[en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30699 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação apresenta reflexões acerca de aspectos de ensino-aprendizagem inerentes a processos de design, especificamente os processos de desenvolvimento de projeto, como contribuições para se alcançar um aprendizado socioemocional. Um tipo de aprendizado necessário para lidar com a complexidade da contemporaneidade. A pesquisa se fundamenta em teorias, conceitos e pensamentos como o do paradigma da complexidade, de Edgar Morin; o de prática reflexiva, de Donald Schon; e o de aprendizagem por meio de projetos, de Fernando Hernández, dentre outros. Aponta aspectos de Design como uma possibilidade de transcender as fronteiras do conhecimento (disciplinas) e favorecer o desenvolvimento de competências socioemocionais - incluindo as habilidades para lidar com as próprias emoções; para se relacionar com os outros; e para gerenciar objetivos de vida em um contexto de mudança e interação. Discute o papel do design no ensino fundamental, a partir de dados coletados com profissionais da área de educação que vivenciam a prática de ensino-aprendizagem por meio de projetos. Com base nos dados coletados, propõe uma reflexão acerca das possibilidades de experiências no ensino fundamental para um aprendizado socioemocional, sob a ótica de um design reflexivo. |
id |
PUC_RIO-1_8fc85e0a69fd42138dfa6dab2cb5f0eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:30699 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES[pt] DESIGN PARA UM APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL[pt] APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL[pt] EXPERIENCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL[pt] DESIGN REFLEXIVO[en] SOCIO-EMOTIONAL LEARNING[en] ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES[en] REFLECTIVE DESIGN[pt] Esta dissertação apresenta reflexões acerca de aspectos de ensino-aprendizagem inerentes a processos de design, especificamente os processos de desenvolvimento de projeto, como contribuições para se alcançar um aprendizado socioemocional. Um tipo de aprendizado necessário para lidar com a complexidade da contemporaneidade. A pesquisa se fundamenta em teorias, conceitos e pensamentos como o do paradigma da complexidade, de Edgar Morin; o de prática reflexiva, de Donald Schon; e o de aprendizagem por meio de projetos, de Fernando Hernández, dentre outros. Aponta aspectos de Design como uma possibilidade de transcender as fronteiras do conhecimento (disciplinas) e favorecer o desenvolvimento de competências socioemocionais - incluindo as habilidades para lidar com as próprias emoções; para se relacionar com os outros; e para gerenciar objetivos de vida em um contexto de mudança e interação. Discute o papel do design no ensino fundamental, a partir de dados coletados com profissionais da área de educação que vivenciam a prática de ensino-aprendizagem por meio de projetos. Com base nos dados coletados, propõe uma reflexão acerca das possibilidades de experiências no ensino fundamental para um aprendizado socioemocional, sob a ótica de um design reflexivo.[en] This master thesis presents reflections on teaching-learning aspects of design processes, specifically processes concerning the development of projects, as a contribution to the achievement of social-emotional learning. A type of learning required to deal with the complexity of contemporaneity. The research is based on theories, concepts and thoughts like Edgar Morin s paradigm of complexity; the reflective-practice of Donald Schön; and learning through projects, by Fernando Hernández, among others. It points out aspects of Design as a possibility to transcend the frontiers of knowledge (disciplines) and to favor the development of social-emotional competences - including the abilities to deal with one s emotions; to relate to others; and to manage life goals in a context of change and interaction. It discusses the role of design in elementary education, based on data collected from professionals of the educational field, who have experience in teaching-learning practice through projects. Based on the collected data, it proposes a reflection about the learning experiences possibilities in elementary school for a social-emotional learning, from the perspective of a reflective design.MAXWELLLUIZA NOVAESLUIZA NOVAESMICHELE MARCONSINI LOUREIRO2017-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30699porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-20T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30699Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES [pt] DESIGN PARA UM APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
[en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES |
spellingShingle |
[en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES MICHELE MARCONSINI LOUREIRO [pt] APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL [pt] EXPERIENCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL [pt] DESIGN REFLEXIVO [en] SOCIO-EMOTIONAL LEARNING [en] ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES [en] REFLECTIVE DESIGN |
title_short |
[en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES |
title_full |
[en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES |
title_fullStr |
[en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES |
title_full_unstemmed |
[en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES |
title_sort |
[en] DESIGN FOR SOCIO-EMOTIONAL LEARNING: ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES |
author |
MICHELE MARCONSINI LOUREIRO |
author_facet |
MICHELE MARCONSINI LOUREIRO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUIZA NOVAES LUIZA NOVAES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MICHELE MARCONSINI LOUREIRO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL [pt] EXPERIENCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL [pt] DESIGN REFLEXIVO [en] SOCIO-EMOTIONAL LEARNING [en] ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES [en] REFLECTIVE DESIGN |
topic |
[pt] APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL [pt] EXPERIENCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL [pt] DESIGN REFLEXIVO [en] SOCIO-EMOTIONAL LEARNING [en] ELEMENTARY SCHOOL EXPERIENCES [en] REFLECTIVE DESIGN |
description |
[pt] Esta dissertação apresenta reflexões acerca de aspectos de ensino-aprendizagem inerentes a processos de design, especificamente os processos de desenvolvimento de projeto, como contribuições para se alcançar um aprendizado socioemocional. Um tipo de aprendizado necessário para lidar com a complexidade da contemporaneidade. A pesquisa se fundamenta em teorias, conceitos e pensamentos como o do paradigma da complexidade, de Edgar Morin; o de prática reflexiva, de Donald Schon; e o de aprendizagem por meio de projetos, de Fernando Hernández, dentre outros. Aponta aspectos de Design como uma possibilidade de transcender as fronteiras do conhecimento (disciplinas) e favorecer o desenvolvimento de competências socioemocionais - incluindo as habilidades para lidar com as próprias emoções; para se relacionar com os outros; e para gerenciar objetivos de vida em um contexto de mudança e interação. Discute o papel do design no ensino fundamental, a partir de dados coletados com profissionais da área de educação que vivenciam a prática de ensino-aprendizagem por meio de projetos. Com base nos dados coletados, propõe uma reflexão acerca das possibilidades de experiências no ensino fundamental para um aprendizado socioemocional, sob a ótica de um design reflexivo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30699 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30699@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822602378575872 |