[pt] CIDADANIA DIGITAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR PARA A INCLUSÃO DIGITAL E O COMBATE ÀS DESIGUALDADES SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO – O CASO CDI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TANYA LINDA ROTHGIESSER
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16712@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16712
Resumo: [pt] CIDADANIA DIGITAL: palavras de amplo entendimento quando separadas. Se vinculadas, problematizam a abordagem sociológica da expressão de um tempo. E remetem à busca, nos últimos decênios, de uma proposta de resultados à questão crucial das desigualdades sociais, entre as quais situa-se, com relevância, a da exclusão digital. Frente aos novos desafios das sociedades informacionais, a organização não governamental CDI-Comitê para a Democratização da Informática introduz, em 1995, uma proposta político pedagógica para a inclusão digital que, inspirada no educador Paulo Freire, articula conteúdos de informática e cidadania. Tem por objetivo, transformar vidas e, desta forma, promover a inclusão social. A presente pesquisa busca os resultados qualitativos desta proposta de educação complementar para o combate às desigualdades sociais em nosso país. Com este foco, concentramos os levantamentos em quatro instituições sem fins lucrativos, parceiras do CDI, na cidade do Rio de Janeiro. Ao longo de quatro meses foram entrevistados coordenadores, educadores, educandos e voluntários de Escolas CDI Comunidade e EIC-Escola de Informática e Cidadania, tendo sido seus depoimentos contrastados com as propostas da Organização. Os resultados da pesquisa nos revelam que a articulação metodológica Informática e Cidadania - por nós entendida como um processo de promoção da Cidadania Digital - tem propiciado novas possibilidades de enfrentamento da info-exclusão no Brasil e contribuído, desta forma, para o combate às desigualdades sociais no Brasil contemporâneo.
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