Educomunicação e Equidade no Prêmio Educar para Igualdade Racial e de Gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Ana Helena Ithamar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Prandini, Paola Diniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Esferas - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro-Oeste
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/11921
Resumo: Este artigo vislumbra, a partir do recorte dos valores e princípios da educomunicação, estabelecer um estudo de caso de três práticas pedagógicas premiadas no Prêmio Educar para Igualdade Racial e de Gênero e que pudessem contribuir para o enfrentamento do racismo e da desigualdade de gênero no Brasil com base em iniciativas presentes em instituições públicas da educação formal brasileira. O Prêmio Educar para Igualdade Racial e de Gênero, criado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT objetiva é o de identificar, difundir, reconhecer e apoiar práticas pedagógicas e de gestão escolar, vinculadas à temática étnico-racial, na perspectiva da garantia de uma educação igualitária para todas e todos e que respeitem as diferenças. O prêmio é uma ação afirmativa por entender que vivemos em uma país com uma história de desigualdade racial e manutenção de políticas que privilegiam a branquitude brasileira.
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