[pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARILENE DA SILVA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31590@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31590@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31590
Resumo: [pt] Este trabalho apresenta uma análise de possibilidades e limites no que se refere à promoção da autonomia do estudante do Curso de Especialização em Tecnologias em Educação - Lato Sensu (2006-2007), realizado na modalidade a distância, como projeto de parceria entre a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD/PUC-Rio), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria de Educação a Distância (SEED) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC). A partir da análise da interface gráfica, dos conteúdos e dos registros documentais hospedados no ambiente virtual, foram investigados indicadores que denotam maior ou menor grau de autonomia dos estudantes no trato com os conteúdos específicos dos componentes curriculares e com a proposta metodológica em si, no que diz respeito à aquisição de conhecimentos. Trazendo uma análise, em linhas gerais, da otimização dos recursos da Internet e sua utilização na aquisição de informações e conhecimentos, o trabalho pretende integrar-se ao conjunto das discussões científicas que vêm sendo realizadas acerca da integração das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. Dessa maneira, visa contribuir para as reflexões sobre as potencialidades telemáticas aplicadas à educação, relacionados à autonomia e à interatividade dos estudantes. A interpretação dos dados, pautada na análise de conteúdo, possibilitou, ainda, a compreensão das especificidades metodológicas das propostas educacionais para o ensino a distância como elemento indicador de favorecimento da autonomia dos estudantes.
id PUC_RIO-1_95d17f02fc1f0488fa75171b61f33a48
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:31590
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL [en] THE AUTONOMY IN THE AREA OF ONLINE EDUCATION IN INTERACTIONAL PERSPECTIVE [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD[pt] TECNOLOGIA EDUCACIONAL[pt] INTERFACE GRAFICA[pt] AUTONOMIA[pt] INTERATIVIDADE[pt] FORMACAO DE PROFESSORES[en] DISTANCE EDUCATION[en] EDUCATIONAL TECHNOLOGY[en] GRAPHIC INTERFACE[en] AUTONOMY[en] INTERACTIVITY[en] TEACHERS FORMATION[pt] Este trabalho apresenta uma análise de possibilidades e limites no que se refere à promoção da autonomia do estudante do Curso de Especialização em Tecnologias em Educação - Lato Sensu (2006-2007), realizado na modalidade a distância, como projeto de parceria entre a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD/PUC-Rio), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria de Educação a Distância (SEED) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC). A partir da análise da interface gráfica, dos conteúdos e dos registros documentais hospedados no ambiente virtual, foram investigados indicadores que denotam maior ou menor grau de autonomia dos estudantes no trato com os conteúdos específicos dos componentes curriculares e com a proposta metodológica em si, no que diz respeito à aquisição de conhecimentos. Trazendo uma análise, em linhas gerais, da otimização dos recursos da Internet e sua utilização na aquisição de informações e conhecimentos, o trabalho pretende integrar-se ao conjunto das discussões científicas que vêm sendo realizadas acerca da integração das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. Dessa maneira, visa contribuir para as reflexões sobre as potencialidades telemáticas aplicadas à educação, relacionados à autonomia e à interatividade dos estudantes. A interpretação dos dados, pautada na análise de conteúdo, possibilitou, ainda, a compreensão das especificidades metodológicas das propostas educacionais para o ensino a distância como elemento indicador de favorecimento da autonomia dos estudantes.[en] This paper presents an analysis of possibilities and limitations with regard to promoting the autonomy of the student of the Curso de Especialização em Tecnologias em Educação - Lato Sensu (2006-2007), carried out in the distance mode, as a partnership project between the Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD/PUC-Rio), the Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), the Secretaria de Educação a Distância (SEED) and the Ministério da Educação e Cultura (MEC). From the analysis of the graphical interface, contents and the documental records hosted on the virtual environment, were investigated indicators which show greater or lesser degree of autonomy of the students in dealing with the specific content of the curriculum components and the proposed methodology in itself, as regards the acquisition of knowledge. Bringing an analysis, in general, of the optimization of the resources of the Internet and its use in the acquisition of information and knowledge, the work seeks to integrate itself to all the scientific discussions being held about the integration of information and communication technologies in teacher education. Thus, it aims to contribute to the reflections about the telematic potentials applied to education, regarding the autonomy and interactivity of the students. The interpretation of data, based on analysis of content, has also the understanding of the specific methodology of educational proposals for distance education as an indicator of favoring the autonomy of students.MAXWELLROSALIA MARIA DUARTEMARILENE DA SILVA2017-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31590@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31590@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31590porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-17T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31590Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL
[en] THE AUTONOMY IN THE AREA OF ONLINE EDUCATION IN INTERACTIONAL PERSPECTIVE
title [pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL
spellingShingle [pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL
MARILENE DA SILVA
[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] TECNOLOGIA EDUCACIONAL
[pt] INTERFACE GRAFICA
[pt] AUTONOMIA
[pt] INTERATIVIDADE
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] EDUCATIONAL TECHNOLOGY
[en] GRAPHIC INTERFACE
[en] AUTONOMY
[en] INTERACTIVITY
[en] TEACHERS FORMATION
title_short [pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL
title_full [pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL
title_fullStr [pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL
title_full_unstemmed [pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL
title_sort [pt] A AUTONOMIA NO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO ON-LINE NA PERSPECTIVA INTERACIONAL
author MARILENE DA SILVA
author_facet MARILENE DA SILVA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.author.fl_str_mv MARILENE DA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] TECNOLOGIA EDUCACIONAL
[pt] INTERFACE GRAFICA
[pt] AUTONOMIA
[pt] INTERATIVIDADE
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] EDUCATIONAL TECHNOLOGY
[en] GRAPHIC INTERFACE
[en] AUTONOMY
[en] INTERACTIVITY
[en] TEACHERS FORMATION
topic [pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD
[pt] TECNOLOGIA EDUCACIONAL
[pt] INTERFACE GRAFICA
[pt] AUTONOMIA
[pt] INTERATIVIDADE
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[en] DISTANCE EDUCATION
[en] EDUCATIONAL TECHNOLOGY
[en] GRAPHIC INTERFACE
[en] AUTONOMY
[en] INTERACTIVITY
[en] TEACHERS FORMATION
description [pt] Este trabalho apresenta uma análise de possibilidades e limites no que se refere à promoção da autonomia do estudante do Curso de Especialização em Tecnologias em Educação - Lato Sensu (2006-2007), realizado na modalidade a distância, como projeto de parceria entre a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD/PUC-Rio), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria de Educação a Distância (SEED) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC). A partir da análise da interface gráfica, dos conteúdos e dos registros documentais hospedados no ambiente virtual, foram investigados indicadores que denotam maior ou menor grau de autonomia dos estudantes no trato com os conteúdos específicos dos componentes curriculares e com a proposta metodológica em si, no que diz respeito à aquisição de conhecimentos. Trazendo uma análise, em linhas gerais, da otimização dos recursos da Internet e sua utilização na aquisição de informações e conhecimentos, o trabalho pretende integrar-se ao conjunto das discussões científicas que vêm sendo realizadas acerca da integração das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores. Dessa maneira, visa contribuir para as reflexões sobre as potencialidades telemáticas aplicadas à educação, relacionados à autonomia e à interatividade dos estudantes. A interpretação dos dados, pautada na análise de conteúdo, possibilitou, ainda, a compreensão das especificidades metodológicas das propostas educacionais para o ensino a distância como elemento indicador de favorecimento da autonomia dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31590@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31590@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31590
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31590@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31590@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822603792056320