[en] A STUDY ABOUT THE IMPACT EDUCATION ON THE CONSUMPTION HABITS OF LOW-INCOME ADOLESCENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAYANNE CHRISTINE DOS SANTOS VARGAS
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67900@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67900@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67900
Resumo: [pt] Este estudo analisa os efeitos da educação nos hábitos de consumo de adolescentes de baixa renda, com uma pesquisa qualitativa envolvendo 16 alunos. Utilizamos a teoria pedagógica sociointeracionista, abordando conceitos como zona de desenvolvimento proximal, mediação, linguagem, contexto social e cultural, e desenvolvimento progressivo. Estudamos obras de Paulo Freire, destacando a relação entre oprimido e opressor, diálogo, conscientização e contextualização cultural. Investigamos a conexão entre sociointeracionismo e a teoria pedagógica de Paulo Freire, seguida por reflexões sobre consumo na base da pirâmide, conforme a perspectiva de C.K. Prahalad. Focamos no consumidor dessa camada e no desenvolvimento econômico como meio de transformação social, explorando o papel da educação do consumidor e sua aplicação no ensino formal. A análise dos dados revela desafios na avaliação do consumo adolescente e o impacto da influência familiar, de grandes marcas e da escola em seus hábitos. Correlacionamos teorias com os dados, oferecendo uma visão ampla sobre educação, consumo e desenvolvimento social, concluindo com considerações sobre o engajamento dos estudantes, suas consequências na qualidade da educação, medidas escolares e o papel da escola na formação de cidadãos conscientes sobre a relação opressor-oprimido e o impacto da educação para um consumo consciente na base da pirâmide.
id PUC_RIO-1_8e323115fbfe8b9987cb94a9669b0426
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:67900
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] A STUDY ABOUT THE IMPACT EDUCATION ON THE CONSUMPTION HABITS OF LOW-INCOME ADOLESCENTS [pt] UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA EDUCAÇÃO NOS HÁBITOS DE CONSUMO DE ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA [pt] ADOLESCENCIA[pt] CONSCIENCIA DE CONSUMO[pt] BASE DA PIRAMIDE[pt] BAIXA RENDA[pt] EDUCACAO[en] ADOLESCENCE[en] CONSUMER AWARENESS[en] BOTTOM OF THE PYRAMID[en] LOW-INCOME[en] EDUCATION[pt] Este estudo analisa os efeitos da educação nos hábitos de consumo de adolescentes de baixa renda, com uma pesquisa qualitativa envolvendo 16 alunos. Utilizamos a teoria pedagógica sociointeracionista, abordando conceitos como zona de desenvolvimento proximal, mediação, linguagem, contexto social e cultural, e desenvolvimento progressivo. Estudamos obras de Paulo Freire, destacando a relação entre oprimido e opressor, diálogo, conscientização e contextualização cultural. Investigamos a conexão entre sociointeracionismo e a teoria pedagógica de Paulo Freire, seguida por reflexões sobre consumo na base da pirâmide, conforme a perspectiva de C.K. Prahalad. Focamos no consumidor dessa camada e no desenvolvimento econômico como meio de transformação social, explorando o papel da educação do consumidor e sua aplicação no ensino formal. A análise dos dados revela desafios na avaliação do consumo adolescente e o impacto da influência familiar, de grandes marcas e da escola em seus hábitos. Correlacionamos teorias com os dados, oferecendo uma visão ampla sobre educação, consumo e desenvolvimento social, concluindo com considerações sobre o engajamento dos estudantes, suas consequências na qualidade da educação, medidas escolares e o papel da escola na formação de cidadãos conscientes sobre a relação opressor-oprimido e o impacto da educação para um consumo consciente na base da pirâmide. [en] This study analyzes the effects of education on the consumption habits of low-income adolescents, with qualitative research involving 16 students. We use sociointeractionist pedagogical theory, addressing concepts such as zone of proximal development, mediation, language, social and cultural context, and progressive development. We studied works by Paulo Freire, highlighting the relationship between oppressed and oppressor, dialogue, awareness and cultural contextualization. We investigated the connection between sociointeractionism and Paulo Freire s pedagogical theory, followed by reflections on consumption at the base of the pyramid, according to C.K. Prahalad s perspective. We focus on consumers in this layer and on economic development as a means of social transformation, exploring the role of consumer education and its application in