O design e a quadridimensionalidade aplicado em um produto gadget

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiado, Ana Rita Afonso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2037
Resumo: Esta investigação como o seu nome indica pretende interligar a vertente do design com a quadridimensionalidade, a partir de um gadget que é capaz de "libertar" cheiro e sons e que possibilita uma "viagem virtual" à cidade de Viana do Castelo ao mesmo tempo, dando a conhecer aos vianenses e aos turistas a cidade, e numa primeira abordagem, mais concretamente a zona da Avenida do Combatentes da Grande Guerra. O motivo da escolha deste local tem a ver com a comemoração do centenário desta mesma e consequentemente com o levantamento virtual levado a cabo pela Viana 3D. Trata-se de um objeto altamente dinamizador de cultura, na medida que retrata o tipo de ambiente que a cidade possui. Numa primeira fase, desenvolveu-se um levantamento de estudo teórico relacionado com a componente a desenvolver. E seguidamente, procedeu-se ao desenvolvimento do protótipo. Numa última fase, decorreu se à implementação no contexto e obtenção de retorno de resposta por parte dos utilizadores. Resposta esta que permitiu determinar que este tipo de sistema é determinante e fundamental numa sociedade em que cada vez mais se faz uso das novas tecnologias. Foi requisito que o protótipo desenvolvido fosse capaz de atrair todo o tipo de público, cativando a sua atenção e interesse para a cultura da cidade, mas também procura-se que seja um tipo de produto que consiga impulsionar a economia local.
id RCAP_063286dacfa2955070fa61225d0e94e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O design e a quadridimensionalidade aplicado em um produto gadgetDesign emocionalDesign de experiênciaComércio tradicional vs novas tecnologiasEmotional designExperience designTraditional commerce vs new technologiesEsta investigação como o seu nome indica pretende interligar a vertente do design com a quadridimensionalidade, a partir de um gadget que é capaz de "libertar" cheiro e sons e que possibilita uma "viagem virtual" à cidade de Viana do Castelo ao mesmo tempo, dando a conhecer aos vianenses e aos turistas a cidade, e numa primeira abordagem, mais concretamente a zona da Avenida do Combatentes da Grande Guerra. O motivo da escolha deste local tem a ver com a comemoração do centenário desta mesma e consequentemente com o levantamento virtual levado a cabo pela Viana 3D. Trata-se de um objeto altamente dinamizador de cultura, na medida que retrata o tipo de ambiente que a cidade possui. Numa primeira fase, desenvolveu-se um levantamento de estudo teórico relacionado com a componente a desenvolver. E seguidamente, procedeu-se ao desenvolvimento do protótipo. Numa última fase, decorreu se à implementação no contexto e obtenção de retorno de resposta por parte dos utilizadores. Resposta esta que permitiu determinar que este tipo de sistema é determinante e fundamental numa sociedade em que cada vez mais se faz uso das novas tecnologias. Foi requisito que o protótipo desenvolvido fosse capaz de atrair todo o tipo de público, cativando a sua atenção e interesse para a cultura da cidade, mas também procura-se que seja um tipo de produto que consiga impulsionar a economia local.This research, as its name indicates, intends to connect the design side with the fourth-dimensionality, from a gadget that is able to "release" smell and sounds and that enables a "virtual trip" to the city of Viana do Castelo at the same time, giving visitors and tourists the city, and in a first approach, more concretely the zone of the Avenue of the Combatants of the Great War. The reason for choosing this place has to do with the centennial celebration of this same and consequently with the virtual survey carried out by Viana 3D. It is a highly dynamic object of culture, insofar as it portrays the type of environment that the city possesses. In the first phase, a theoretical study was developed related to the component to be developed. Then, the prototype was developed. In the last phase, the implementation was carried out in context and obtained feedback from users. This answer has allowed us to determine that this type of system is decisive and fundamental in a society where more and more new technologies are being used. It was required that the developed prototype prototype be able to attract all types of public, captivating their attention and interest for the culture of the city, but also seeks to be a type of product that can boost the local economy.2018-06-27T15:54:35Z2018-05-17T00:00:00Z2018-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2037TID:201948206porChiado, Ana Rita Afonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:29Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:37.506559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O design e a quadridimensionalidade aplicado em um produto gadget
title O design e a quadridimensionalidade aplicado em um produto gadget
spellingShingle O design e a quadridimensionalidade aplicado em um produto gadget
Chiado, Ana Rita Afonso
Design emocional
Design de experiência
Comércio tradicional vs novas tecnologias
Emotional design
Experience design
Traditional commerce vs new technologies
title_short O design e a quadridimensionalidade aplicado em um produto gadget
title_full O design e a quadridimensionalidade aplicado em um produto gadget
title_fullStr O design e a quadridimensionalidade aplicado em um produto gadget
title_full_unstemmed O design e a quadridimensionalidade aplicado em um produto gadget
title_sort O design e a quadridimensionalidade aplicado em um produto gadget
author Chiado, Ana Rita Afonso
author_facet Chiado, Ana Rita Afonso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiado, Ana Rita Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Design emocional
Design de experiência
Comércio tradicional vs novas tecnologias
Emotional design
Experience design
Traditional commerce vs new technologies
topic Design emocional
Design de experiência
Comércio tradicional vs novas tecnologias
Emotional design
Experience design
Traditional commerce vs new technologies
description Esta investigação como o seu nome indica pretende interligar a vertente do design com a quadridimensionalidade, a partir de um gadget que é capaz de "libertar" cheiro e sons e que possibilita uma "viagem virtual" à cidade de Viana do Castelo ao mesmo tempo, dando a conhecer aos vianenses e aos turistas a cidade, e numa primeira abordagem, mais concretamente a zona da Avenida do Combatentes da Grande Guerra. O motivo da escolha deste local tem a ver com a comemoração do centenário desta mesma e consequentemente com o levantamento virtual levado a cabo pela Viana 3D. Trata-se de um objeto altamente dinamizador de cultura, na medida que retrata o tipo de ambiente que a cidade possui. Numa primeira fase, desenvolveu-se um levantamento de estudo teórico relacionado com a componente a desenvolver. E seguidamente, procedeu-se ao desenvolvimento do protótipo. Numa última fase, decorreu se à implementação no contexto e obtenção de retorno de resposta por parte dos utilizadores. Resposta esta que permitiu determinar que este tipo de sistema é determinante e fundamental numa sociedade em que cada vez mais se faz uso das novas tecnologias. Foi requisito que o protótipo desenvolvido fosse capaz de atrair todo o tipo de público, cativando a sua atenção e interesse para a cultura da cidade, mas também procura-se que seja um tipo de produto que consiga impulsionar a economia local.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27T15:54:35Z
2018-05-17T00:00:00Z
2018-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2037
TID:201948206
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2037
identifier_str_mv TID:201948206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131531046813696