[pt] A NOTÍCIA ENQUADRADA: COMO ALPHABET E META DETERMINAM O FORMATO DE CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS NA INTERNET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIOGO MADUELL VIEIRA
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66322@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66322
Resumo: [pt] Esta dissertação visa discutir como os veículos de jornalismo impresso estão sendo levados a mudar os formatos de publicação de notícias para se adequar às normas impostas por gigantes das comunicações como Alphabet e Meta. O estudo discute como este processo se inscreve numa linha do tempo de constantes adaptações do material gráfico jornalístico que visavam o aumento de vendas de exemplares. Usamos conceitos da Economia Política da Comunicação, como os de Bolaño e Harvey, além de Zuboff para contextualizar o papel que as empresas detentoras do Google e Instagram têm na disrupção do modelo de negócios jornalismo. Comparamos os perfis no Instagram da Revista Trip e do portal G1, com o recorte das postagens no formato de carrossel de janeiro a junho de 2023. Propusemos a subdivisão das amostras em cinco categorias distintas, de acordo com suas especificidades narrativas. Constatamos que as convenções de diagramação de revistas e jornais impressos foram reconfiguradas em cards para se adaptar às exigências das redes sociais.
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