[en] A STUDY OF WHITENESS WITHIN A CONTEXT OF RACIAL RELATIONS RECONFIGURATION IN BRAZIL, 2003-2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA HELENA ITHAMAR PASSOS
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27454@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27454
Resumo: [pt] Este trabalho tem como objetivo central entender o curso da (re)construção das identidades dos sujeitos brancos quando estes se encontram em um processo de (re)conhecimento da sua própria racialidade. O estudo focaliza as relações raciais no Brasil a partir do ano de 2003, com ênfase para as suas configurações políticas frente ao combate ao racismo. O objeto teórico deste estudo é a questão da branquitude brasileira, e suas negociações, frente às novas conjunturas raciais brasileiras. A hipótese que norteia este trabalho é a de que a permanência da ideologia da mestiçagem, enquanto uma estrutura de longa duração (Braudel, 1992), sustenta um discurso de igualdade formal e impede a aquisição de um racial literacy pelos sujeitos brancos em todas as camadas sociais e, em particular, para os indivíduos pertencentes às populações que vivem em espaços de subalternidade social. Desta maneira, assumimos que as representações sociais do branco pobre se assemelham às do negro, dificultando a explicitação da questão racial e suas implicações sociais. A partir de uma metodologia que incorporou o arcabouço teórico do racial literacy como lente de observação, esta pesquisa combinou atividades de observação participante, realizadas durante um semestre letivo em uma classe composta por aproximadamente 30 estudantes da disciplina História e Cultura Afro-brasileira oferecida por uma Instituição de Ensino Superior da Zona Leste da cidade de São Paulo, com entrevistas individuais com 11 destes alunos que se autodefiniam brancos ou pardos. Nossas conclusões apontam para o fato de que embora se possam observar importantes processos de transformação em curso, a partir da implementação da Lei Federal 10.639/2003, permanecem as estruturas pelas quais o mito da democracia racial se reproduz, e se atualiza, impedindo que ocorram processos de racialização das identidades que permitam novas relações de poder entre brancos e negros na sociedade brasileira.
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spelling [en] A STUDY OF WHITENESS WITHIN A CONTEXT OF RACIAL RELATIONS RECONFIGURATION IN BRAZIL, 2003-2013 [pt] UM ESTUDO SOBRE BRANQUITUDE NO CONTEXTO DE RECONFIGURAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL, 2003-2013 [pt] IDENTIDADE RACIAL[pt] LETRAMENTO RACIAL[pt] EDUCACAO ETNICO-RACIAL[pt] BRANQUITUDE[en] RACE IDENTITY[en] RACIAL LITERACY[en] BLANCHITE[pt] Este trabalho tem como objetivo central entender o curso da (re)construção das identidades dos sujeitos brancos quando estes se encontram em um processo de (re)conhecimento da sua própria racialidade. O estudo focaliza as relações raciais no Brasil a partir do ano de 2003, com ênfase para as suas configurações políticas frente ao combate ao racismo. O objeto teórico deste estudo é a questão da branquitude brasileira, e suas negociações, frente às novas conjunturas raciais brasileiras. A hipótese que norteia este trabalho é a de que a permanência da ideologia da mestiçagem, enquanto uma estrutura de longa duração (Braudel, 1992), sustenta um discurso de igualdade formal e impede a aquisição de um racial literacy pelos sujeitos brancos em todas as camadas sociais e, em particular, para os indivíduos pertencentes às populações que vivem em espaços de subalternidade social. Desta maneira, assumimos que as representações sociais do branco pobre se assemelham às do negro, dificultando a explicitação da questão racial e suas implicações sociais. A partir de uma metodologia que incorporou o arcabouço teórico do racial literacy como lente de observação, esta pesquisa combinou atividades de observação participante, realizadas durante um semestre letivo em uma classe composta por aproximadamente 30 estudantes da disciplina História e Cultura Afro-brasileira oferecida por uma Instituição de Ensino Superior da Zona Leste da cidade de São Paulo, com entrevistas individuais com 11 destes alunos que se autodefiniam brancos ou pardos. Nossas conclusões apontam para o fato de que embora se possam observar importantes processos de transformação em curso, a partir da implementação da Lei Federal 10.639/2003, permanecem as estruturas pelas quais o mito da democracia racial se reproduz, e se atualiza, impedindo que ocorram processos de racialização das identidades que permitam novas relações de poder entre brancos e negros na sociedade brasileira.[en] A study that aims to understand the course of identity (re) construction of white individuals who are submitted to a process of (re) cognition of their own racial belonging. Therefore, this work focuses on Brazilian racial relations, from 2003 onwards, with emphasis on the political configurations in the frame of the struggle against racism. The central subject of the work is the Brazilian whiteness, and its related power negotiation, within the present context of the national racial relations. The hypothesis of the study is that the permanence of a melting pot ideology, understood as a long lasting structure (Braudel, 1992), gives support to the idea of a formal equality and impedes the acquisition of racial literacy by the white individuals from all social strata and, particularly, for those who belong to the population living on subaltern social spaces. It is assumed that the social representations of the poor white are similar to that of the black, which makes it difficult to perceive the racial inequities and its social implications. Adopting the racial literacy theoretical framework as a reference, this research combines participating observation and individual interviews. The observation took place within a group composed by near 30 students of the discipline Afro-Brazilian History and Culture in a College located in the East Zone of São Paulo City. The interviews were applied to 11 of those students self defined as white or pardo (mestizo). The conclusions indicate that, although it is possible to observe important transformations taking place as a consequence of the Federal Law No. 10.639/2003 implementation, the hypothesis of this work seems to be confirmed as the structures related to the racial democracy myth are systematically reproduced and actualized, which impedes the racialization of the identities, as a consequence, and a new power negotiation between whites and blacks in Brazilian society.MAXWELLDENISE PINI ROSALEM DA FONSECADENISE PINI ROSALEM DA FONSECAANA HELENA ITHAMAR PASSOS2016-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27454@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27454@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27454porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-23T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27454Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-02-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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