formal education. Data analysis reveals challenges in evaluating teenage consumption and the impact of family influence, big brands and school on their habits. We correlate theories with data, offering a broad view of education, consumption and social development, concluding with considerations on student engagement, its consequences on the quality of education, school measures and the role of school in forming citizens aware of the oppressive relationship - oppressed and the impact of education for conscious consumption at the base of the pyramid.MAXWELLMARCUS WILCOX HEMAISMARCUS WILCOX HEMAISRAYANNE CHRISTINE DOS SANTOS VARGAS2024-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67900@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67900@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67900porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:67900Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-09-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] A STUDY ABOUT THE IMPACT EDUCATION ON THE CONSUMPTION HABITS OF LOW-INCOME ADOLESCENTS
[pt] UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA EDUCAÇÃO NOS HÁBITOS DE CONSUMO DE ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA
title [en] A STUDY ABOUT THE IMPACT EDUCATION ON THE CONSUMPTION HABITS OF LOW-INCOME ADOLESCENTS
spellingShingle [en] A STUDY ABOUT THE IMPACT EDUCATION ON THE CONSUMPTION HABITS OF LOW-INCOME ADOLESCENTS
RAYANNE CHRISTINE DOS SANTOS VARGAS
[pt] ADOLESCENCIA
[pt] CONSCIENCIA DE CONSUMO
[pt] BASE DA PIRAMIDE
[pt] BAIXA RENDA
[pt] EDUCACAO
[en] ADOLESCENCE
[en] CONSUMER AWARENESS
[en] BOTTOM OF THE PYRAMID
[en] LOW-INCOME
[en] EDUCATION
title_short [en] A STUDY ABOUT THE IMPACT EDUCATION ON THE CONSUMPTION HABITS OF LOW-INCOME ADOLESCENTS
title_full [en] A STUDY ABOUT THE IMPACT EDUCATION ON THE CONSUMPTION HABITS OF LOW-INCOME ADOLESCENTS
title_fullStr [en] A STUDY ABOUT THE IMPACT EDUCATION ON THE CONSUMPTION HABITS OF LOW-INCOME ADOLESCENTS
title_full_unstemmed [en] A STUDY ABOUT THE IMPACT EDUCATION ON THE CONSUMPTION HABITS OF LOW-INCOME ADOLESCENTS
title_sort [en] A STUDY ABOUT THE IMPACT EDUCATION ON THE CONSUMPTION HABITS OF LOW-INCOME ADOLESCENTS
author RAYANNE CHRISTINE DOS SANTOS VARGAS
author_facet RAYANNE CHRISTINE DOS SANTOS VARGAS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.author.fl_str_mv RAYANNE CHRISTINE DOS SANTOS VARGAS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ADOLESCENCIA
[pt] CONSCIENCIA DE CONSUMO
[pt] BASE DA PIRAMIDE
[pt] BAIXA RENDA
[pt] EDUCACAO
[en] ADOLESCENCE
[en] CONSUMER AWARENESS
[en] BOTTOM OF THE PYRAMID
[en] LOW-INCOME
[en] EDUCATION
topic [pt] ADOLESCENCIA
[pt] CONSCIENCIA DE CONSUMO
[pt] BASE DA PIRAMIDE
[pt] BAIXA RENDA
[pt] EDUCACAO
[en] ADOLESCENCE
[en] CONSUMER AWARENESS
[en] BOTTOM OF THE PYRAMID
[en] LOW-INCOME
[en] EDUCATION
description [pt] Este estudo analisa os efeitos da educação nos hábitos de consumo de adolescentes de baixa renda, com uma pesquisa qualitativa envolvendo 16 alunos. Utilizamos a teoria pedagógica sociointeracionista, abordando conceitos como zona de desenvolvimento proximal, mediação, linguagem, contexto social e cultural, e desenvolvimento progressivo. Estudamos obras de Paulo Freire, destacando a relação entre oprimido e opressor, diálogo, conscientização e contextualização cultural. Investigamos a conexão entre sociointeracionismo e a teoria pedagógica de Paulo Freire, seguida por reflexões sobre consumo na base da pirâmide, conforme a perspectiva de C.K. Prahalad. Focamos no consumidor dessa camada e no desenvolvimento econômico como meio de transformação social, explorando o papel da educação do consumidor e sua aplicação no ensino formal. A análise dos dados revela desafios na avaliação do consumo adolescente e o impacto da influência familiar, de grandes marcas e da escola em seus hábitos. Correlacionamos teorias com os dados, oferecendo uma visão ampla sobre educação, consumo e desenvolvimento social, concluindo com considerações sobre o engajamento dos estudantes, suas consequências na qualidade da educação, medidas escolares e o papel da escola na formação de cidadãos conscientes sobre a relação opressor-oprimido e o impacto da educação para um consumo consciente na base da pirâmide.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67900@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67900@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67900
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67900@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67900@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822647165353984