[pt] A NOTÍCIA ENQUADRADA: COMO ALPHABET E META DETERMINAM O FORMATO DE CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS NA INTERNET
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66322 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação visa discutir como os veículos de jornalismo impresso estão sendo levados a mudar os formatos de publicação de notícias para se adequar às normas impostas por gigantes das comunicações como Alphabet e Meta. O estudo discute como este processo se inscreve numa linha do tempo de constantes adaptações do material gráfico jornalístico que visavam o aumento de vendas de exemplares. Usamos conceitos da Economia Política da Comunicação, como os de Bolaño e Harvey, além de Zuboff para contextualizar o papel que as empresas detentoras do Google e Instagram têm na disrupção do modelo de negócios jornalismo. Comparamos os perfis no Instagram da Revista Trip e do portal G1, com o recorte das postagens no formato de carrossel de janeiro a junho de 2023. Propusemos a subdivisão das amostras em cinco categorias distintas, de acordo com suas especificidades narrativas. Constatamos que as convenções de diagramação de revistas e jornais impressos foram reconfiguradas em cards para se adaptar às exigências das redes sociais. |
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[pt] A NOTÍCIA ENQUADRADA: COMO ALPHABET E META DETERMINAM O FORMATO DE CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS NA INTERNET[en] FRAMED NEWS: HOW ALPHABET AND META MOLD THE FORMATO OF JOURNALISTIC CONTENT ON THE INTERNET[pt] JORNALISMO[pt] ECONOMIA POLITICA DA COMUNICACAO[pt] PLATAFORMA DIGITAL[pt] INSTAGRAM[pt] DESIGN GRAFICO[en] JOURNALISM[en] POLITICAL ECONOMY OF COMMUNICATION[en] DIGITAL PLATFORM[en] INSTAGRAM[en] GRAPHIC DESIGN[pt] Esta dissertação visa discutir como os veículos de jornalismo impresso estão sendo levados a mudar os formatos de publicação de notícias para se adequar às normas impostas por gigantes das comunicações como Alphabet e Meta. O estudo discute como este processo se inscreve numa linha do tempo de constantes adaptações do material gráfico jornalístico que visavam o aumento de vendas de exemplares. Usamos conceitos da Economia Política da Comunicação, como os de Bolaño e Harvey, além de Zuboff para contextualizar o papel que as empresas detentoras do Google e Instagram têm na disrupção do modelo de negócios jornalismo. Comparamos os perfis no Instagram da Revista Trip e do portal G1, com o recorte das postagens no formato de carrossel de janeiro a junho de 2023. Propusemos a subdivisão das amostras em cinco categorias distintas, de acordo com suas especificidades narrativas. Constatamos que as convenções de diagramação de revistas e jornais impressos foram reconfiguradas em cards para se adaptar às exigências das redes sociais.[en] This dissertation aims to discuss how print journalism outlets are being compelled to change news publication formats to conform to the standards imposed by communication giants such as Alphabet and Meta. The study explores how this process fits into a timeline of constant adaptations of journalistic graphic material aimed at increasing copy sales. We draw on concepts from the Political Economy of Communication, including those by Bolaño, Zuboff, and Harvey, to contextualize the role that Google and Instagram s parent companies play in disrupting the journalism business model. We compare the Instagram profiles of Revista Trip and the G1 portal, focusing on carousel-format posts from January to June 2023. We propose subdividing the samples into five distinct categories based on their narrative specificities. We observed that the layout conventions of print magazines and newspapers have been reconfigured into cards to adapt to the demands of social media.MAXWELLPATRICIA MAURICIO CARVALHODIOGO MADUELL VIEIRA2024-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66322porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:66322Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-04-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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