURCIO GARCÍA
description A pesquisa situa-se no contexto nacional da educação superior em design. Refere-se às formas de representação visual a partir de indagações de Elliot Eisner. Consta de uma série de estudos qualitativos aplicados entre 2011 e 2016 em sala de aula da licenciatura em design gráfico da Universidade Iberoamericana da Cidade do México. Utiliza procedimentos de observação participativa do fenômeno ensino-aprendizagem. Alguns dos objetivos da pesquisa são: identificar as principais características que evidenciam o desenvolvimento de competências, habilidades e capacidades na representação visual através do desenho e do esboço. Os resultados obtidos contribuem para a avaliação de alunos no credenciamento das instituições educativas de nível superior.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@4
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49031@4
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324950967582720