[en] A MANDATE FOR PEACE: THE DECLINING NEGOTIATION BETWEEN THE PASTRANA’S ADMINISTRATION AND THE REVOLUTIONARY ARMED FORCES OF COLOMBIA (1998-2002)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7682@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7682@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7682 |
Resumo: | [pt] A dissertação visa relatar e analisar o fracasso do processo de paz realizado na Colômbia, durante o governo do presidente Andrés Pastrana, entre os anos de 1998 e 2002. A realidade local constituía-se num drama humanitário cuja solução se mostrava contrária à sustentação de mitos como o de uma democracia política estável ou o da pobreza como a principal causa da violência. O firme desígnio de resolver pacificamente a luta armada exigia que se levasse em consideração a natureza complexa e instável do Estado, a identidade dos atores armados, a realidade do agravamento da crise social e a difícil conciliação entre os interesses internos e externos. O empreendimento conduzido pelo presidente Andrés Pastrana era objeto da área de estudos de resolução pacífica de conflitos, cujas lentes conceituais foram as escolhidas como ferramenta para leitura e interpretação dos fatos. Esta literatura lida com o contexto sócio-político no qual se desenvolvia o enfrentamento armado, abrangendo as várias características específicas deste contexto. Ela preconizava o reconhecimento mútuo e a flexibilização das exigências, para que a negociação apresentasse avanços. O colapso do processo de paz colombiano, entre outros aspectos, tornou evidentes os obstáculos para a transformação do conflito. Sequer conseguiu-se fazer que os dois lados presentes à negociação renunciassem ao uso das armas. Decorridos aproximadamente quatro anos de negociação entre o governo e as FARC, os esforços não lograram substituir uma histórica, vivaz e destrutiva experiência por outra, construtiva e benéfica, a qual poderia ter se sobressaído na eventual assinatura de um acordo de paz. |
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[en] A MANDATE FOR PEACE: THE DECLINING NEGOTIATION BETWEEN THE PASTRANA’S ADMINISTRATION AND THE REVOLUTIONARY ARMED FORCES OF COLOMBIA (1998-2002)[pt] UM MANDATO PARA A PAZ: O CASO DA NEGOCIAÇÃO ENTRE O GOVERNO DE ANDRÉS PASTRANA E AS FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIAS DA COLÔMBIA (1998-2002)[pt] PROCESSO DE PAZ[pt] CONFLITO ARMADO[pt] NARCOTRAFICO[pt] GUERRILHA[pt] PARAMILITAR[pt] COLOMBIA[en] PEACE PROCESS[en] ARMED CONFLICT[en] DRUG INDUSTRY[en] REVOLUTIONARY GUERRILLAS[en] PARAMILITARY[en] COLOMBIA[pt] A dissertação visa relatar e analisar o fracasso do processo de paz realizado na Colômbia, durante o governo do presidente Andrés Pastrana, entre os anos de 1998 e 2002. A realidade local constituía-se num drama humanitário cuja solução se mostrava contrária à sustentação de mitos como o de uma democracia política estável ou o da pobreza como a principal causa da violência. O firme desígnio de resolver pacificamente a luta armada exigia que se levasse em consideração a natureza complexa e instável do Estado, a identidade dos atores armados, a realidade do agravamento da crise social e a difícil conciliação entre os interesses internos e externos. O empreendimento conduzido pelo presidente Andrés Pastrana era objeto da área de estudos de resolução pacífica de conflitos, cujas lentes conceituais foram as escolhidas como ferramenta para leitura e interpretação dos fatos. Esta literatura lida com o contexto sócio-político no qual se desenvolvia o enfrentamento armado, abrangendo as várias características específicas deste contexto. Ela preconizava o reconhecimento mútuo e a flexibilização das exigências, para que a negociação apresentasse avanços. O colapso do processo de paz colombiano, entre outros aspectos, tornou evidentes os obstáculos para a transformação do conflito. Sequer conseguiu-se fazer que os dois lados presentes à negociação renunciassem ao uso das armas. Decorridos aproximadamente quatro anos de negociação entre o governo e as FARC, os esforços não lograram substituir uma histórica, vivaz e destrutiva experiência por outra, construtiva e benéfica, a qual poderia ter se sobressaído na eventual assinatura de um acordo de paz.[en] This essay is an account and an analysis of the failure of the Colombian peace process that took place during the presidential mandate of Andrés Pastrana from 1998 through 2002. The local reality actually became an humanitarian crisis whose solution necessarily involved abandoning shattered myths such as that of a stable democracy or that of poverty as the main root of endemic violence. The strong will to solve the armed conflict in a peaceful way has lead to reflection on the complex and unstable nature of the Colombian state, the true character of the quarrelling actors, the deepening of the social crisis and the tricky conciliation between internal and external interests. President Pastrana´s initiative falls into the area of studies of peaceful conflict resolution. The reading and interpretation of the facts will therefore be undertaken through the lenses of the literature on peaceful conflict resolution. That literature deals with the issue of the socioeconomic context in which the armed struggles occur, including its specifics. It also recommends mutual political recognition among parties and increasingly flexible demands in order to spur the smooth advance of the negotiation. The ultimate collapse of the Colombian peace process exposed the multiple obstacles to a solution to the civil war. It was not even possible to persuade either party to drop weapons. After four years of negotiations between the government and the Revolutionary Armed Forces of Colombia had passed, all these efforts were not enough to replace an ago-old, historical, and destructive social experience for a new, constructive, and beneficial experience. Such a new reality could have been possible if a peace accord had been reached.MAXWELLMONICA HERZMONICA HERZMARCOS CELSO ALVES2006-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7682@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7682@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7682porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7682Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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