EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIZ EDUARDO COURI BOUERI
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28077@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28077@2
Resumo: Com o varejo online crescendo rapidamente em todo o mundo, saber como reter os clientes fazendo com que eles façam compras repetidas no mesmo site da Internet tornou-se uma preocupação constante para vendedores online (JOHNSON et al. 2008). No entanto, em comparação com o varejo físico, melhorar a fidelidade online a fim de aumentar o nível de intenção de recompra é mais difícil por causa dos desafios associados ao comércio eletrônico, como por exemplo a facilidade de comparação de preços entre concorrentes, os baixos custos de mudança e a incerteza que envolve o ambiente online (CHIU et al. 2009). Este estudo busca analisar os efeitos da satisfação, confiança e seus antecedentes na intenção de recompra online. A partir da teoria são formuladas hipóteses dos construtos satisfação, confiança e antecedentes em relação a intenção de recompra online. As hipóteses foram testadas por meio de uma survey que resultou em uma amostra de 250 indivíduos cujo único requisito era já ter realizado compras online. Os dados coletados foram analisados via modelagem de equações estruturais, com a verificação de efeitos significativos em várias das hipóteses do estudo, com destaque para satisfação, que se mostrou particularmente relevante indicando afetar o comportamento do consumidor em relação à intenção de recompra online. A relação da confiança online com a intenção de recompra online não foi confirmada neste estudo, divergindo com os achados obtidos por Chiu et al. (2009). Uma possível razão para tal resultado inesperado pode ter sido algum problema com a escala utilizada, mesmo com a mesma tendo se apresentado confiável e a validade do construto tendo sido verificada.
id PUC_RIO-1_86b558a3d66a3d8b9a3855c1ad41606c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:28077
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE THE EFFECTS OF TRUST, SATISFACTION AND ANTECEDENTES ON ONLINE REPURCHASE INTENTION 2016-04-14JORGE BRANTES FERREIRA08762890735lattes.cnpq.br/0457680155949405JORGE BRANTES FERREIRA08762890735lattes.cnpq.br/0457680155949405JORGE BRANTES FERREIRAMARCUS WILCOX HEMAISMARCUS WILCOX HEMAISANGILBERTO SABINO DE FREITASANGILBERTO SABINO DE FREITAS11640610707lattes.cnpq.br/6143428283159165LUIZ EDUARDO COURI BOUERIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRCom o varejo online crescendo rapidamente em todo o mundo, saber como reter os clientes fazendo com que eles façam compras repetidas no mesmo site da Internet tornou-se uma preocupação constante para vendedores online (JOHNSON et al. 2008). No entanto, em comparação com o varejo físico, melhorar a fidelidade online a fim de aumentar o nível de intenção de recompra é mais difícil por causa dos desafios associados ao comércio eletrônico, como por exemplo a facilidade de comparação de preços entre concorrentes, os baixos custos de mudança e a incerteza que envolve o ambiente online (CHIU et al. 2009). Este estudo busca analisar os efeitos da satisfação, confiança e seus antecedentes na intenção de recompra online. A partir da teoria são formuladas hipóteses dos construtos satisfação, confiança e antecedentes em relação a intenção de recompra online. As hipóteses foram testadas por meio de uma survey que resultou em uma amostra de 250 indivíduos cujo único requisito era já ter realizado compras online. Os dados coletados foram analisados via modelagem de equações estruturais, com a verificação de efeitos significativos em várias das hipóteses do estudo, com destaque para satisfação, que se mostrou particularmente relevante indicando afetar o comportamento do consumidor em relação à intenção de recompra online. A relação da confiança online com a intenção de recompra online não foi confirmada neste estudo, divergindo com os achados obtidos por Chiu et al. (2009). Uma possível razão para tal resultado inesperado pode ter sido algum problema com a escala utilizada, mesmo com a mesma tendo se apresentado confiável e a validade do construto tendo sido verificada.With online retail growing rapidly around the world, knowing how to retain customers by getting them to make repeat purchases on the same website has become a constant concern for online sellers (JOHNSON et al. 2008). However, compared to the physical retail, improving online loyalty in order to increase the level of repurchase intention is more difficult because of the challenges associated with electronic commerce, such as the ease of comparing prices between competitors, low switching costs and the uncertainty surrounding the online environment (CHIU et al. 2009). This study aims to analyze the effects of satisfaction, trust and antecedents on online repurchase intention. From the theory we formulated hypotheses of Satisfaction, trust and antecedents regarding the intention to repurchase online. The hypotheses were tested by means of a survey which resulted in a sample of 250 subjects whose only requirement was to have already made purchases online. The collected data were analyzed via structural equation modeling with the verification of significant effects on several of the hypotheses of the study, especially satisfaction, which proved to be particularly relevant indicating affect consumer behavior in relation to the online repurchase intention. The relationship of trust online with the online repurchase intention was not confirmed in this study, being different from those findings obtained by Chiu et al. (2009). One possible reason for this unexpected result may have been a problem with the scale used, even with the scale having performed reliably and construct validity has been verified.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28077@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28077@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:45Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:28077Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE EFFECTS OF TRUST, SATISFACTION AND ANTECEDENTES ON ONLINE REPURCHASE INTENTION
title EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE
spellingShingle EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE
LUIZ EDUARDO COURI BOUERI
title_short EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE
title_full EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE
title_fullStr EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE
title_full_unstemmed EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE
title_sort EFEITOS DA SATISFAÇÃO, CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA INTENÇÃO DE RECOMPRA ONLINE
author LUIZ EDUARDO COURI BOUERI
author_facet LUIZ EDUARDO COURI BOUERI
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 08762890735
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 08762890735
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0457680155949405
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0457680155949405
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCUS WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11640610707
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6143428283159165
dc.contributor.author.fl_str_mv LUIZ EDUARDO COURI BOUERI
contributor_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
JORGE BRANTES FERREIRA
JORGE BRANTES FERREIRA
MARCUS WILCOX HEMAIS
MARCUS WILCOX HEMAIS
ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
ANGILBERTO SABINO DE FREITAS
description Com o varejo online crescendo rapidamente em todo o mundo, saber como reter os clientes fazendo com que eles façam compras repetidas no mesmo site da Internet tornou-se uma preocupação constante para vendedores online (JOHNSON et al. 2008). No entanto, em comparação com o varejo físico, melhorar a fidelidade online a fim de aumentar o nível de intenção de recompra é mais difícil por causa dos desafios associados ao comércio eletrônico, como por exemplo a facilidade de comparação de preços entre concorrentes, os baixos custos de mudança e a incerteza que envolve o ambiente online (CHIU et al. 2009). Este estudo busca analisar os efeitos da satisfação, confiança e seus antecedentes na intenção de recompra online. A partir da teoria são formuladas hipóteses dos construtos satisfação, confiança e antecedentes em relação a intenção de recompra online. As hipóteses foram testadas por meio de uma survey que resultou em uma amostra de 250 indivíduos cujo único requisito era já ter realizado compras online. Os dados coletados foram analisados via modelagem de equações estruturais, com a verificação de efeitos significativos em várias das hipóteses do estudo, com destaque para satisfação, que se mostrou particularmente relevante indicando afetar o comportamento do consumidor em relação à intenção de recompra online. A relação da confiança online com a intenção de recompra online não foi confirmada neste estudo, divergindo com os achados obtidos por Chiu et al. (2009). Uma possível razão para tal resultado inesperado pode ter sido algum problema com a escala utilizada, mesmo com a mesma tendo se apresentado confiável e a validade do construto tendo sido verificada.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28077@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28077@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28077@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28077@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324928565805056