[pt] A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EDSON ROBERTO SEVERNINI
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10545
Resumo: [pt] Freqüentemente, somos informados sobre diversos episódios violentos que ocorrem dentro e nas proximidades das escolas. Como essa violência se relaciona com o desempenho dos alunos? Neste artigo, investigamos esta questão e mostramos que os alunos que freqüentaram escolas mais violentas têm, em média, pior proficiência nas provas do SAEB 2003, mesmo controlando por atributos dos próprios estudantes e dos respectivos professores, turmas e colégios. Mais ainda, encontramos evidências de que a violência afeta mais os alunos da cauda inferior da distribuição de proficiência. Adicionalmente, descobrimos que além da relação direta entre violência na escola e proficiência, parece haver uma associação indireta entre essas variáveis que opera por meio da rotatividade dos professores. De fato, mostramos que a ocorrência de fatos violentos numa escola está negativamente relacionada à probabilidade de as turmas desse colégio terem um único professor durante o ano letivo, e positivamente associada à probabilidade de essas turmas sofrerem com o problema da rotatividade docente.
id PUC_RIO-1_7c2a996b6fb2408c2beb8ec44c5a39aa
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10545
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS [en] THE RELATIONSHIP BETWEEN SCHOOL VIOLENCE AND STUDENTS PROFICIENCY [pt] VIOLENCIA NAS ESCOLAS[pt] ROTATIVIDADE DOS PROFESSORES[pt] PROFICIENCIA DOS ALUNOS[en] SCHOOL VIOLENCE[pt] Freqüentemente, somos informados sobre diversos episódios violentos que ocorrem dentro e nas proximidades das escolas. Como essa violência se relaciona com o desempenho dos alunos? Neste artigo, investigamos esta questão e mostramos que os alunos que freqüentaram escolas mais violentas têm, em média, pior proficiência nas provas do SAEB 2003, mesmo controlando por atributos dos próprios estudantes e dos respectivos professores, turmas e colégios. Mais ainda, encontramos evidências de que a violência afeta mais os alunos da cauda inferior da distribuição de proficiência. Adicionalmente, descobrimos que além da relação direta entre violência na escola e proficiência, parece haver uma associação indireta entre essas variáveis que opera por meio da rotatividade dos professores. De fato, mostramos que a ocorrência de fatos violentos numa escola está negativamente relacionada à probabilidade de as turmas desse colégio terem um único professor durante o ano letivo, e positivamente associada à probabilidade de essas turmas sofrerem com o problema da rotatividade docente.[en] Frequently, the media inform us about violent episodes that happen inside and around schools. How is that violence related to students performance? In this paper, I show that, on average, students who attended more violent schools had less proficiency on the SAEB 2003, a test carried out by the Brazilian Ministry of Education, even when I controlled for school, class, teacher and student characteristics. This relation is stronger in the bottom of the proficiency distribution. Furthermore, I find out that school violence increases the probability of teacher turnover among schools, indicating that violence also has an indirect effect on the students proficiency.MAXWELLSERGIO PINHEIRO FIRPOSERGIO PINHEIRO FIRPOSERGIO PINHEIRO FIRPOSERGIO PINHEIRO FIRPOEDSON ROBERTO SEVERNINI2007-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10545porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-03T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10545Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS
[en] THE RELATIONSHIP BETWEEN SCHOOL VIOLENCE AND STUDENTS PROFICIENCY
title [pt] A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS
spellingShingle [pt] A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS
EDSON ROBERTO SEVERNINI
[pt] VIOLENCIA NAS ESCOLAS
[pt] ROTATIVIDADE DOS PROFESSORES
[pt] PROFICIENCIA DOS ALUNOS
[en] SCHOOL VIOLENCE
title_short [pt] A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS
title_full [pt] A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS
title_fullStr [pt] A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS
title_full_unstemmed [pt] A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS
title_sort [pt] A RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS
author EDSON ROBERTO SEVERNINI
author_facet EDSON ROBERTO SEVERNINI
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SERGIO PINHEIRO FIRPO
SERGIO PINHEIRO FIRPO
SERGIO PINHEIRO FIRPO
SERGIO PINHEIRO FIRPO
dc.contributor.author.fl_str_mv EDSON ROBERTO SEVERNINI
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] VIOLENCIA NAS ESCOLAS
[pt] ROTATIVIDADE DOS PROFESSORES
[pt] PROFICIENCIA DOS ALUNOS
[en] SCHOOL VIOLENCE
topic [pt] VIOLENCIA NAS ESCOLAS
[pt] ROTATIVIDADE DOS PROFESSORES
[pt] PROFICIENCIA DOS ALUNOS
[en] SCHOOL VIOLENCE
description [pt] Freqüentemente, somos informados sobre diversos episódios violentos que ocorrem dentro e nas proximidades das escolas. Como essa violência se relaciona com o desempenho dos alunos? Neste artigo, investigamos esta questão e mostramos que os alunos que freqüentaram escolas mais violentas têm, em média, pior proficiência nas provas do SAEB 2003, mesmo controlando por atributos dos próprios estudantes e dos respectivos professores, turmas e colégios. Mais ainda, encontramos evidências de que a violência afeta mais os alunos da cauda inferior da distribuição de proficiência. Adicionalmente, descobrimos que além da relação direta entre violência na escola e proficiência, parece haver uma associação indireta entre essas variáveis que opera por meio da rotatividade dos professores. De fato, mostramos que a ocorrência de fatos violentos numa escola está negativamente relacionada à probabilidade de as turmas desse colégio terem um único professor durante o ano letivo, e positivamente associada à probabilidade de essas turmas sofrerem com o problema da rotatividade docente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10545
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10545&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790112291225600