[en] IN TOM: ANALYSIS OF PARTNERSHIPS ANTONIO CARLOS JOBIM WITH DOLORES DURAN, NEWTON MENDONÇA AND VINÍCIUS DE MORAES
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19581@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19581@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19581 |
Resumo: | [pt] A dissertação se propõe a examinar o processo composicional do músico Antônio Carlos Jobim, em parceria com Vinícius de Moraes, Dolores Duran e Newton Mendonça, nos anos iniciais do movimento conhecido como Bossa Nova (1958 e 1959). Durante este período é possível observar certo movimento nas canções produzidas, mostrando tanto aproximações como distanciamentos com o repertório musical anterior (o samba-canção). Tendo como base as noções de tradição/modernidade, erudito/popular, procuramos refletir o papel do músico como uma espécie de cronista social. |
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[en] IN TOM: ANALYSIS OF PARTNERSHIPS ANTONIO CARLOS JOBIM WITH DOLORES DURAN, NEWTON MENDONÇA AND VINÍCIUS DE MORAES[pt] NO TOM: ANÁLISE DE PARCERIAS DE ANTÔNIO CARLOS JOBIM COM VINÍCIUS DE MORAES, DOLORES DURAN E NEWTON MENDONÇA[pt] RIO DE JANEIRO[pt] TOM JOBIM[pt] BOSSA NOVA[en] RIO DE JANEIRO[en] TOM JOBIM[en] BOSSA NOVA[pt] A dissertação se propõe a examinar o processo composicional do músico Antônio Carlos Jobim, em parceria com Vinícius de Moraes, Dolores Duran e Newton Mendonça, nos anos iniciais do movimento conhecido como Bossa Nova (1958 e 1959). Durante este período é possível observar certo movimento nas canções produzidas, mostrando tanto aproximações como distanciamentos com o repertório musical anterior (o samba-canção). Tendo como base as noções de tradição/modernidade, erudito/popular, procuramos refletir o papel do músico como uma espécie de cronista social.[en] The paper proposes to examine the compositional process of the musician Antonio Carlos Jobim, in partnership with Vinícius de Moraes, Newton Mendonça and Dolores Duran in the early years of the movement known as Bossa Nova (1958 and 1959). During this period you can see some movement in the songs produced, showing both approaches and departures with the previous musical repertoire (samba-canção). Based on the notions of tradition / modernity, classical / popular, we reflect on the role of the musician as a kind of social chronicler.MAXWELLANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUESANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUESTATIANA DE ALMEIDA NUNES DA COSTA2012-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19581@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19581@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19581porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-21T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19581Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-11-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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