[en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MICHELE MARCONSINI LOUREIRO
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30699
Resumo: [pt] Esta dissertação apresenta reflexões acerca de aspectos de ensino-aprendizagem inerentes a processos de design, especificamente os processos de desenvolvimento de projeto, como contribuições para se alcançar um aprendizado socioemocional. Um tipo de aprendizado necessário para lidar com a complexidade da contemporaneidade. A pesquisa se fundamenta em teorias, conceitos e pensamentos como o do paradigma da complexidade, de Edgar Morin; o de prática reflexiva, de Donald Schon; e o de aprendizagem por meio de projetos, de Fernando Hernández, dentre outros. Aponta aspectos de Design como uma possibilidade de transcender as fronteiras do conhecimento (disciplinas) e favorecer o desenvolvimento de competências socioemocionais - incluindo as habilidades para lidar com as próprias emoções; para se relacionar com os outros; e para gerenciar objetivos de vida em um contexto de mudança e interação. Discute o papel do design no ensino fundamental, a partir de dados coletados com profissionais da área de educação que vivenciam a prática de ensino-aprendizagem por meio de projetos. Com base nos dados coletados, propõe uma reflexão acerca das possibilidades de experiências no ensino fundamental para um aprendizado socioemocional, sob a ótica de um design reflexivo.
id PUC_RIO-1_8fc85e0a69fd42138dfa6dab2cb5f0eb
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:30699
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES[pt] DESIGN PARA UM APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL[pt] APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL[pt] EXPERIENCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL[pt] DESIGN REFLEXIVO[en] SOCIO-EMOTIONAL LEARNING[en] ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES[en] REFLECTIVE DESIGN[pt] Esta dissertação apresenta reflexões acerca de aspectos de ensino-aprendizagem inerentes a processos de design, especificamente os processos de desenvolvimento de projeto, como contribuições para se alcançar um aprendizado socioemocional. Um tipo de aprendizado necessário para lidar com a complexidade da contemporaneidade. A pesquisa se fundamenta em teorias, conceitos e pensamentos como o do paradigma da complexidade, de Edgar Morin; o de prática reflexiva, de Donald Schon; e o de aprendizagem por meio de projetos, de Fernando Hernández, dentre outros. Aponta aspectos de Design como uma possibilidade de transcender as fronteiras do conhecimento (disciplinas) e favorecer o desenvolvimento de competências socioemocionais - incluindo as habilidades para lidar com as próprias emoções; para se relacionar com os outros; e para gerenciar objetivos de vida em um contexto de mudança e interação. Discute o papel do design no ensino fundamental, a partir de dados coletados com profissionais da área de educação que vivenciam a prática de ensino-aprendizagem por meio de projetos. Com base nos dados coletados, propõe uma reflexão acerca das possibilidades de experiências no ensino fundamental para um aprendizado socioemocional, sob a ótica de um design reflexivo.[en] This master thesis presents reflections on teaching-learning aspects of design processes, specifically processes concerning the development of projects, as a contribution to the achievement of social-emotional learning. A type of learning required to deal with the complexity of contemporaneity. The research is based on theories, concepts and thoughts like Edgar Morin s paradigm of complexity; the reflective-practice of Donald Schön; and learning through projects, by Fernando Hernández, among others. It points out aspects of Design as a possibility to transcend the frontiers of knowledge (disciplines) and to favor the development of social-emotional competences - including the abilities to deal with one s emotions; to relate to others; and to manage life goals in a context of change and interaction. It discusses the role of design in elementary education, based on data collected from professionals of the educational field, who have experience in teaching-learning practice through projects. Based on the collected data, it proposes a reflection about the learning experiences possibilities in elementary school for a social-emotional learning, from the perspective of a reflective design.MAXWELLLUIZA NOVAESLUIZA NOVAESMICHELE MARCONSINI LOUREIRO2017-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30699porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-20T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30699Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES
[pt] DESIGN PARA UM APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
title [en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES
spellingShingle [en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES
MICHELE MARCONSINI LOUREIRO
[pt] APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL
[pt] EXPERIENCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
[pt] DESIGN REFLEXIVO
[en] SOCIO-EMOTIONAL LEARNING
[en] ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES
[en] REFLECTIVE DESIGN
title_short [en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES
title_full [en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES
title_fullStr [en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES
title_full_unstemmed [en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES
title_sort [en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES
author MICHELE MARCONSINI LOUREIRO
author_facet MICHELE MARCONSINI LOUREIRO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIZA NOVAES
LUIZA NOVAES
dc.contributor.author.fl_str_mv MICHELE MARCONSINI LOUREIRO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL
[pt] EXPERIENCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
[pt] DESIGN REFLEXIVO
[en] SOCIO-EMOTIONAL LEARNING
[en] ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES
[en] REFLECTIVE DESIGN
topic [pt] APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL
[pt] EXPERIENCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
[pt] DESIGN REFLEXIVO
[en] SOCIO-EMOTIONAL LEARNING
[en] ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES
[en] REFLECTIVE DESIGN
description [pt] Esta dissertação apresenta reflexões acerca de aspectos de ensino-aprendizagem inerentes a processos de design, especificamente os processos de desenvolvimento de projeto, como contribuições para se alcançar um aprendizado socioemocional. Um tipo de aprendizado necessário para lidar com a complexidade da contemporaneidade. A pesquisa se fundamenta em teorias, conceitos e pensamentos como o do paradigma da complexidade, de Edgar Morin; o de prática reflexiva, de Donald Schon; e o de aprendizagem por meio de projetos, de Fernando Hernández, dentre outros. Aponta aspectos de Design como uma possibilidade de transcender as fronteiras do conhecimento (disciplinas) e favorecer o desenvolvimento de competências socioemocionais - incluindo as habilidades para lidar com as próprias emoções; para se relacionar com os outros; e para gerenciar objetivos de vida em um contexto de mudança e interação. Discute o papel do design no ensino fundamental, a partir de dados coletados com profissionais da área de educação que vivenciam a prática de ensino-aprendizagem por meio de projetos. Com base nos dados coletados, propõe uma reflexão acerca das possibilidades de experiências no ensino fundamental para um aprendizado socioemocional, sob a ótica de um design reflexivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30699
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822602378575872