Projeto de inclusão digital do Comitê para Democratização da Informática-CDI em Alvorada/RS : estudo avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Caroline Camargo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67767
Resumo: Este trabalho caracteriza-se como um estudo avaliativo de um projeto de inclusão digital do Comitê para Democratização da Informática (CDI) em Alvorada, RS, na Sociedade Espírita Simão Pedro. Trata-se de um estudo qualitativo apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo verificar se os objetivos traçados pelas instituições responsáveis pelo projeto das Escolas de Informática e Cidadania (EIC) foram alcançados e que mudanças trouxeram à comunidade atendida. Foram realizadas entrevistas com educadores e exeducadores que atuaram nesta EIC, bem como com a superintendente da Fundação que abriga o projeto. Foram também aplicados questionários com ex-alunos desta Escola de Informática e Cidadania, neste caso a Sociedade Espírita Simão Pedro, localizada em Alvorada. As informações coletadas foram interpretadas e apresentadas de forma descritiva, a fim de corresponder aos objetivos propostos. Verificou-se que a Escola de Informática e Cidadania é bastante importante na capacitação das pessoas da comunidade, principalmente no caso dos jovens estudados, que foram os que mais se beneficiaram deste contato com a informática. O que falta ainda é a ampliação do acesso a computadores após a realização dos cursos. Como se pode observar, principalmente entre os ex-alunos de mais idade, que realizaram o curso por curiosidade ou para sentirem-se mais atualizados, não possuindo o acesso a computadores, nada ou quase nada mudou em suas vidas.
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