[en] BETWEEN FORM, FORMATION AND TRANSFORMATION: WHAT COORDINATORS THINK ABOUT QUALITY IN A PEDAGOGY E-LEARNING COURSE IN MODEL CEDERJ/UAB/CAPES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25936@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25936@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25936 |
Resumo: | [pt] A escolha do Estado brasileiro pela modalidade a distância como caminho de execução de políticas públicas para a formação docente tem suscitado debates acerca da qualidade da formação ofertada. O crescimento acelerado do número de cursos e matrículas no curso de Pedagogia na EaD impõe a necessidade de se compreender no que consiste a qualidade do curso nessa modalidade. A qualidade é entendida, nesta pesquisa, como a eficiência dos processos e eficácia dos resultados em consonância com as expectativas sociais, relacionadas a dois fatores: confiabilidade do curso e aplicabilidade do conhecimento construído pelo aluno para a prática docente. Sendo assim, a pesquisa visa compreender que critérios compõem o conceito de qualidade na formação inicial do pedagogo na modalidade a distância com o propósito de construir dados acerca do que as instituições públicas de educação superior (IPES) depreendem e implementam como critérios de qualidade formativa na modalidade a distância. O foco da pesquisa está nos cursos de Pedagogia a distância oferecidos por universidades públicas no Estado do Rio de Janeiro através do Consórcio CEDERJ em parceria com o Governo Federal. Estes cursos configuram uma possibilidade importante de democratização da universidade pública e de formação docente em nível superior. A pesquisa é de natureza qualitativa e se baseia em análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de graduação e tutoria dos cursos pesquisados. Os resultados encontrados apontam que a percepção de qualidade da formação está ancorada no modelo presencial. |
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[en] BETWEEN FORM, FORMATION AND TRANSFORMATION: WHAT COORDINATORS THINK ABOUT QUALITY IN A PEDAGOGY E-LEARNING COURSE IN MODEL CEDERJ/UAB/CAPES[pt] ENTRE A FORMA, A FORMAÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO: O QUE PENSAM OS COORDENADORES SOBRE QUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO MODELO CEDERJ/UAB/CAPES[pt] EDUCACAO A DISTANCIA - EAD[pt] POLITICA DE FORMACAO DOCENTE[pt] EDUCACAO SUPERIOR[pt] PEDAGOGIA[pt] QUALIDADE[en] DISTANCE EDUCATION[en] PUBLIC POLICY FOR TEACHER TRAINING[en] COLLEGE EDUCATION[en] PEDAGOGY[en] QUALITY[pt] A escolha do Estado brasileiro pela modalidade a distância como caminho de execução de políticas públicas para a formação docente tem suscitado debates acerca da qualidade da formação ofertada. O crescimento acelerado do número de cursos e matrículas no curso de Pedagogia na EaD impõe a necessidade de se compreender no que consiste a qualidade do curso nessa modalidade. A qualidade é entendida, nesta pesquisa, como a eficiência dos processos e eficácia dos resultados em consonância com as expectativas sociais, relacionadas a dois fatores: confiabilidade do curso e aplicabilidade do conhecimento construído pelo aluno para a prática docente. Sendo assim, a pesquisa visa compreender que critérios compõem o conceito de qualidade na formação inicial do pedagogo na modalidade a distância com o propósito de construir dados acerca do que as instituições públicas de educação superior (IPES) depreendem e implementam como critérios de qualidade formativa na modalidade a distância. O foco da pesquisa está nos cursos de Pedagogia a distância oferecidos por universidades públicas no Estado do Rio de Janeiro através do Consórcio CEDERJ em parceria com o Governo Federal. Estes cursos configuram uma possibilidade importante de democratização da universidade pública e de formação docente em nível superior. A pesquisa é de natureza qualitativa e se baseia em análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de graduação e tutoria dos cursos pesquisados. Os resultados encontrados apontam que a percepção de qualidade da formação está ancorada no modelo presencial.[en] The choice of the Brazilian State by the e-learning mode as execution plan of public policy for teacher training has given rise to debate about the quality of the training offered. The rapid growth in the number of courses and enrollment in the Pedagogy course in e-learning imposes the need to understand what is the quality of the course in this modality. Quality is understood in this research as the efficiency of the process and the effectiveness of the results in congruence with social expectations related with two factors: the reliability of the course and applicability of knowledge constructed by the students for teaching. Thus, the research aims to understand what criteria comprise the concept of quality in the initial formation of the pedagogue in e-learning with the purpose of building representative data about what public institutions of higher education infer and apply as a formative quality criteria in the distance modality. The focus of this research is on the Pedagogy e-learning courses offered by public universities in the state of Rio de Janeiro through the CEDERJ Consortium in conjunction with the Federal Government, which act as an important possibility of democratization of public universities and teacher training in higher education. The research presents a qualitative analysis based on documents and semi-structured interviews with course coordinators. The results show that the perception of quality of training is based on the face-to-face model.MAXWELLGILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOSGILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOSCAMILA SILVA SOUSA SANTOS2016-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25936@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25936@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25936porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-31T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25936Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-31T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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