[pt] PAPEL DA CONFIANÇA ORGANIZACIONAL NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA PAULA RIANI BUARQUE
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25270@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25270
Resumo: [pt] A dissertação tem como propósito analisar o papel da confiança organizacional na satisfação no trabalho dos empregados e entender a influência de variáveis demográficas nesta relação com base em três hipóteses: H1 - O constructo confiança organizacional impacta positivamente a satisfação no trabalho do empregado; H2 - A satisfação no trabalho e a confiança na organização variam em função do gênero e H3 - A satisfação no trabalho e a confiança na organização variam em função do tempo de serviço. Para tanto, com base numa metodologia quantitativa foi realizado um estudo de caso na Gerencia Executiva Exploração, da empresa Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS, com a aplicação dos questionários Escala de Satisfação de Trabalho (EST) elaborado por Siqueira (1995) e Escala de Confiança do Empregado na Organização (ECEO) elaborado por Tamayo e Oliveira (2008), para uma amostra de 213 funcionários. O estudo presente concluiu que: (1) quanto maior for a confiança na solidez organizacional, no reconhecimento financeiro, nos padrões éticos e na promoção do crescimento do empregado, maior será a satisfação com os colegas, com o salário, com a chefia, com natureza do trabalho e com as promoções, (2) quanto menor a confiança nas Normas de Demissão, menor também será a satisfação com os colegas, com o salário, com a chefia, com natureza do trabalho e com as promoções, e, (3) o sexo do empregado e o seu tempo de serviço não influenciamsignificativamente a relação confiança e satisfação no trabalho.
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spelling [pt] PAPEL DA CONFIANÇA ORGANIZACIONAL NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO[en] ROLE OF ORGANIZATIONAL TRUST IN JOB SATISFACTION: A CASE STUDY[pt] CONFIANCA[pt] SATISFACAO NO TRABALHO[pt] CONFIANCA ORGANIZACIONAL[en] TRUST[en] JOB SATISFACTION[en] ORGANIZATIONAL TRUST[pt] A dissertação tem como propósito analisar o papel da confiança organizacional na satisfação no trabalho dos empregados e entender a influência de variáveis demográficas nesta relação com base em três hipóteses: H1 - O constructo confiança organizacional impacta positivamente a satisfação no trabalho do empregado; H2 - A satisfação no trabalho e a confiança na organização variam em função do gênero e H3 - A satisfação no trabalho e a confiança na organização variam em função do tempo de serviço. Para tanto, com base numa metodologia quantitativa foi realizado um estudo de caso na Gerencia Executiva Exploração, da empresa Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS, com a aplicação dos questionários Escala de Satisfação de Trabalho (EST) elaborado por Siqueira (1995) e Escala de Confiança do Empregado na Organização (ECEO) elaborado por Tamayo e Oliveira (2008), para uma amostra de 213 funcionários. O estudo presente concluiu que: (1) quanto maior for a confiança na solidez organizacional, no reconhecimento financeiro, nos padrões éticos e na promoção do crescimento do empregado, maior será a satisfação com os colegas, com o salário, com a chefia, com natureza do trabalho e com as promoções, (2) quanto menor a confiança nas Normas de Demissão, menor também será a satisfação com os colegas, com o salário, com a chefia, com natureza do trabalho e com as promoções, e, (3) o sexo do empregado e o seu tempo de serviço não influenciamsignificativamente a relação confiança e satisfação no trabalho.[en] The dissertation aims to analyze the role of organizational trust in the job satisfaction of employees and understand the influence of demographic variables in this relationship based on three assumptions: H1 - Organizational trust has a positive impact on employee job satisfaction; H2 - Job satisfaction and confidence in the organization vary by gender and H3 - Job satisfaction and confidence in the organization vary by length of service. Therefore based on a quantitative methodology was carried out a case study in Executive Management Exploration, the company Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS with the questionnaires Work Satisfaction Scale (EST) developed by Siqueira (1995) and Trust Scale Employee of the Organization (ECEO) prepared by Tamayo and Oliveira (2008) for a sample of 213 employees. This study concluded that: (1) the greater the confidence in the organizational soundness, financial recognition, ethical standards and promoting employee growth, the higher the satisfaction with colleagues, with the salary, with the head, with nature of work and promotions, (2) the lower the confidence in dismissal rules, will also be less satisfaction with colleagues, with the salary, with the leadership, with the nature of work and promotions, and, (3) the sex of the employee and his service time does not significantly influence the relationship trust and job satisfaction.MAXWELLPATRICIA AMELIA TOMEIANA PAULA RIANI BUARQUE2015-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25270@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25270@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25270porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-09T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25270Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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